sexta-feira, 7 de maio de 2010

V - Hearts and Minds (1x10)

V: Hearts and Minds (1x10)

Exibição: 04/05/2010

Desculpem-me os que não gostam, mas eu sou fã de V, apesar de todos os seus defeitos. E gostei bastante desse episódio, embora seria melhor se tivessem conseguido evitar alguns clichês.

É bom ver a resistência tomando alguma atitude pra variar. Vê-los sempre na reação é um pouco cansativo. Infelizmente para eles a sua chance de avançar alguns passinhos rumo a algum lugar foi pelo ralo. E não foi surpresa saber o culpado foi o elo mais humano dessa corrente, o Padre Jack. Acho louvável da parte dele tentar avisar Chad, mas no final foi a sua humanidade que levou o acidente acontecer. Isso é uma guerra, e parece que apenas Hobbes tem consciência desse fato. Será que o Padre e Erica realmente acreditam que poderão prosseguir na resistência sem algumas baixas humanas pelo caminho? É muita ingenuidade.

Mesmo assim foram legais as cenas com o FBI. Sempre me pergunto se não desconfiam da Erica porque para mim parece que ela só fica concentrada na Quinta Coluna e não faz investigação criminal alguma. Mas então eles vem e a promovem a chefe de uma equipe anti-terrorismo específica, o que significa que quando não está aparecendo nas nossas telinhas, Erica está trabalhando de verdade. Ou pelo menos é o que querem nos fazer acreditar.

E o FBI continua com os agentes Vs infiltrados. E desta vez é ninguém menos do que uma dos ‘final five’ (sim, Rekha Sharma sempre será a inconveniente cylon Tori para mim). Particularmente eu gostava mais de Dale e preferia que ele não tivesse morrido, mas já que e para ter um traidor entre nós, quem melhor que a agente Malik?

O que não entendo é o porquê de Anna enviar uma nave cheia de corpos quando poderia muito bem dispor de alguns humanos. Tenho certeza que 20 pessoas mortas não fariam mal à sua inexistente consciência ou mesmo algum dano à imagem dos Vs, muito pelo contrário. A sensação que eu tive é que o uso dos corpos foi apenas para aliviar a culpa dos nossos rebeldes (sim, porque terroristas eles ainda não são, apesar da insistência de Hobbes, e sabe Deus se chegarão a ser algum dia). No final acabou diminuindo o impacto que o acidente deveria trazer para todos nós.

Aliás, pergunto-me se os três não deveriam fazer um pouco mais de esforço para contatar outros membros da Quinta Coluna. Eu sei que eles estão espalhados pelo mundo, que boa parte foi assassinada e por aí afora, mas o que os três sozinhos pensam que podem fazer? É hora de começarem a fazer planos de verdade e pararem de se encontrar para reuniões sociais. Hobbes não tem nenhum contato dos seus tempos de terrorista? Ryan nunca mais falou com nenhum outro V? Nenhunzinho?

O maior ponto positivo do episódio, entretanto, foi a atitude de Lisa. Qualquer um nota que a alienígena está apaixonada por Tyler e é por isso que termina com o rapaz. Mas é para eu acreditar que ela não tinha a menor idéia do que seria feito aos humanos na nave? Porque eu sinceramente tive a impressão de que desde o início ela sabia quais eram os planos da mãe para o rapaz (que não sei se é o mesmo que o plano para os outros humanos e, pensando bem, provavelmente não é, caso contrário Anna não teria tanto trabalho para trazer o rapaz para o seu lado) A grande dúvida é se a atitude de Anna com a filha foi motivada por desconfiança ou por sua lógica sempre precisa.

E Chad? Alguém me diga, por favor, de que lado esse homem está? Da resistência? Dos Vs? De si mesmo? Porque ele é tão agente duplo que nem eu consegui ter certeza do que se passa na mente dele.

Dá para acreditar que só faltam dois episódios? Sinceramente estou aqui torcendo pela renovação.

2 comentários:

Thais Afonso disse...

Oh, Dale! Que falta faz o Alan!! A química dele com a Mitchell foi uma das minhas coisas favoritas dos primeiros episódios. E sabe do que mais, queria que ele tivesse sobrevivido e voltado, na maior cada de pau. A Erica não ia poder contar a verdade sobre ele, sem se ferrar, mesmo. Então, não seria incrível?

Também não entendi a nave cheia de corpos, mas honestamente, qual seria a justificativa da Anna pra mandar vinte humanos para o meio do nada, de repente? Muito mais difícil que colocar os corpos, acho.

Começo a gostar mais e mais da série, mas muita coisa ainda me incomoda. A falta de personalidade dos personagens principais, por exemplo. Eles são esterótipos ambulantes. Os planos deles são fraquinhos, a guerra precisa ficar densa e tensa logo. A parte mais profunda e reflexiva, e política, a série nunca conseguiu desenvolver. Pra mim, ainda precisa melhorar, mas com certeza, se for renovada, verei a segunda temporada. Não sei porque, mas V me tem cara de série que engatará na segunda temporada.

Mica disse...

É isso aí, Thaís, eu também acho que ela engata na segunda temporada. E concordo plenamente que os maiores problemas é a falta de personalidade dos personagens (são unidimencionais demais) e a dificuldade em desenvolver uma reflexão política consistente.
Esse grupelho de pseudo-terroristas é tão fiasquento que até tenho vergonha deles. Até agora não deram uma dentro, só ficam esquematizando, reclamando, fugindo, mas agir que é bom, neca de pitibiribas. O que eles deveriam fazer é capturar um V vivo e esfolá-lo e deixá-lo em algum lugar público para impressionar a população. Bom, não apenas isso, mas seria um começo.
Sei lá, os Vs que se rebelaram tem grande capacidade de infligir mal aos outros Vs e não fazem nada!!!
Sem falar que eles chamam a si mesmo de 'v'. Nunca entendi isso :-(

Quanto a nave com os corpos, vc tem razão mais uma vez. Não tinha pensado nisso.

Postar um comentário