segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

2016 em livros

Percebi que em 2016 eu fiz exatamente um único post no blog. E, pior, sobre um projeto que acabou não sendo levado a cabo. É meio deprimente isso.

A verdade é que 2016 foi um ano confuso em muitos aspectos, inclusive na minha forma de encarar a leitura. Mas resolvi fazer uma listinha dos livros que li ao longo do ano, até mesmo para não perder o costume e, principalmente, para futuras referências. No total li 38 livros e estarão listados ao final.

Não lembro se fiz alguma meta além das básicas, acho. Ler ao menos dois livros por mês e concluir todos os livros do Cube dos Seis (o clube de leitura que participo).

- Clube do Livro:
Como fazemos anualmente, escolhemos 6 temas e, a cada final de bimestre, votamos na leitura conjunta do próximo tema.

O que lemos em 2016:
1) Terror: A Maldição do Cigano (Stephen King)
2) Viagem no Tempo: Outlander - A Viajante do Tempo (Diana Gabaldon)
3) Releitura: Os Bórgias (Mário Puzo)
4) Livro escrito há mais de 30 anos: Neuromancer (William Gibson)
5) Clássico: As Aventuras de Robin Hood (Alexandre Dumas)
6) Livro que nos faça rir: Holy Cow (David Duchovny)

Os temas para 2017:
1) Autor latino-americano não brasileiro
2) História em Quadrinhos
3) Narrado por vilão
4) Ficção Histórica
5) Temática LGBT
6) Biografia

- Audiobooks:
Minha história com audiobooks começou singela, alguns anos atrás, ouvindo áudios de Doctor Who (que são maravilhosos) e depois migrando para os livros. De Doctor Who eu ouvi tanto os audiobooks quanto os áudio dramas. Tem alguma diferença? Sinceramente, não sei. Eu considero audiobook a leitura/interpretação narrada do livro em si, e áudio drama eu vejo como novelas em áudio, com diferentes atores, efeitos sonoros, como as antigas rádio novelas. Não sei se esta distinção é correta, mas é assim que eu interpreto os diferentes tipos de áudios.

Bom, em 2016 eu ouvi toda a série The Expanse (James S.A. Corey), com exceção do último livro, que foi lançado em dezembro e não consegui obter o áudio a tempo.

Foram cinco livros desta série: Leviathan Wakes, Caliban's War, Abaddon's Gate, Cibola Burn e Nemesis Games.


Eu conheci a série The Expanse quando foi adaptada para a televisão em 2016 (e já está disponível na Netflix, então, façam um favor a vocês mesmo e assistam à primeira temporada, pois a segunda já vai estrear). Apesar de ter estranhado bastante o primeiro episódio (confesso, achei meio fraco e fiquei comparando com  Battlestar Galactica), insisti e acabei me apaixonando, o que, como é natural, levou-me à série literária que deu origem ao programa de tv.

E foi paixão logo de cara. Que série deliciosa! Está, sem dúvida nenhuma, entre minhas séries de livros preferidas. É muito mais do que um romance espacial, ela desenvolve a natureza humana e as relações entre as pessoas em diferentes situações ao mesmo tempo que tem muita aventura. Muito, muito boa mesmo.
Por enquanto só em inglês, mas, pelo que eu soube, o primeiro livro da saga já está para sair em português.

Após terminar a série The Expanse, ouvi outros dois audiobooks: Dead Heat (Patricia Briggs), o 4° livro da série Alpha and Omega, e Side Jobs (Jim Butcher), uma coletânea de crônicas envolvendo Harry Dresden (da série The Dresden Files).

- Maratona Literária de Inverno:
Em Julho resolvemos participar da Maratona Literária de Inverno, proposta pelo canal Geek Freak (eu soube dela pelo vídeo da Tatiana Feltrin). A ideia era ler pelo menos um livro de cada tema (eram 4, um para cada semana de julho): Livro encalhado, Hype, Outros Mundos e Diversidade.

Como era de se esperar, eu falhei miseravelmente na Maratona. Tudo começou com a minha primeira escolha: Livro encalhado. Escolhi um livro da minha estante (O Prisioneiro do Céu, de Carlos Ruiz Zafón) e descobri que era uma continuação não apenas de A Sombra do Vento (que eu já tinha lido), mas principalmente de O Jogo do Anjo. Resultado: peguei O Jogo do Anjo para ler primeiro (ele era o mais gordinho dos três), e descobri que já tinha lido (é, sou ruim de memória), mas fui até o fim mesmo assim, pois o livro é fantástico. Li O Prisioneiro do Céu logo em seguida (igualmente maravilhoso), mas então entrei em um ressaca literária. Nada do que eu lia parecia bom o suficiente. Ou seja, a Maratona miou. Ainda li O Prisioneiro dos Daleks para o tema Outros Mundos, mas foi só.

