quinta-feira, 26 de junho de 2014

Desafio Literário do Tigre 2014: Lugar Nenhum




"Querido Diário - começou ele. Na sexta-feira eu tinha um emprego, uma noiva, uma casa e uma vida normal (bom, pelo menos até o ponto em que a vida consegue ser normal). Então encontrei uma moça sangrando na calçada e tentei bancar o Bom Samaritano. Agora não tenho mais noiva, casa ou emprego, fico andando a esmo a uns sessenta metros abaixo das ruas de Londres e minha expectativa de vida é tão longa quanto a de uma drosófila suicida". (Lugar Nenhum, pág. 121)

DESAFIO LITERÁRIO DO TIGRE
TEMA 6: AUTORES QUERIDOS

Livro: Lugar Nenhum
Autor: Neil Gaiman
Tradução: Juliana Lemos
Editora: Conrad
Páginas: 334

O que fazer quando, no mês dos "autores queridos", você descobre que não está a fim de ler algum livro dos seus autores preferidos? Ou porque já leu todos, ou porque não tem acesso no momento ao livro que quer, ou simplesmente porque não está a fim do tipo específico de literatura no momento?

Ainda assim, no meu caso foi fácil contornar a situação, pois eu lembrei que tinha Lugar Nenhum ainda não lido na minha estante e eu  amo Neil Gaiman (embora tenha uma relação de amor-indiferença com suas histórias, mas isso já é assunto antigo).


Comprei o livro em dezembro de 2012 em uma promoção imperdível e pretendia ler o bendito logo em seguida, mas no início de 2013 eu ouvi o radio drama de Neverwhere (Lugar Nenhum) feito pela BBC e a história ficou marcada a ferro na minha memória. Por isso decidi aguardar um pouco para me aventurar no livro, senão perderia metade da graça.

A boa notícia é que o radio drama era realmente bom e seguia o livro à risca. Sem falar que o elenco era estelar:

James McAvoy (Richard Mayhew)
Natalie Dormer (Lady Door)
David Harewood (Marquês de Carabas)
Sophie Okonedo (Hunter)
Benedict Cumberbatch (Islington)
Anthony Head (Croup)
David Schofield (Vandemar)
Bernard Cribbins (Old Bailey)
Romola Garai (Jessica Bartram)
Christopher Lee (Conde da Corte do Conde)
e por aí vai.

Infelizmente a BBC não disponibiliza mais o drama no itunes, mas, se você entende inglês e conseguir acesso por meios alternativos, vale muito a pena.  E, embora eu tenha ouvido os 6 episódios do drama ano passado só agora, depois de ler o livro, é que fui pesquisar sobre a história. Curiosidade tardia, eu sei.


Neil Gaiman criou Lugar Nenhum para a rede de televisão britânica BBC2 em 1996 como uma série em 6 episódios e depois escreveu o livro. Entre uma olhada e outra no youtube é possível encontrar várias cenas da minissérie, é só procurar por Neverwhere. Inclusive, quem interpretou o anjo Islington nessa minissérie foi Peter Capaldi, o novo Doctor, de Doctor Who. Cá entre nós, gostei mais do Islington de Capaldi do que o de Cumberbatch, mas isso porque não gostei do tom de voz que Cumberbatch usou para caracterizar o anjo (chega a ser estranho dizer isso, já que a voz do ator é fantástica, mas eu realmente não simpatizei com o anjo dele. Coisas da vida).

Apesar de eu ter ouvido o radio drama um ano atrás e não ter a melhor das memória, dessa vez eu lembrava bastante bem dos acontecimentos. Talvez Lugar Nenhum tenha realmente me marcado...ou talvez tenha sido a voz (e o sotaque escocês) do James McAvoy. Seja como for, a minha leitura foi permeada pela imaginação que eu fiz dos acontecimentos quando ouvi o drama. É até engraçado perceber como eu encaixava direitinho as vozes dos atores nos diálogos dos personagens enquanto lia. O que eu senti foi bem interessante, diferente de assistir a um filme ou uma série de tv e depois ler o livro, pois, apesar de ter a voz para me guiar, o radio drama proporciona ao espectador quase a mesma experiência criativa que o leitor tem, já que precisa imaginar os arredores, os personagens e todo o resto simplesmente com aquilo que capta por meio do som. A história ajuda, é claro, já que ela foi pensada como uma minissérie. Nem sempre uma obra literária consegue ser bem transportada para outra mídia, porém deste problema não sofre Lugar Nenhum. 



