domingo, 1 de junho de 2014

Desafio Literário do Tigre 2014: A Dádiva do Lobo

DESAFIO LITERÁRIO DO TIGRE
TEMA 5: BICHOS

Livro: A Dádiva do Lobo
Autora: Anne Rice
Tradução: Alexandre D'Elia
Editora: Rocco Digital

Mais uma vez o livro que eu li para o DL do Tigre não foi a minha primeira escolha. Você sente quando uma leitura não fluirá rápido o bastante para finalizar dentro do mês e nessas horas a pessoa tem duas opções: força uma leitura que acabará não sendo prazerosa, o que acabará maculando a sua visão do livro, ou desvincula-se de qualquer prazo e escolhe outro título para o desafio. Foi assim que eu acabei com A Dádiva do Lobo, de Anne Rice. 

Eu era muito fã da autora na minha adolescência/início da vida adulta, mas fazia 8 anos que não lia algo dela. Então, no início deste ano eu li As Horas das Bruxas e agora A Dádiva do Lobo.

O livro fala sobre a transformação de Reuben, um jovem de 23 anos, em um homem lobo, após sobreviver a um ataque de uma criatura animalesca que ninguém tem muita certeza do que era. Nos primeiros dias, ainda no hospital, Reuben percebe que algo está diferente com o seu corpo e pequenas mudanças estão ocorrendo, os hormônios de crescimento tão comuns na infância e adolescência estão invadindo uma vez mais o seu sistema, sua audição está muito mais apurada, até que culmina em sua transformação.

Ao contrário da maioria das lendas de lobisomens, o homem lobo de Reuben  não tem qualquer tipo de conexão com as fases da lua. Sua ligação é com a necessidade humana. Os gritos de socorro e o cheiro da maldade é que deflagram a transformação. Pelo menos, até que ele aprenda a controlar seus impulsos.

O restante do livro traz a luta do rapaz para entender no que se tornou, qual o seu propósito na vida e a tentativa de descobrir se há outros como ele, tudo isso enquanto busca não ser descoberto pela polícia que caça com afinco o homem lobo que passou a aparecer em inúmeras cenas de crime pela região, e ainda fugir das investidas científicas da mãe.

O livro é bem fácil de ler e bastante rápido. Na verdade é difícil de parar uma vez que você inicia. Esta talvez seja a característica mais marcante nos livros de Anne Rice. Eles te envolvem, independente da qualidade do que lhe é apresentado.

A Dádiva do Lobo está longe de ser um dos melhores livros da autora. Apesar da leitura fluir com rapidez, ele é um livro maçante. Reuben é um jovem de 23 anos que muitas vezes age como se tivesse 50. E ainda assim, seus momentos humanos são muito mais agradáveis do que os transformados. A verdade é que achei as cena do lobo incrivelmente chatas. Seus pensamentos e atitudes eram repetitivos e faltava empatia. O problema é quando as cenas com Reuben humano passam a ser tão enfadonhas quanto as do lobo.

A autora também tenta uma abordagem filosófica-religiosa sobre o bem e o mal (inclusive, o irmão mais velho de Reuben é um padre), mas não se aprofunda o bastante. São questões jogadas ao vento, de forma cansativa e repetitiva, sem chegar a grandes conclusões e que poderiam muito bem não estarem lá.

Os sentimentos de Reuben também são confusos e muito superficiais. Ou melhor, ele sente muito e com ímpeto, mas são emoções frágeis e quase adolescentes. Há uma personagem feminina que aparece em dado momento do livro que a autora não se preocupa em explicar porquê ela age como age. Ou talvez tente explicar, mas não convence. Fica apenas inverossímil.

Por outro lado, a mitologia dos homens lobos é bem interessante e alguns personagens - em especial Nideck e Margon - chamam bastante atenção e até ganharam a minha simpatia, embora tenham se mostrado aquém ao esperado. Ainda assim, não fiquei muito feliz ao saber que este era o primeiro livro de uma série. A sensação que tive enquanto lia era de que A Dádiva do Lobo podia existir perfeitamente sozinho e me deprime um pouco saber que terei outros pela frente.

Falando assim até parece que eu achei o livro ruim ou que não valeu a pena a leitura, mas valeu. Eu gostei da história, gostei moderadamente de Reuben e me importei com ele enquanto lia. Mas, para quem já leu inúmeros outros livros de Anne Rice, não tem como não comparar e perceber o quão inferior é A Dádiva do Lobo perto de suas outras histórias.

*********

*********


2 comentários:

Samara disse...

Oi Mica! Tenho lido suas resenhas, pois também estou participando do DL do Tigre. Foi por lá que descobri seu blog! Apesar de vc não ter curtido tanto o livro, me deu vontade ler! hehehe
Espero ter a oportunidade em breve!
Abraços!

Mica disse...

Acho que vale a pena ler sim, Samara. Não é um dos melhores livros dela, mas, é como eu disse, uma vez que você começa não consegue parar, hehehe.

Seja bem vinda por aqui ^^.

Postar um comentário