domingo, 30 de março de 2014

Desafio Literário do Tigre 2014: Dragão Vermelho


DESAFIO LITERÁRIO DO TIGRE
TEMA 3: LIVRO OU FILME?

Mais um mês, mais um livro para o DL do Tigre. Tive bastante dificuldade para decidir o que ler, porque eu queria um livro que eu já houvesse assistido ao filme e não um que eu visse especialmente para poder ler o livro. O problema é que nos últimos anos eu fiz questão de ler quase todos os livros cujos filmes eu assisti. Então precisei fazer uma busca por adaptações cinematográficas e a minha lista até que ficou interessante, mas só dificultou ainda mais a decisão. No final acabei lendo Dragão Vermelho mais por me deixar levar do que escolher de verdade (minha escolha tinha sido Reparação, mas estou meio empacada, pois lembro do quanto sofri com o filme e a ansiedade pré-sofrimento está me fazendo ler muito, mas muito devagar). Um pouco foi culpa da Simone Miletic que foi quem me falou desse livro quando o  leu no ano passado (eu nem sabia que todos os filmes de Hannibal eram adaptações, pensava que fosse apenas O Silêncio dos Inocentes) e como eu o tinha comigo, comecei o bendito e não consegui mais parar até terminar.

Eu já assisti a pelo menos uma adaptação de cada livro escrito sobre Hannibal Lecter, mas já faz muito tempo e poucas são as recordações. Dragão Vermelho mesmo eu assisti em 2002, quando foi lançado. Minha única lembrança era que o Will Graham era interpretado pelo Edward Norton (e, claro, que o Hannibal era o Anthony Hopkins). Mas Hannibal voltou ao imaginário popular com o lançamento da série da NBC com o mesmo nome, a qual é uma espécie de prequel aos acontecimentos narrados em Dragão Vermelho, fazendo uso dos mesmos personagens, e, com isso, surgiu todo o interesse em rever os filmes e ler os livros.

sexta-feira, 21 de março de 2014

Veronica Mars - Revendo a série para me deleitar com o filme.



Algumas séries marcam os fãs para a vida. Veronica Mars é uma dessas. Durou apenas três temporadas e terminou bruscamente, forçando os fãs a preencherem por si só as lacunas do futuro das personagens. Mas Rob Thomas, o criador, nunca desistiu da menina dos seus olhos. Tampouco Kristen Bell, a mais fervorosa fã de Veronica Mars. E é por isso que após sete (longos) anos fomos presenteados com um filme em um feito até então inédito: os fãs doaram mais de 5 milhões por meio do kickstarter (em um tempo record), possibilitando assim que o filme finalmente se tornasse realidade.

Menos de um ano após o sucesso do kickstarter o filme chegou aos cinemas e à mídia digital. E não há a menor dúvida em cada cena que víamos de que todos se empenharam em fazer uma declaração de amor à Veronica Mars e aos seus fãs.

Eu, particularmente, resolvi fazer maratona da série para poder me preparar. Tudo bem, comecei meio tarde (na semana que o filme seria lançado) e tive que fazer 'das tripas coração' para conseguir reassistir a todos os episódios. Foram oito dias puxados, mas finalizei os 64 episódios com a mesma emoção de quando assisti pela primeira vez. Que série deliciosa!


"Eu saí quando tinha 19 anos deixando um rastro de destruição. Mas eu cresci. Aquela era a 'antiga eu'. Brava, vingativa. A nova eu? As pessoas dizem que eu sou um marshmallow".