segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Livro: Fallen, de Lauren Kate


Fallen
Autora: Lauren Kate


Livros juvenis são sempre uma roleta (verdade seja dita, qual livro não é?). Você pode tirar a sorte grande e ler um livro fantástico, bem escrito, com história e com personagens envolventes ou, como acontece na maioria das vezes, você sai completamente decepcionado.

Geralmente a literatura juvenil (e aqui eu me enrolo um pouco na terminologia. O que é considerado juvenil? No meu caso, falo dos livros onde o público alvo são os jovens, aquele povo que está no auge da adolescência ou praticamente saindo dela) tem uma escrita mais simples (eu falo simples e não ruim), de fácil compreensão, sem falar na fluidez e rapidez na leitura.

O grande problema é que dos autores que se propõe a escrever para este público, são poucos os que fazem um trabalho realmente bom. A maioria nivela por baixo. Escrita medíocre e histórias mal desenvolvidas, o que no final acaba sendo um desserviço para a qualidade literária dos jovens leitores.

Ou talvez não, depende do ponto de vista. Talvez ler coisa ruim seja melhor do que não ler, pois pelo menos incute o hábito e todo mundo precisa começar por algum lugar. O meu medo é que as pessoas se acostumem tanto com o medíocre que não se aventurem em águas mais profundas, por acharem-nas chatas demais. Sim, pois ler é um vício, e ler coisa ruim também.


Mas o que importa mesmo é que eu estou em uma fase meio conturbada em minha vida de leitora. Andei lendo alguns livros horríveis e outros nem tanto, mas foram poucos os realmente bons que li ultimamente. E infelizmente Fallen não foi um deles.

Não é que a autora escreva mal, ela apenas não desenvolve bem a idéia, a história e os personagens.  É um livro raso, fraco e cheio de clichês. A autora tenta manter o mistério até o final, embora seja dolorosamente óbvio desde o início quem são os personagens na verdade. A única que não tem a menor idéia do que são eles é Luce, a protagonista, que morre de amores por um ser que nem conhece direito somente porque eles supostamente tem uma história juntos.

Fallen é mais um livro de amor entre adolescentes. O tipo de amor irreal, obsessivo, doentio e improdutivo. A mocinha da vez é Luce, garota aparentemente normal, mas que desde jovem enxerga sombras ameaçadoras ao seu redor. Devido a um acidente inexplicável, um amigo é morto em um incêndio do qual ela nada lembra, o que a complica com a Justiça. Como ainda é menor, vai parar em um reformatório. Lá conhece alguns tipos estranhos, faz amizade com alguns, inimizade com outros, e é claro que se apaixona completamente por um rapaz que a despreza enquanto é o objeto de atenção de outro por quem não sente nada.

O que seria de um romance juvenil sem um triângulo amoroso, não é? De um lado está Daniel, rapaz lindo, louro e que só demonstra indiferença diante da garota. Do outro lado está Cam, igualmente lindo, moreno e que obviamente está interessado em Luce. O pior não é nem isso, mas sim o absurdo dos sentimentos da garota. A história nos quer fazer acreditar que Daniel desperta em Luce emoções que ela não consegue explicar, como se o reconhecesse sem realmente tê-lo conhecido previamente. E é por isso que ela sente por ele essa atração irresistível, obsessiva, quase doentia, já que não consegue ficar um minuto sem pensar nele.

Eu gostaria de saber que tipo de amor é esse, que não precisa ser construído, basta olhar e já cair de quatro só por reconhecê-lo de algum sonho/vida passada? Esse seu suposto amor é tão fútil e imaturo que mais irrita do que constrói.  

Mas o que realmente incomoda é que nada no livro abre espaço para surpresas. É uma história que fala de anjos caídos, lutas entre castas angélicas, maldições que ultrapassam a existência, vidas que se encontram inúmeras vezes no decorrer dos milênios e mesmo assim tudo parece mais do mesmo. A autora demora o livro inteiro para entrar no assunto do qual ele de fato se trata, tentando criar um clima de mistério que cheira a enrolação pura e simples. Sem falar que ela termina sem se aprofundar no motivo de Luce estar envolvida na maldição que recaiu sobre Daniel ou porque todos estão tão interessados nela.  Dá para imaginar, é claro, mas certeza mesmo só lendo o próximo livro, o que provavelmente não irei fazer.

Eu entendo que um livro em série precise manter ganchos e mistérios, mas esse exagerou na dose. Fallen não elucida nada, tudo é passível de discussão. Os diálogos são pífios e as explicações que os personagens dão à Luce não explicam nada (sim, porque todos sabem de tudo, menos ela e nós, embora eu acredite que nós saibamos ainda mais do que ela. Não porque temos mais informações, mas porque a garota é limitada mesmo). Sinceramente não entendo como ela permite ser manipulada e engambelada todas as vezes. Luce é uma personagem apática, que se deixa levar facilmente e cuja única característica que a define é a loucura que sente em relação a Daniel.

Se tenho curiosidade de saber como a história terminará, descobrir quem foi Luce antes de começar a voltar a viver a cada 17 anos, se realmente deve ficar com Daniel ou se o lado por quem devo torcer nesta batalha é o de Cam? É claro! Mas não o suficiente para me martirizar por outras centenas de páginas, desperdiçando um tempo precioso. Se conseguir encontrar um bom resumo do próximo livro já me será o suficiente para matar a pouca curiosidade que Fallen me deu.

