quarta-feira, 22 de maio de 2013

Doctor Who: The Name of the Doctor (7x14)



Série: Doctor Who
Episodio: The Name of the Doctor
Temporada:
Nº do episódio: 7x14
Data de Exibição: 18/05/2013
Roteiro: Steven Moffat
Direção: Saul Metzstein


“Eu não sei quem eu sou. É como se eu estivesse sendo despedaçada em um milhão de partes e há só uma coisa que eu lembro: Eu tenho que salvar o Doutor.
Ele sempre está diferente, mas eu sempre sei que é ele. 
Algumas vezes eu penso que estou em todos os lugares ao mesmo tempo, correndo a cada segundo apenas para encontrá-lo, apenas para salvá-lo, mas ele nunca me ouve. Quase nunca.
Eu voei para este mundo em uma folha. E ainda estou voando. Não acho que eu vá pousar algum dia.
Eu sou Clara Oswald. Eu sou a Garota Impossível. Eu nasci para salvar o Doutor.”
(minha tradução mequetrefe)


E assim começou The Name of the Doctor. O primeiro minuto do episódio já explodiu o meu raciocínio e eu virei geleinha pelos quarenta e tantos minutos restantes. Chorei, gritei (de nervoso, de emoção, de alegria, de raiva) e ri como uma louca o episódio inteiro. Esse final de temporada mexeu de tal forma comigo que não sei o que falar. O impacto foi absurdamente grande e faz três dias que tenho tentado traduzir em palavras a balbúrdia que está o meu pensamento. Sem muito sucesso, devo acrescentar.

Enfim, terminou o mistério de Clara Oswin Oswald. Não poderia ser mais simples, e por isso mesmo tão forte. Clara é realmente nada mais do que uma garota humana normal, e ainda assim, é aquela que aceitou morrer inúmeras vezes, em inúmeros corpos, sempre um eco dela mesma, para que o Doutor não fosse apagado da existência.

O Doutor influenciou muita gente, salvou e destruiu mais povos do que é possível contar, mas acho interessante que seus companions nunca estão ali à toa, sempre tem um papel determinante em sua vida.


Foi de um carinho sem tamanho de toda a produção de Doctor Who ao dar aos fãs a oportunidade de terem um vislumbre das demais regenerações do Doutor. Essa conexão que estão fazendo com as antigas temporadas de Doctor Who torna a série mais homogênea e inevitavelmente desperta a curiosidade pelos episódios clássicos.


O difícil, pelo menos para mim, é conseguir entender exatamente como esta dispersão de Clara pela timeline do Doutor funciona. Ela viveu vidas completas, creio eu, algumas nascidas na Terra, outras em planetas diversos e até mesmo uma vez em Gallyfrey (uma Time Lady ou apenas uma gallifreyana que por acaso era técnica de TARDISes). Talvez tenha influenciado o Doutor em silêncio algumas vezes (várias vezes, provavelmente, caso contrário A Grande Inteligência teria vencido), houve ocasiões que sua influência foi mais palpável, como a que sugeriu que ele furtasse a TARDIS correta (a TARDIS que o queria com ela e o aceitaria) e por duas vezes conseguiu que o próprio Doutor tomasse conhecimento de sua existência. O que inevitavelmente acabou levando ao seu encontro real com o Doutor e a acompanhá-lo em suas aventuras.

O que me tira o sono são duas coisas distintas:

1) Nas duas vezes que o Doutor a incluiu em sua vida, ela não lembrava quem era ele e qual era a sua missão. Por que nas demais vezes ela sabia exatamente para o que nascera independente de ter contato ou não com o Doutor?

2) Clara diz que tudo aquilo já aconteceu e ele lembrar-se dela por duas vezes é a prova disso. No passado do Doutor ela já corrigiu a devastação provocada pela Grande Inteligência, portanto Clara deve ser a pessoa a entrar na timeline do Doutor e corrigi-la. Sendo assim, por que o Doutor recorda das duas últimas vezes, mas não do dedinho de Clara em sua primeira aventura, furtando a TARDIS? A menos que a escolha da TARDIS tenha sido a última alteração feita tanto pela Grande Inteligência quanto por Clara, e por isso por todo esse tempo o Doutor não havia conhecido ainda a garota, mas agora já se lembre do seu primeiro encontro.

Outro ponto alto do episódio foi a despedida de River Song. Como eu gosto desta personagem e de sua interação com o Doutor! Não é todo mundo que entra na história do Doutor dando a própria vida para salvá-lo. E os dois já passaram por tanta coisa juntos. Centenas de anos se encontrando e reencontrando, brigando e se amando criando um vínculo que é muito difícil romper. A hora que ele reconhece a existência de River e confessa o quanto o faria sofrer falar com ela, quebrou o meu pobre coração. O Doutor precisa viver todos os dias sabendo que ele foi o responsável pela morte de River há mais de 300 anos, e por todo esse tempo ela esteve presa a um mundo virtual, simplesmente porque quando ele a ‘salvou’ não tinha a menor ideia da importância que ela teria para ele no futuro ou mesmo imaginou que River permaneceria naquele mundo virtual por tantos séculos.

Eu gostei da forma como trouxeram a River pós-biblioteca para a vida do Doutor. Não é como se a Biblioteca tivesse sido invalidada, muito pelo contrário. Ela esteve mais presente do que nunca e por isso foi tão mais dolorido. Juro que não entendo as pessoas que não gostam da Professor Song.


O beijo foi um toque especial. Apaixonado, sofrido, real. Mas a frase do Doutor logo após o beijo foi ainda melhor: “Since nobody else in this room can see you, God knows how that looked”. (minha tradução mequetrefe: “como ninguém mais nesta sala consegue ver você, sabe Deus o que isso pareceu”). Impossível não rir...especialmente porque era exatamente o que eu estava pensando naquele momento.