Mas qual a história, afinal? Porque falei, falei e nada expliquei até agora. Bom, o parágrafo do livro que coloquei lá em cima para abrir este texto é basicamente um resumo do tema do livro, mas sem entregar realmente muita coisa.

Richard Mayhew é um jovem escocês que foi morar em Londres à trabalho, conheceu uma jovem bastante diferente dele, mas a quem ama de verdade e está noivo. Ele é o tipo de homem tranquilo, comum, que não se impõe diante da vida e dos acontecimentos. Um cara legal, manipulável até certo ponto, e que não tem algum grande traço de personalidade. Pelo menos, até ele conhecer Lady Door, uma garota que apareceu machucada na frente dele enquanto caminhava com a noiva para um jantar com o chefe dela. Contrariando a vontade de Jessica (a noiva), Richard ajuda a garota e a leva para o seu apartamento, já que ela se nega a ir a um hospital. É quando a vida de Richard vira de ponta cabeça. 

Lady Door é habitante de Londres...mas não da nossa Londres, não da Londres de cima, e sim da Londres de Baixo. Essa 'outra cidade' é basicamente um submundo, onde boa parte dos esquecidos e rejeitados da nossa sociedade vai parar. Um lugar estranho, dividido por Casas e Cortes, onde os ratos falam, pessoas entendem, o tempo passa de forma diferente e, principalmente, um lugar onde seus habitantes não são vistos pelos moradores da Londres de Cima.

A família de Lady Door foi assassinada e ela está sendo perseguida e, tentando escapar, abre uma porta para a Londres de Cima em busca de ajuda e é quando envolve Richard na confusão. Isso porque ao ajudar Door, Richard 'desapareceu' de Londres de Cima. Ninguém mais consegue vê-lo ou mesmo lembra da sua existência, o que o obriga a ir até Londres de Baixo em busca de Door, na tentativa de ajudá-la para, quem sabe, conseguir voltar para a sua antiga vida.

O livro trata basicamente da trajetória desses dois e de alguns outros personagens chave (o Marquês de Carabas e  Hunter, principalmente) até o anjo Islington, que, segundo uma mensagem deixada por Lorde Pórtico (pai de Door) antes de morrer, poderia ajudá-la. 

Neil Gaiman desenvolve a fantasia de uma forma brilhante e joga bastante com as palavras. Boa parte do duplo sentido do que ele escreveu no livro acabou se perdendo na tradução - várias palavras simplesmente não funcionam em português ou até traduzi-las o impacto é diluído - sem falar que, com certeza, o prazer é muito maior para os habitantes de Londres, ou mesmo visitantes que conheçam mesmo a cidade, pois as pessoas que Lady Door e Cia visitavam em Londres de  Baixo tinham todas nomes relacionados com locais da própria Londres ou mesmo de estações de metrô.

No fim o leitor desavisado acaba por perder esses agrados do autor, os quais enriquecem a obra, mas ainda assim consegue se divertir com o que está lendo, porque a história em si é boa e os personagens cativantes...ou não....Richard é irritante em sua submissão tranquila e conformismo desesperado, mas ainda assim eu torcia por ele, gostava do rapaz. E é dele uma das frases que mais me marcaram:

"Richard havia percebido que os acontecimentos são seres covardes. Eles nunca acontecem sozinhos: vêm numa matilha, pulando juntos sobre alguém ao mesmo tempo".

Foi uma boa escolha para o tema de junho do Desafio e meu amor por Neil Gaiman continua intocado.

*******



*******


2 comentários:

Marina disse...

Também tive dificuldade na minha escolha para o mês de junho, porque tenho vários autores queridos, mas não queria ler nenhum deles. Amo Lugar Nenhum, amo Gaiman. Não vejo a hora de conseguir baixar o radio drama, porque só li o livro e assisti à série. Fiquei até com vontade de ler de novo.

Noris disse...

Ainda não ouvi o rádio-drama, mas já baixei aqui os episódios. Que legal sua escolha para o desafio deste mês, foi a mesma que a minha :-D

Parabéns pela resenha!

Postar um comentário