****

PS: Peço desculpas pela confusão que se tornou essa resenha. Comecei o texto na maior empolgação, mas o trabalho exigiu a minha atenção e quando percebi já tinha me enrolado toda e deu no que deu. Mas ficou à altura do livro resenhado...

52 comentários:

Marcus disse...

Não concordo! Com sua auto-crítica da resenha, é claro, rsrsrs. Sua resenha está ótima! Ainda bem que li aqui antes de me interessar pelo livro. Parabéns pelo blog!

Marcus disse...

P.S. Gostei do seu widget do twitter aí na direita. Pegou onde? :)

Mica disse...

Vixe, não lembro mais onde peguei, Marcus. Eu mexo muito pouco no layout do blog, pq sou uma ameba para essas coisas e morro de medo de fazer alguma burrada e não conseguir consertar. Fiz há tanto tempo que não lembro mais como.

Anônimo disse...

pra mim esse livro é imitação barata da saga crepusculo a diferença é q crepusculo é bom

Anônimo disse...

Não acredito que alguém deixe de ler o livro por ler esse texto...
Não concordo com a sua avaliação...mais cada um escreve o que quer...e confesso que acabei de perder meu tempo lendo seu texto...
E Marco,leia o livro e tire vc sua conclusão...
Vai ser melhor.

Anônimo disse...

eu ainda nao acabei mas ainda estou lendo e sinceramente? nao tem nada haver com crepusculo,so o fato de que a garota principal e desejada e ''confusa'' igual a bella mas nao fala de vampiros que brilham ao sol --' nem a historia impossivel que crepusculo tem,cada m tem a propria opiniao e a minha e essa eu amei o livro to achando muito legal nao consigo parar de ler a unica coisa e que nao estou tendo tanato tempo se nao ja teria acabado ele rs. eu nao tenho palavras para descrever o quanto esse livro e melhor que crepusculo,eu so espero que os atores para quando isso virar um filme tambem (que foi o que estragou crepusculo ainda mais) tenham atores bons e nao os do tipo kirsten stwart ou seja la como escreve o nome dessa guria que nao sabe atua ^^ e isso ai,cada um com a propria opiniao,nao julgo ninguem nao sou ninguem para isso,mas que essa frase de ser melhor que crepusculo me fes rir aaaa isso fez.

Anônimo disse...

Eu acho (pela sinopse0 o livro muito dark... não se parece "nada" com Crepusculo nao! porque dizer isso é nao ter 9ou nao usar0 conhecimento:/
Detesto livros assim, parecem q acabam "inacabados", voce leu,leu mais nao sabe de nada, hehe
Tambem concordo que essa historia de se apaixonar sem mais nem menos é uma bobagem, o triangulo amoroso um clichê que ja me encheu a paciencia... a unica coisa que me deixou curiosa foi a parte dela nao se lembrar daquele acidente... porém, ja estou cansada de series de livros, sabe?
Olha gente, se vc acha que Kristen Stwart atua mal, nos conte o que é atuar bem... preste atençao, se coloque no lugar e pense: ela tem carreira e estudo, vc nao tem nada, atuaria melhor? sera que é assim tao facil?
Pois é, é tudo questao de opiniao, mais se vc concorda com isso, nao pode dizer certas coisas... a nao ser, q vc so tenha afirmado isso por medo!
PS: adorei sua resnha, é grande, mais disse tudo o que era necessário, sem enrolçoes ou "analfabetices" que cansam o texto:*

Anônimo disse...

Eu só digo o seguinte: Concordo com o fato de que cada um tem sua opinião e, com certeza, antes de criticar algo nós temos devemos conhecê-lo. Porém, é hilário ver que a maioria das pessoas que criticou a autora da resenha mal sabe escrever... Sou obrigada a pensar que é muito melhor confiar nela do que nesse pessoal, pois se a capacidade da escrita é esse, o grau de conhecimento da própria língua é tão limitado... tenho muito medo do conhecimento literário que, espero eu, seja a base para qualquer análise crítica de um livro.

Ps.: Continue a escrever resenhas de livros, achei super inteligente e objetiva. Apesar da sua auto-crítica. ^^

Anônimo disse...

ADOREI A SUA CRITICA!

Olha, eu também comprei o livro e o li. Imaginei que era bom pela capa (amaldiçoo essa minha mania --') e pela "base" da historia em si. Mas quando fui lendo eu soh percebia cliches e enrolaçoes... A autora esta testando nossa capacidade intelectual?!
O que falar de Luce... garota sem graça que desperta interesse em um garoto extraordinariamente lindo (Cam) e mesmo assim cai de amores por outro que nem conhece direito, Daniel (e que ainda a mostrou o dedo do meio). Sinceramente, tem que ser muito retardado (a) para ler isso e nao se sentir no minimo frustrado (a) com uma historia tao vaga e previsivel.
E o reformatorio?! Até parece que num lugar para a reabilitaçao de pessoas elas ficam usando PRETO, piercings e roupas personalizadas. Isto non ecziste.
E essa critica serve também para Crepusculo... PQP, é a mesma bosta soh que no lugar de um vampiro boiola colocaram um anjo mal criado que mostra o dedo, tem OS MESMOS cliches que subestimam nossa inteligencia! XD
Eu posso dizer que até "sussurro" é 'menos pior' do que fallen. Também tem seus cliches e é um livro curto, mas possui uma historia mais consistente.