O que eu não consegui engolir muito bem foi o motivo da ida para Trenzalore. Tudo bem, eu entendi que Madame Vastra achou que seria necessário fazer a mesa redonda com as pessoas mais próximas ao Doutor para falar do suposto mistério que o prisioneiro avisou (por que ela chamou a River pós-biblioteca e não uma versão qualquer da River ainda viva!?), mas não podia fazer um chamado para o próprio Doutor e esperar ele dar as caras e avisá-lo? Teria impedido alguns problemas....Jenny não teria morrido (fico feliz dela ter sido revivida ao final, pois adoro a Jenny, mas seria ainda mais emocionante se ela tivesse morrido definitivamente) e ninguém seria levado a Trenzalore como chamariz para o Doutor. E sem o Doutor aparecer no planeta, não teria Grande Inteligência interferindo com a timeline dele e por aí vai.

Mas como esse foi o plot que arrumaram para levar o Doutor e Cia para o planeta cemitério, não vou criar muito caso, mesmo porque os motivos para ele ir à Trenzalore no final das contas foram irrelevantes, o que importava mesmo era o que aconteceria lá.

Duas coisas na TARDIS morrendo em Trenzalore me deixaram levemente preocupada: o vidro rachado (que é justamente o que acontece quando o Doutor pousa no planeta...era de se imaginar que se a morte fosse muito tempo depois a TARDIS já tivesse se consertado, não?), e o interior (que é o atualmente usado pelo Doutor, não tem jeito). E agora, José!? Isso quer dizer que o Doutor vai morrer de vez nesta regeneração!? Ou eles simplesmente vão ignorar Trenzalore no futuro do Doutor? Ou ainda, puro erro de continuidade?



E por que ao morrer a tumba do Doutor guardava as cicatrizes das passagens do Doutor ao longo dos universos? Certo, ele disse que corpos eram ‘chatos’, mas a verdade é que em outras ocasiões ele teve um corpo ao morrer (como em Turn Left, por exemplo). A menos que, após morto há algum tempo, o corpo de um Senhor do Tempo se transforma em energia, marcando a timeline de cada um. É difícil seguir o que é oficial e o que é mutável na história de Doctor Who...

E o grande final, aquele que tirou o sono de todo fã ao redor do mundo: John Hurt. O Doutor diz que essa é a parte dele que fez coisas que ele não faria usando o nome de Doutor. As teorias já começam a pipocar.

1) Esta é uma versão entre o 8° e o 9°, que fez coisas horríveis na Guerra do Tempo e por isso o Doutor o apagou de sua existência. Eu acho que é a mais provável ("O que eu fiz, eu não tive escolha. Eu fiz em nome da paz e da sanidade"), mas também seria a opçã que mais me desagradaria. Primeiro porque isso diminuiria o papel do Oitavo na Guerra do Tempo (e já tivemos tão pouco dele...deixem-no ao menos ser o responsável por acabar com a guerra), e depois porque isso invalidaria todas as vezes que o Doutor falou sobre o que fez, a destruição, a culpa... Tudo o que ele fez foi uma escolha consciente, ele fez como Doutor e nunca negou isso.
2) John Hurt é uma versão anterior à primeira regeneração. Ele é o motivo pelo qual o Doutor abandonou o próprio nome e se tornou O Doutor. É a minha teoria preferida (embora o próprio Doutor diz que ‘esse é aquele que quebrou a promessa’, o que dá a entender que já fosse chamado de Doutor antes de cometer as atrocidades que cometeu).
3) É o Valeyard (a amálgama das regenerações anteriores, que aparece entre a Décima Segunda e a última regeneração....ainda não vi o episódio que o Valeyard aparece, por isso não posso falar muito sobre o assunto). Não gosto muito desta teoria também, mas ainda acho mais interessante que a teoria 01.
4) Bom, ele também pode ser The Storm ou The Beast (conforme mencionado pela Grande Inteligência), duas formas pela qual o Doutor é conhecido, mas como eu não sei lhufas sobre elas, não me atreverei a falar besteira por aqui. Se alguém tiver alguma contribuição a respeito, sinta-se à vontade para compartilhar.


E é isso...resta-nos esperar até dia 23 de novembro para o aniversário de 50 anos de Doctor Who, onde o mistério será revelado. Até lá, há tempo de sobra para fundir a cuca tentando descobrir quem é John Hurt no passado do Doutor (e ainda continuar surtando com a maravilha que foi The Name of the Doctor).

 “I don’t know where I am. I just know I’m running.
Sometimes it’s like I lived a thousand lives in a thousand places.
I’m Born, I live, I die. And always there’s the Doctor.
Always I’m running to save the Doctor. Again, and again, and again.
And he hardly ever hears me. But I’ve always been there.
Right from the very beginning. Right from the day he started running.
I don’t know where I am. I don’t know where I’m going or where I’ve been.
I was born to save the Doctor, but the Doctor is safe now.
I’m the Impossible Girl and my story is done.”

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá... Meu nome é Rafaela e sou uma "aprendiz" de whovian ainda, mas posso dizer que achei seus resumos de Doctor Who dos mais completos e fáceis de se entender que encontrei. Confesso que nao cheguei a esse episódio ainda, mas acabei por ler o texto, uma "fraqueza" minha kk ;D Estou apreensiva com a continuidade da série, ansiosa pelo especial dos 50 anos e torcendo para que Moffat se supere mais uma vez, mas que desfaça pelo menos alguns nozinhos da nossa cabeça. Bem, acho que é isso. Espero que não tenha parado com o blog, acompanharei sempre. Obrigada pela atenção. Beijos importados de Gallyfrey.

Postar um comentário