quarta-feira, 13 de abril de 2011

Livro: Star Wars: Vector Prime [The New Jedi Order]

Livro: Star Wars - Vector Prime
Autor: R.A. Salvatore
nº de páginas: 498

Vamos começar do começo: este foi o primeiro livro do universo expandido de Star Wars que eu li e, embora tenha demorado quase um mês e meio para ler o bendito, gostei bastante.
A história se passa 25 anos após o filme IV - Uma Nova Esperança e a Nova República tem lutado para conseguir manter as coisas em ordem, nem sempre com sucesso. É neste momento que Non Anor, um líder bastante carismático e com um fervor religioso contra a tecnologia empregada na Galáxia, consegue iniciar uma revolta no coração da República, objetivando tirar a atenção do Conselho das fronteiras.
Enquanto isso, na fronteira, os Yuuzhan Vong, uma raça recém chegada de outra Galáxia na obscuridade e segredo, começa a orquestrar uma invasão.
Vector Prime é o primeiro livro da série The New Jedi Order e achei o autor competente, embora um pouco cansativo em alguns momentos.
Ele obviamente tem uma deficiência para se aprofundar nos relacionamentos e supõe demais que o leitor tenha captado nas entrelinhas, enquanto em outros momentos é tão explicativo que parece que acha que somos incapazes de compreender sem um manual detalhado. Vejamos por exemplo Luke e Mara Jade, que todo mundo sempre me disse que é uma das personagens mais fantásticas do universo expandido. De fato ela é incrível, mas custava mostrar um pouco mais de cumplicidade entre o casal? Apenas dizer que um é louco pelo outro não adianta, é necessário um pouco mais, alguma cena que demonstre isso e não apenas mencione.
Por outro lado, Salvatore gastou um bom tempo desenvolvendo os Yuuzhan Vong (uma raça aficcionada pelo combate e que despreza a tecnologia, confiando em organismos vivos e geneticamente alterados e cultivados para suas necessidades). Yomin Carr, um dos inimigos, foi tão bem caracterizado que eu simpatizei muitíssimo com ele e senti muito o seu destino.
Também se preocupou com os filhos de Han e Leia, os três jovens jedi Jacen, Jaina e Anakin. Poderiam ser melhores explorados, mas não posso negar que foram eles os grandes heróis de Vector Prime.
Mas a melhor parte do livro foi sem dúvida nenhuma a destruição de Belkadan, cuja lua colidiu com o planeta. Eu lembro que enquanto lia pensava 'será que algum personagem principal (entenda-se Han e Leia Solo, Luke e Mara Jade Skywalker, Chewbacca, Jacen, Jaina e Anakin ou mesmo Lando) corre o risco de morrer em algum desses livros ou eles só sofrerão alguma coisa fora das páginas, em alguma menção apenas?' e então, na próxima  página BANG! Chewbacca deu sua vida para salvar Anakin Solo em Belkadan. Fiquei em choque. Chorei sem parar por várias páginas. Reagi como Han reagiu, culpando o filho por ter deixado o Wookiee no planeta prestes a ser destruído. 
E nenhuma outra cena foi tão poderosa quanto a da morte do melhor amigo de Han Solo. Mesmo assim, acredito que foi um dos maiores trunfos do livro, mostrar que nem todos estão a salvo, que esta bolha indestrutível que eles acreditavam que os cercava era falsa e que qualquer um pode perecer a qualquer momento. Isso dá uma certa credibilidade ao livro, esta sensação de falibilidade, de que nem mesmo os nossos queridos personagens são imortais e que uma batalha aleatória pode encerrar a luz de qualquer um deles.
Agora resta-me ler os outros tantos livros da NJO ou mesmo as outras fases do universo expandido. E lá se vão anos, porque material para leitura é o que não falta entre os fãs de Star Wars.

Nenhum comentário:

Postar um comentário