Beijos, Miriam.




PS.: Fãs alienados de crepusculo e fallen, nao me matem. Favor não repararem nos meus 'errinhos' de portugues, foquem na ideia. ;D

Anônimo disse...

Nao gostei da leitura e concordo plenamente com a critica do blog...o livro é fraco e sem argumento, infelizmente faltaram elementos que pudessem explicar e dar sentido para os personagens ( que parecem ter mais vida do que a historia inteira)mas enfim gosto é gosto( graças a Deus!!) no mais boa leitura a todos!

Anônimo disse...

Mais q saco todo livro q alguem faz agora alguem fala: Imitaçao de crepusculo.... E ignorancia da parte dos fans ficarem falando isso pq se nao abrirem a mente para novas experiencias nao havera livros novos..Ta certo q tem umas "coisinhas" aki outras ali iguais,mais se e pra criticar,critica a Meyer por ter copiado a ideia do Diarios do vampiro.Acho q ja deu pra eu passar a mensagem... Bjooo :*

Anônimo disse...

querida Miriam,cada um tem sua opinião, que eve ser respeitada, por educação, mas se vc vem aqui e chama os fãs de Fallen de retardado por que gostaram da história, vc ñ tem nem um ppouco de educação, né, e eu ñ concordo nem um pouco com a critica, eu amei o livro, mas como eu disse cada um tem sua opinião, mais antes de tirarem conclusões leiam o livro, ai se vcs ñ gostarem podem reclamar, só um concelho para quem não leu,


by: Biah

Anônimo disse...

Eu amei esse livro,então quem está em dúvida de ler leia você mesmo,cada um tem um opinião diferente,eu gostei,você pode odiar,mas pelo menos tente entender o livro

PS: Fallen não tem NADA a ver com Crepúsculo ,pois eu odeio Crepúsculo e amo Fsllen

Anônimo disse...

ATAR, eu tenho esse livro e gosto muito dele, sei que cada um tem o direito de expressar sua opinião, mais não concordo com a maioria das coisas. Eu como uma adolescente, gosto de ler histórias que me façam imaginar como seria um amor assim, que só se vê em histórias. Porque na vida real eu realmente não acredito que exista algo assim. ¬¬' Mais é sempre bom sonhar um pouco. ;)
voltando...
Mais acredito que o segundo livro Torment (tormenta) vai explicar muitas coisas que não ficaram claras no Fallen. A Sinopse do Torment não diz muita coisa, mais espero que acabe um pouco com esse mistério todo em torno da Luce.

"Crepúsculo & Fallen não tem nada vê" qual é ? Eu não gosto nem um pouco da Bella Swan (na onde já se viu ficar com o Edward quando se tem um Jacob:@'
Fallen é melhor!!!

Anônimo disse...

É claro que Fallen é mais um livro direcionado ao público jovem. Porém, devemos apenas abrir um pouco mais os olhos para outros horizontes quando se trata de criticá-lo.
Em minha opinião, a leitura de uma ficção é o tipo de leitura mais interessante, prazerosa. Não precisa nem ser aquela coisa irreal - pode ser um 'Serial Killer' em busca de novas vítimas, pode ser um segredo em que o governo de nosso país guarda, de uma nova doença surgida há alguns anos que está dizimando a população e deixando médicos surpresos. Desde que o autor de um livro fictício saiba como contar sua história, o texto pode se tornar imortal.
Quando se trata de Fallen, concordo e discordo de você em alguns pontos. Diferentemente de você, não vou comparar pois acho qualquer tipo de comparação totalmente dispensável. Crepúsculo é um livro, com algumas semelhanças a série de Lauren Kate, mas isso acaba por aí - são tramas diferentes, com personagens diferentes e idéias diferentes. Os pontos que realmente concordo são o fato de que a autora realmente nos apresentou muito rápido a idéia central do livro, tirando qualquer tipo de suspense sobre Luce, Daniel e Cam. Também concordo com você quando diz que as explicações dadas pelos dois anjos são insuficientes.
Porém, discordo quando diz que Fallen exagerou na dose de idéias que ficaram no ar. Não dá para se tirar uma conclusão dessa forma quando não temos ainda os outros livros. Quem sabe a autora quer apenas levantar as idéias de Fallen em Torment? Se contasse tudo de primeira e tirássemos conclusões precipitadas, não teria sentido publicar outros livros.
Por final, achei Fallen um livro exelente para adolescentes sem muito interesse em leitura. Ele irá prendê-los de imediato e quem sabe, direcioná-los a livros mais maturos? No final das contas, isso que importa.
--------------
Christiane Freitas.