- Os Encalhados na Estante:
Não sei se alguém além de mim lembra, mas em 2014 eu fiz uma caixinha onde constavam papeizinhos com o nome de todos os livros não lidos na minha estante. A cada término de leitura eu sorteio um novo livro (as famosas TBR). O problema é que o meu último livro sorteado em 2015 foi Alice no País das Maravilhas e eu demorei séculos para finalizar o bendito. Eu sei de todo o amor mundial por esse livro, mas percebi que não é o meu tipo de leitura. Ainda assim, em maio de 2016 eu parei tudo e finalizei Alice no País das Maravilhas e Alice Através do Espelho. O próximo sorteado foi Memórias de Uma Gueixa, que está na cabeceira da cama desde então e ainda estou na página 38. A coisa está feia para o meu lado. E a lista de livros na estante só aumentou.

Feitas as devidas considerações, vamos à lista completa dos 38 livros lidos em 2016:




01) Sonho Febril (George R.R. Martin)
02) A Maldição do Cigano (Stephen King)
03) Star Wars: Um Novo Amanhecer (John Jackson Miller)
04) Ninja (Eric Van Lustbader)
05) Men of the Otherworld (Kelley Armstrong)
06) Lady Midnight (Cassandra Clare)
07) Proibido (Tabitha Suzuma)
08) The Expanse #1: Leviathan Wakes (James S.A. Corey)
09) Outlander - A Viajante do Tempo (Diana Gabaldon)
10) Novembro de 63 (Stephen King)
11) Ainda Estou Aqui (Marcelo Rubens Paiva)
12) Alice no País das Maravilhas e Alice Através do Espero (Lewis Carroll)
13) Os Bórgias (Mario Puzo)
14) The Expanse #2: Caliban's War (James S.A. Corey)
15) Shifting Shadows (Patricia Briggs)
16) Fire Touched (Patricia Briggs)
17) Entrevista com o Vampiro - A História de Claudia (Anne Rice - arte e adaptação Ashley Marie Witter)
18) O Jogo do Anjo (Carlos Ruiz Zafón)
19) The Expanse #3: Abaddon's Gate
20) O Prisioneiro do Céu (Carlos Ruiz Zafón)
21) Doctor Who: O Prisioneiro dos Daleks (Trevor Baxendale)
22) Neuromancer (William Gibson)
23) The Expanse #4: Cibola Burn (James S.A. Corey)
24) Dark Hunter Series: Time Untime (Sherrilyn Kenyon)
25) Pottermore Presents #2: Histórias de Hogwarts - Poder, Política e Poltergeists Petulantes (J.K. Rowling)
26) Pottermore Presents #1: Histórias de Hogwarts - Proezas, Percalços e Passatempos Perigosos (J.K. Rowling)
27) Pottermore Presents #3: Hogwarts: Um Guia Imperfeito e Impreciso (J.K. Rowling)
28) The Expanse #5: Nemesis Games (James S.A. Corey)
29) As Aventuras de Robin Hood (Alexandre Dumas)
30) Dead Heat (Patricia Briggs)
31) Holy Cow (David Duchovny)
32) Persuasão (Jane Austen)
33) Só Garotos (Patti Smith)
34) I'm Thinking of Ending Things (Iain Reid)
35) The Dresden Files: Side Jobs (Jim Butcher)
36) O Bicho-da-Seda (Robert Galbraith)
37) O Outro (Bernhard Schlink)
38) História de Sua Vida e Outros Contos (Ted Chiang)

---
Ainda estou refletindo sobre as minhas metas literárias para 2017, mas, creio, manterei expectativas mais próximas à minha realidade.
- Não me sentir intimidada pela quantidade de leitura alheia (esse é um problema do qual sofro e acaba travando minhas leituras)
- Ler, no mínimo, 24 livros no ano - os tradicionais 2 por mês.
- Ler um dos meus livros físicos por mês (depois do fracasso da TBR em 2016....)
- Ler todos os livros do Clube dos 6
- Reler 3 livros no ano
- Ouvir, pelo menos, 6 audiobooks no ano
- Ler ao menos 2 contos por mês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário