domingo, 20 de abril de 2014

Desafio Literário do Tigre 2014: Fim

DESAFIO LITERÁRIO DO TIGRE
TEMA 4: HYPE DO MOMENTO

Livro: Fim
Autora: Fernanda Torres
Editora: Companhia das Letras

O tema do desafio literário do Tigre de abril parece bem fácil: ler um livro que está na moda. O primeiro que veio à minha mente foi A Culpa é das Estrelas, pois todo mundo que eu conheço ou leu ou está lendo, e gostar do bendito é quase unanimidade. O problema é que eu não estou com a mínima vontade de ler esse livro neste exato momento. Já quis e provavelmente quererei novamente, mas agora, neste mês, neste momento da minha vida, não estou a fim. 

Então, fui pedir socorro à listinha disponibilizada no site do desafio e vi lá no meio de tantos outros FIM, da Fernanda Torres. Dei um pulo de alegria. Eu tenho o livro no meu kindle e estava só procurando uma desculpa para ler para ontem. Foi assim que Fim acabou sendo o meu livro 'hype do momento'. E, embora não seja tão comentado quanto A Culpa é das Estrelas, deve estar na boca do povo, caso contrário eu não teria ouvido falar, já que, vergonhosamente, não acompanho literatura brasileira.

A autora de Fim é a atriz Fernanda Torres e este é o seu primeiro livro. É claro que o fato dela ser uma (boa, na minha opinião) atriz não faz dela uma boa escritora, mas ainda assim eu tinha uma expectativa alta em relação ao seu livro. Não tem jeito, é o maldito prejulgamento: se uma pessoa é boa em uma coisa você espera que ela seja boa em tudo.

Mas não me decepcionei e Fim foi realmente um livro bem escrito e de história amarrada e, apesar dos personagens detestáveis, é envolvente ao leitor.

Em poucas palavras, para não soltar muito da história antecipadamente, o livro conta os últimos momentos da vida de cinco amigos, cada um dono de seu próprio capítulo. O início é sempre em primeira pessoa, contado pelo próprio 'dono do capítulo', discorrendo sobre quem é, como vê a vida, como percebe a morte e traz um retrocesso a dias anteriores, os quais o levaram inexoravelmente aquele momento. Os demais pontos de vista são em terceira terceira pessoa e dão uma luz maior ao leitor sobre quem é o personagem.

O livro intercala muito bem as narrativas e faz uma conexão firme e consistente entre as histórias e a vida de cada um. A autora tem os meus parabéns. Por outro lado, a própria história em si me deixou profundamente deprimida. Os personagens são de um cinismo sem tamanho e a visão que nos é mostrada da vida é tão baixa, mesquinha e vazia que me peguei pensando em várias questões existenciais ao longo da leitura.

Talvez seja bom refletir. Quem somos nós, o que fazemos de nossas vidas, o que realmente queremos para o nosso agora e o nosso futuro e, principalmente, qual a real importância das demais pessoas que nos cercam.

Um livro bem interessante, escrito com convicção e cuidado, mas cínico e deprimente ao extremo. Ainda assim, eu recomendo, vale a pena.

******


******












******


Nenhum comentário:

Postar um comentário