Anônimo disse...

eu acho que foi um pouco exagerada essa crítica !!
concordo plenamente que FALLEN tem mtas coisas em comum com CREPÚSCULO tipo :
- um trio amoroso;
- o garoto naum se humano;
- pessoas tentando matar a garota;
- o garota que ela gosta no início naum tah nem aí pra ela!!!entre outras...
mas ainda assim gostei muito do livro !!! e toh louca pra ver como o filme irá ficar !!então eu tbm digo cada um tem sua opinião mas antes de sair criticando leiam e tirem suas próprias conclusões sobre o livro !!!

May disse...

Então, como eu tenho certeza que já disseram em pelo menos alguns cometários acima, eu discordo e concordo com você em alguns pontos (o que não seria nada mais do que natural), Fallen é sim parecido com Crepúsculo, no que se diz ao público alvo, em parte da construção de caráter pscicológico das personagens e etc, mas em alguns pontos, Fallen se sai melhor do que Crepúsculo(o que também não é nada muito dificil de se conseguir, convenhamos). Eu acabei lendo o segundo livro da série e em minha opinião, neste há alguma coisa que se possa aproveitar, principalmente se você for pensar em que o segundo livro da série, tenta, mesmo que se possa dizer que não de uma maneira verdadeiramente aprofundada, incluir em sua narrativa algum tipo de reflexão quase que de cunho filósofico. Em certa passagem do livro, Luce, se depara com outra personagem que lhe diz que a história é contada do ponto de vista dos vencedores, ao que ela percebe, que sendo assim, os "perdedores" ficariam com "má fama" (o que, infelizmente, é uma realidade, pois há grandes dificuldades de se encontrar material historiográfico do, na falta de uma expressão melhor, "ponto de vista" dos perdedores, acabando assim, que os vencedores "reescrevem" a história, principalmente se lembrarmos que eles muitas vezes eliminam qualquer material que se revele ser produto da produção de conhecimento de seu inimigo), sendo eles então, os "vilões" da história, e ela começa a pensar se seria assim mesmo, pois ela assumia anteriormente, sem nenhum tipo de reflexão, que os anjos seriam os bons e os demonios, os maus. Nessa parte, a personagem que introduziu esse tipo de reflexão em Luce lhe dá um exemplar de A Republica, de Platão e se não me engano, cita o Mito da Caverna. Só por isso já me surpreendi. Nunca, nem ao menos isso, esperaria de um livro como parece ser Fallen. Não que por isso ele mereça tanto credito e releituras e etc, pois não é como se essa fosse uma abordagem essencialmente original, mas me surpreendeu pelo tipo de obra em que aparece, para o tipo de publico alvo que aparece, pois se em uma coisa, mais do que em todas, concordo contigo: "Talvez ler coisa ruim seja melhor do que não ler, pois pelo menos incute o hábito e todo mundo precisa começar por algum lugar." Vai que pelo menos algumas das leitoras de Fallen não acabam se interessando em pelo menos folhear A Republica? Haha.
Outra coisa que me surpreendeu foi o que a personagem Cam (que está em um tipo de aliança, parceria,por conta de uma tregua, com Daniel) quase não aparece no segundo livro e que Luce, em alguns momentos, acaba parecendo que está mais apaixonada por seu novo amigo do que por Daniel, exatamente por não saber dizer porque gosta tanto dele. Bem, mas mesmo assim, a história continua com seus velhos e bons cliclês, salvo como disse, por algumas surpresas agradaveis, rs.
Só acho que pelo menos, se for pra ler algo um pouco mais supérfluo, ler Fallen pode ser muito menos doloroso, chegando mesmo a ser até agradavel, já que insulta um pouco menos nossa inteligencia. Eu indicaria para alguém que não tenha experiência com leitura, na faixa etaria de seu publico alvo, sim, porque como já expus, fico na esperança de que ele possa, pelo menos, ser uma introdução ao despertar do desejo da busca da verdade, do conhecimento em si.

ps: Estou com preguiça de ler tudo, então me desculpe os erros ortográficos, e os possiveis erros de concordancia e principalmente, de argumentação.

may disse...

Ah, e só para acrescentar: antes de ler o segundo livro, eu concordava quase que inteiramente contigo. E grande parte, ainda continuo. :D

Anônimo disse...

Eu gostei da saga fallen muito melho que a saga crepusculo,mas... sinseramente....


HARRY POTTER E MUIIIIITO MELHO ,POR TE SIDO UMA SAGA LONGA DEU TEMPO PRA ENTEDER TUDO, CABOU UMA SENDO UMA SAGA MAIS COMPLEXSA QUE NAO DEICHA QUELE AR DE FAUTOU AUGUMA COISA MAS... QUE DA SAUDADE DE TAM BOM QUE ELE E.

HARRY POTTER VAI FICAR NA HISTORIA dos livros e filmes mais MARCANTES DA HISTORIA

;D

Anônimo disse...

oie!!olha gostei de seus comentários,e realmente concordei com várias coisas,fiquei frustada com a enrolação,a confusão e as falta de explicação
rsrsrsrs,ñ que ñ tenha gostado do livro,mas várias coisas deixaram a desejar,espero sinceramente que a continuação seja melhor,li esse livro em uma noite,ñ considerei perdida,mas podia ter sido bem melhor!!!lerei a continuação ,pode ser que ainda aja esperança,e os clichês ñ sejam tão "descaradamente na cara",um abraço e boa sorte no blog!!!

Anônimo disse...

OLHA pra quem não gostou sinto mto vc não soube Ler direito pq o livro é otimo e não tem nada a ver com crepusculo eu ja estou quase terminando tormenta e confesso é impressionante e concerteza vcs não irão entender tudo e no primeiro livro pq se não nem precisava ter continuação ou seja leiam a saga inteira e deppois tire suas conclussões... So que quem esta duuvida so deixo uma mensagem
É MTO BOM *__*

Anônimo disse...

Como todo mundo tem sua própria opinião, eu tbm, tenho a minha: Quando assisti Crepúsculo pela primeira vez, de imediato ñ gostei, achei a personagem Bella mais" morta " do que viva, e ñ me interessei em terminar de assistir, então fui presenteada com a coleção da Saga Crepúsculo, e dai resolvi ler, pois é, ñ consegua parar de ler...li um atrás do outro, e realmente a Bella do livro ñ é mesma dos filmes, e do livro é menos medrosa, mais direta, menos vulnerável, o criador do filme foi totalmente infeliz,ao fazê-lo, por isso ñ teve muito sucesso....E agora resolvi comprar o FALLEN, e verdadeiramente o que me chamou a ateção foi a capa...agora estava embusca de criticas a respeito dele, pena que a primeira que encontrei falou mal, mais vamos lá, vou lê-lo mesmo assim, e vamos ver o que acharei depois....Quanto a saga Crepúsculo...adorei dessa categori de livros, acho o melhor...hehehe...pena que teve um fim...kkkk

Mica disse...

Puxa, não queria te desanimar. Confesso que eu li o livro pela capa também, hehehe.
Mas acho que Fallen pode agradar a alguns (como dá para perceber pelos comentários acima). E é uma literatura bem juvenil, então provavelmente vá agradar a maior parte do público desta faixa etária (não todos, porque mesmo entre os jovens há aqueles que tem outros gostos literários), ou seja, acho que depende um pouco de qual é a sua idade.
Espero que goste, porque é horrível gastar dinheiro com um livro e depois descobrir que ele não é bom.
Ou talvez o melhor fosse que não gostasse mesmo, porque sinceramente não acho que Fallen seja bem escrito. Há coisa melhor, mesmo entre a literatura juvenil.

Anônimo disse...

Não concordo com a sua critica achei a ate agora os livros da serie Otimos mas se voce não gostou , a opinião é sua, e acho que voce não leu o livro por prazer e sim pra criticalo e colocar alguns absurdos.
Esse negocio de triangulo amoroso não e o caso da série e RECOMENDO MUITO para aqueles que gostam de historias diferentes apesar dos clichês.E não espero que Aconteça o mesmo que Crepuscolo em Fallen. RECOMENDO RECOMENDO E RECOMENDO leia a continuação pra não acontecer com a infeliz que fez a critica.

Bianca Maressa disse...

eu ñ concordo com sua resenha...gostei mto do livro e acho q a Lauren escreve mto bem...ja lii crepusculo e outros livros q podem ser classificados como clichês mas esse está longe de ser um...
a serie Fallen tem uma história q vai mto além de MEU DEUS COMO EU AMO ESSE GAROTO,como é o caso de crepusculo,e a autora escreveu por amor e ñ pra vender, como fizeram várias autoras dpois de crepusculo...sou uma grande fã da serie e é uma pena vc ñ consegui reconhecer a grandeza dos livros, mas cada um com sua opniao, eu respeito a sua e defendo a minha: FALLEN É O MELHOR LIVRO QUE EU JA LII!!!

Ana disse...

eu li o livro.....e a minha critica num debate escolar sobre o livro foi quase a mesma d sua Mica...
eu gostei d sua resenha....e a auto critica ficou boa...
eu concordo muito com vc...e perdi a vontade d ler os proximos livros d serie..

Ana disse...

voltando....fallen é bem parecido com crepúsculo....axo q a Lauren kate naum soube usar uma linguagem única no livro....e eu tbm comprei o livro pela capa....e me decepcionei muito....axo q jovens naum deveriam se prender só em livros direcionados especificadamente a eles...devemos nos arriscar em livros q sejam dgnos d ser chamados d livros.....e algumas pessoas d cometarios acima dizem q fallen é um livro ótimo...me desculpem mais já li livros muito mais interessantes q naum seguem o principio: MENINA RETARDADA Q SE APAIXONA POR UM SER NÃO HUMANO....creio q se vcs procurarem livros d verdade vão axar literaturas d fantasia/romance muito melhores q fallen...e espero q escritores q vão surgir tenham ideias melhores pra escrever um livro....
q naum se descepicionem com o comentario....mas a vdd é q pessoas naum buscam livros ...e sim esperam por algo q tudo mundo tá falando....
eu digo isso como uma BOA leitora ...

Rebeca Gois disse...

"Sim, porque todos sabem de tudo, menos ela e nós, embora eu acredite que nós saibamos ainda mais do que ela. Não porque temos mais informações, mas porque a garota é limitada mesmo"
Descreveu a minha sensação com relação à leitura do livro.
Porém, eu li os três livros. Na verdade, estou no final do terceiro, mas a sensação de não entender quase nada no que diz respeito ao amor de Daniel e Luce, continua a mesma.
E outra, me irrita o fato de ela não conseguir simplesmente aceitar que ele a ama e vice-versa, e querer mudar o passado me parece muito arriscado (não consigo evitar me envolver com as histórias, por mais absurdas que sejam).
No tocante de a saga 'Fallen' se parecer com 'Crepúsculo' eu discordo totalmente. A Lauren faz parecer a história 'mais ou menos' possível, mesmo que seja impossível... Não sei explicar direito essa relação, rs.
Enfim, eu gostei da 'criatividade' da autora. Só achei que ela falhou em estender a história em tantos volumes. Quando ela poderia simplesmente ter simplificado a história e colocado em dois volumes. Fora isso, é 'lível', rs.

Ps. Você escreve para o público como se estivesse falando com seus amigos mais íntimos... Adoro isso! Parabéns :)

Mica disse...

Eu não mencionei Crepúsculo no meu texto, né? Porque tanta gente comentou sobre ele que eu sou obrigada a reler o que eu escrevi toda vez para ter certeza que não fui eu que fiz a comparação, hehehe.

Feliz por vc ter passado aqui e comentado, Rebeca.
Eu achei que a ideia da autora para o(s) livro(s) foi muito boa, diferente do usual. Minha maior reclamação é com a forma como ela a desenvolveu que, na minha opinião, deixou a desejar.

Anônimo disse...

Não concordo com sua critica, ta certo que realmente há algumas enrolações na história, Mas ainda assim não deixa de ser um pouco envolvente.
Toda literartura juvenil se for olhar bem, tem um ponto de negatividade, mas há muitos livros que tem mais pontos positivos que negativos, o que é o caso de Fallen, estou lndo o livro, e recomendo, é muito bom, e estou prestes a começar o "Tormenta".
E mais ainda, não tem nada a ver com a saga Crepusculo, não sei tbm porque algumas pessoas estão comparando as das.
Fallen conta a história de anjos caídos, onde alguns esperam sua redenção, outros vivem como humanos ate o juizo final, e alguns se juntam a Lucifer, o que deve acontecer em "Rapture".
Crepusculo não passa de uma história idiota onde Vampiros brilhem no Sol, e lobisomens se transformem em lobos enormes, e onde há um vampiro viado que não consegue transformar sua propria caça em comida.
O filme então nem se fala né.
Mas no mais, espero que a adaptação de Fallen ara o cinema seja tão bom quanto o livro, Essa é só minha opinião, não quero julgar ninguém e nem ser mal educado.

Anônimo disse...

Não concordo nem um pouco com o que você disse, mas respeito sua opinião. Eu já li os três livros e estou muito ansiosa pelos próximos. Me envolvi com a história, muito fascinante. Eu realmente adorei, mas cada um tem seu gosto, e isso não se discute, só que respeito é bom, então não me venham com os mesmos argumentos de sempre, como "ai, esse livro é uma merda" "é chato" "clichê" e "blá blá blá". Critiquem a vontade, mas saibam respeitar, isso é o essencial, e digo isso para ambos os lados, tanto os fãs de Fallen quanto os que dizem "odiar" ou não gostar da Saga, tanto faz. E quanto a comparação com Crepúsculo, bem, Fallen não tem nada a ver com Crepúsculo, eu particularmente prefiro 10 mil vezes Fallen, a história é muito interessante, e finalmente algo tirou a atenção dos vampiros, tema que já estava ficando enjoado, vamos e venhamos não é mesmo?! (pelo menos para mim é claro, mais respeito quem gosta de Crepúsculo, pois eu curtia antes de virar essa, digamos que, "modinha", não sei se essa seria a palavra correta e tal). Então, comparação totalmente fútil, em Fallen não existe "triângulo amoroso" e em nenhum momento ele existiu, pois Luce nunca mostrou interesse por Cam, pelo contrário, ela passa a odiar ele após alguns descobrimentos sobre ele, e sempre amou Daniel. E Cam também nunca se interessou por Luce, ele apenas a cortejava porque queria provocar Daniel, que isso fique claro. E quanto ao amor dos personagens, é um amor de vidas passadas, há séculos, milênios, e isso ninguém poderá mudar. E já sobre a quantidade de livros, eu achei bom ser composto por 4 livros, eu sempre gostei de um mistério, e ao final de cada página ou até mesmo de cada livro, fica a dúvida do que acontecerá, ou qual é o mistério que todos os leitores aguardam desesperadamente para descobrirem, isso faz com que em nossa cabeça venham várias hipóteses, você fica pensando "poxa, talvez seja isso" mas dai você muda de ideia e assim vai. Eu consegui entender muitas coisas, é claro que fiquei com algumas dúvidas, mas nada que tire minha vontade de ler os próximo livros, muito pelo contrário, fico com mais vontade de ler ainda. E também, eu não acharia graça nenhuma se a autora revelasse nos primeiros livros o grande segredo da história. Essa é a minha opinião sobre o livro, mas como eu já disse anteriormente, eu respeito opiniões opostas as minhas, é isso ai, bjos.

Anônimo disse...

fallen é uma historia sensacional porque relaciona personagens q francamente nao sao comuns."anjos" e simplesmente incrivel porque geralmente anjos nao podem se apaixonar por humanos. È uma narrativa cheia de intrigas e amores q vao alem da compreençao, e extremamente extraordinario, cheio de emoçoes q nos adolescentes enfrentamos! o medo de chegar mais perto da pessoa amada, o querer de estar sozinho quando algo da errado! e simplismente d++++++++++++ ! ;)

rosy stryder disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
rosy stryder disse...

eu naõ concordo com a resenha mais cada um tem o direito a dá sua opinião...

Unknown disse...

Concordo plenamente com você, Mica. Li os três primeiros livros, mais por auto-obrigação do que qualquer outra coisa. A escrita de Lauren Kate é chata, enfadonha, lenta, medíocre e a história - que poderia ser melhor - acaba por decepcionar. Observando por cima de qualquer obssessão de fã - porque fã acha que pode ofender os outros só porque leu o livrinho e se apaixonou pelos personagens - é possível cncluir que não há uma razão real para ela ter escrito essa história, parece-me apenas mais um caça níquel ,ansioso por engolir dinheiro dos pais de adolescentes e afins - Crepúsculo pelo menos elpolga no começo, e funciona sem encher demais o saco.

Grande abraço

Anônimo disse...

Estou lendo o segundo livro mas confesso q é como ir um nível (quem sabe 2, 3...) abaixo no meu progresso literário.

Não sei se é pq minha leitura anterior foi George Martin (onde nada é o q parece e td muda sempre para o inimaginavel) mas acho q Kate deixa td muito óbvio, vc ler uma fala do personagem e já percebe se ele tem algo a esconder, se é "demônio" ou "anjo caído"

Vou terminar a saga na esperança de que todo esse ninho de não-informações q a autora deixa no ar valha a pena no final.

Anônimo disse...

BEM...NÃO EXIST GENT CREPUSCULO NA RESENHA DA POBRE COITADA DA MICA, ENTÃO FALAND PR V6 PODERIA ATE KERER SER PARECIDO COM O DITO CUJO +NÃO E!! E FALLEN TOTALMENTE DIFERNT E SIM LEGAL KE PODE FICAR BOM EM FILME +TIPO A CRITIC E CONSTRUTIV E SE UTILZA TORNARIA O LIVRO MARAVILHOSO E ORIGINALMENTE JOVEM CO KASE TODOS GOSTAM. EU DIGO POR K DE CERT FORM SO O KE EST HAVEND E ISSO A MÁ COLOCAÇÃO DA HISTORIA, E NÃO O EREDO EM SI. FUI !!!
POOR:Katyane Oliver um jovem e rebelde pr sempr não seguir ordens e repeti opiniões feitas.....
E CM MUIT ESPERANÇ DE TU MICA AIND ESCREV DE KEM SABE DO FILME FAZEND CRITICAS BOAS + NÃO KE DIZER KE ESTÃO TOTALMENT CERT.

Anônimo disse...

EU IA ESKECEND O SUSSURRO E BOM E SÃO PARECIDOS + NEM TANTO E MICA PORK TU NÃO FAZ DO SUSSURRO UMA RESENHA EU TO DOIDA PR VER CM FICARIA A HISTORIA PELOS OLHOS ATENTOS DE UM LEITORA NATA... NÃO KE EU TEBHA GOSTADO DAS CRITICAS + FAZER O KE A FALLEN VAI SER PR SEMPRE O CENTR DE UM SECURSÃO ENTR OS PROFESSORES(KEM NÃO GOSTOU) DOS TOTAL FLEKISES (A GENT KE CURTIU E VAI CONTINUA CURTIND MESM SEND XAMAD DE RETARDAD, ANALFABET E ETCS E TAL PELOS NOSSOS KERIDOS NERDS DA LITERATURA NATA)
BEIJS KE VOU COMEÇAR A LER O 3LIVR PORK EU SOU RETARDA MESM E DAI SOU EU MESM NÃO E GENTINHAAAS.
POOR:Katyane Oliver A RETARDAD KE OS PAIS SÃO PROFESSORES DE LITERATUR COMTEPORANEA CLASSIC SEI LA SO SEI KE XATO PRA PORRS

Anônimo disse...

EU KERIA K TU DESSE UM OLHA NO LIVRO SUSSURRO, ELE PARECE LEGAL NÃO SEI DIREIT, PORK EU AIND NÃO TERMINEI O 3LIVR DA FALLEN E PODEM ME XAMA= RETARDAD SIM, ANTIGA NUNCA KEM KIZER SER ASSIM SEJ VC MESMO E LEIA O KE KIZERES MESM CM O MUNDO DIZEND NÃO LEIA NUNC IMPORT A OPINIÃO DOS OUTROS,NÃO IMPORT - (KE SE FODA ESSA PORRA E MEU DINHEIRO E MEU O TEMPO, PORK SÃO TEMPOS MODERNOS E SEM TANTAS FORMALIDADES E COISAS, E TAL) XATICES E XATICES ENTERMINAVES SÓ PR SEREM"EDUCADOS E CERTINHOS".
E DEIX ISSO PR LÁ VAMS SER FEIZ SEND O KE SOMOS DE VERDADES SEM SEGUI REGRINHAS TOLAS E CERTINHAS SEM GRAÇAS...
POOOR: KATYANE OLIVER A RETARDAD + FELIZ PELO EU SOU!!!

Anônimo disse...

Eu adorei o livro, mais ele não tem absolutamente nada a ver com crepusculo, poi fallen fala sobre humanos e anjos caidos, e crepusculo falam sobre um amor entre vampiro e humana, e lobos! se ligue!!

Anônimo disse...

Mica sua resenha esta horrivel, você NÃO SABE CRITICAR e fica falando besteira sobre um livro perfeito que é fallen, e eu concordo plenamente quem falou que n tem nada a ver com crepusculo, alem de desanimar pessoas que queriam ler o livro, você fica criticando horrivelmente o jeito que lauren kate escreveu, o livro esta perfeito, e luce é uma garota normal mais que tem um pouco de dificuldades de reconhecer seus sentimentos e que esta incondicionalmente, perdidamente apaixonada por daniel, entendeu? um beijo querida!!

Mica disse...

Anônimo, eu não sei criticar porque falei mal do livro e achei que a autora é ruim? Acho que dizer que não gostou e porque não gostou se enquadra na categoria 'criticar alguma coisa'.
Eu sinceramente achei que ela escreve mal e que a história não foi bem desenvolvida, embora tenha uma ideia boa.
Quanto a ser parecido com Crepúsculo, também acho que não tem nada a ver. A única semelhança é que é literatura adolescente.

Unknown disse...

Eu gostei do Livro Fallen e ja estou lendo tormenta. Como muitos disseram, cada um tem sua opinião, é bom saber a dos outros, mas ainda assim você so vai saber se gosta se ler. Eu adoro Series, a unica que não li foi crepusculo, so vi os filmes, então melhor não fazer a comparação. Ja li Percy Jackson e os Olimpianos e a Saga dos Kane, são otimas, tem historias e ficção (claro) juntas, pra quem gosta, fica a dica.

Mica disse...

Também gosto muito de ler livros em séries, Camila. O problema é que algumas séries que resolvi começar a ler são enormes! Leio, leio, leio e nunca acabam, hehehe.
Percy Jackson eu só li o primeiro livro, anos atrás. O segundo (O Mar dos Monstros...acho) eu comprei no ano passado, mas só li o início e empaquei. Está na minha lista de livros empacados na estante e que precisam ser lidos em 2013 (vamos ver se consigo).

Unknown disse...

Eu adorooo a serie fallen já to em paixao .
E espero consiguir ler a serie toda !!
bj

Unknown disse...

vc fica falando besteira sobre um livro perfeito que é fallen, você NÃO SABE CRITICAR ,você fica criticando horrivelmente o jeito que lauren kate escreveu, o livro é perfeitoo ,
ahh ... pelo amor de Deus né ?

Daya disse...

Acabei de ler o livro e achei muito chato. Mas não é um plágio de crepusculo. Tem poucas semelhanças é verdade,mais nada alem disso. E só pra constar as duas sagas são fracas,sem uma história realmente boa e cativante. Querem um conselho? Vão ler Harry Potter,Rangers,Percy Jackson,Jogos Vorazes. Essas é que são sagas legais,com autores(as) realmente talentosos. Quanto a fallen,não vale a pena ler.

Mica disse...

Nunca li Rangers, mas Percy Jackson eu estou penando. Li os dois primeiros e sinceramente achei fraquinho, fraquinho. Mas todo mundo diz que fica melhor depois, quando eles ficam maiores e tal. Vamos ver se me animo a continuar a saga.

Anônimo disse...

Bem, tudo bem você não ter curtido o primeiro livro da série. Mas acho que sua crítica também foi mal escrita, visando que demorou muito para dizer que achou a história cansativa. Bem, eu posso dizer uma coisa, para ter melhores argumentos quando for criticar uma saga, leia ela toda, caso contrário, nem mesmo venha a criticar sem saber mais sobre a história. Tem um motivo para cada coisa que acontece no livro, como por exemplo a ignorância de Luce. Concordo no fato do livro demorar para se desenrolar, mas isso não influencia na qualidade da história. Obrigada por sua atenção.

Anônimo disse...

Primeiramente quero deixar claro que respeito a opinião de todos !
Mas vamos admitir que o que contém a saga de Fallen e a saga Crepúsculo, ou seja o triângulo amoroso, a mocinha apaixonada e rapaz bonitão existe em todas as espécies de livro... Não queiram criticar a autora por isso, pois autores renomados da literatura utilizam-se dos mesmos clichês para criarem suas histórias... Eu li todos os livros da série e adorei todos... E não vejo a hora de lançarem os filmes !

Anônimo disse...

Bem, ele me foi apresentado por uma amiga minha, e pelo enredo, não me interessei muito, afinal, essa coisa de renascer por um amor proibido mas destinado é coisa batida, quem é otaku e otome, já deve ter visto o anime de Arina Tanemura: "Kamikaze Kaitou Jeanne", que a história vem desde adão e eva, mas me bateu uma tristeza quando o enredo de Follen era parecido com um mangá que gosto muito, chamado "Kamika akumaka", muito mais romântico, que não precisava por esse tipo de coisa assustadora e tal.

Anônimo disse...

Pessoas que julgam a série com Crepúsculo, só mostram o quanto são baixos em interpretação.

Postar um comentário