domingo, 5 de janeiro de 2014

Filmes de 2013 - Parte I

Nesse ano que passou eu lembrei de anotar os filmes que vi, tanto no cinema quanto os que eu vi por aí, no computador ou na tv. Foram 45 no total, bem menos do que eu gostaria, mas em um ano bem tumultuado a conta até que foi maior do que o esperado.
Geralmente a medida em que eu assistia eu fazia um resuminho básico das minhas opiniões e postava no facebook. Por motivos de conveniência e economia de tempo (e falta de memória), colocarei aqui basicamente o que escrevi a cada postagem. Fiquem avisados que não foram comentários muito úteis...na verdade, alguns (a maioria) foram bem fúteis, mas deixa quieto.


PS: Quando fui digitar, percebi que falar de 45 filmes, mesmo que fosse só um parágrafo para cada, daria um texto gigante. Por isso dividi em 3 partes e postarei uma por dia ou algo assim.


01) Rurouni Kenshin: Meiji Kenkatu Roman Tan (2012) - Foi o 1° filme que vi no ano e uma grata surpresa. Sou fã de Kenshin e tinha cá um certo receio de que fossem estragar o filme, mas não é que o negócio ficou bom? Atores legais, bem escolhidos, cenas bem feitas, historia regular. Um primor. E fazia um bom tempo que eu não via nada falado em japonês, foi bom para lembrar o cérebro de que não existe apenas inglês e português por este mundão afora. 

02) The Fall (2006) - Muito bonito o filme. Não é para todos os gostos, já que ele é bem visual, meio lúdico e um tanto quanto parado, mas a história é muito legal, especialmente como eles mesclam a realidade do paciente do hospital contando a história para a garotinha, tentando convencê-la a ajudá-lo a se suicidar, e a fantasia que ela criava a medida que ouvia a história.
A atriz que faz a pequena Alexandria é muito boa para a idade dela, e sua personagem é uma das poucas crianças de filmes que realmente age como uma criança real.
Lee Pace também está maravilhoso, mas isso é chover no molhado. Espetacular a forma como ele coloca sentimento e vida ao seu personagem e consegue emocionar e tornar crível a situação desesperada na qual o seu Roy se encontrava. E ele é lindo demais, o que é sempre um bônus bem vindo. Fiz texto específico sobre este filme aqui.

03) Cosmopolis (2012) - É um filme estranho. Não ruim, na verdade, bem interessante, mas cansativo. Eu gostei de praticamente tudo, menos o final, mesmo que eu saiba que aquele final era basicamente o motivo de ser do filme inteiro. E Robert Pattinson não decepcionou no papel principal e serviu para tirar um pouco o ranço que a saga Crepúsculo deixou no rapaz.

04) Soldier's Girl (Um amor na Trincheira) (2003) - Pois é, no início do ano eu estava experimentando uma obsessão bastante saudável com o Lee Pace, então vi todos os filmes e séries onde ele aparecia e eu conseguia acesso. Esse filme em particular foi muito bonito. Não tanto pela produção (era um filme de baixo orçamento, nada muito excepcional), mas a história arrancou lágrimas. E a interpretação do Lee Pace foi digna de aplausos. Eu o acho um grande ator e ele nunca decepciona em tela.
Esse filme fala sobre o caso real de um transsexual (Calpernia Addams) que conhece um soldado e os dois se apaixonam e o desenrolar que esse relacionamento terá sobre a vida do soldado, principalmente em uma época onde vigorava com toda força a lei do 'não pergunte, não conte'.

05) 30 Beats (2012) - Ainda na onda 'Lee Pace' resolvi assistir 30 Beats. Que filminho mequetrefe! Não é horrível, mas é tão sem razão de ser. Não leva a lugar algum!
Basicamente é um dia de calor insuportável em New York e a forma como algumas pessoas agem (sexualmente) diante desta onda absurda de calor (bem parecida com a que andamos tendo por aqui, diga-se de passagem). Cada personagem entrelaçava com algum personagem da história seguinte e daí por diante, mas só vale a pena mesmo para ver alguns atores. Uma boa ideia mal aproveitada.

06) Possession (Sombras de um Desejo) (2008) - Lee Pace e Sarah Michelle Gellar. Eu gostei do filme, embora tenha achado o final alternativo mais do meu agrado do que o final real do filme (mesmo assim, o meu alternativo ainda seria levemente diferente do alternativo gravado).
O filme é sobre uma mulher que vê sua vida virar de cabeça para baixo quando o marido e o cunhado sofrem um acidente de automóvel e o cunhado acorda acreditando que é o irmão (que continua em coma). O detalhe da história é que a mulher não suporta o cunhado, pois ele é meio que a ovelha negra da família, já foi preso e tudo, então é bem difícil para ela lidar com a situação do cunhado achando que é o marido dela e tudo o mais.
Não é nenhuma obra-prima, mas vale o tempo na frente da telinha.

07) Lincoln (2012) - Sim, Lincolnfoi indicado ao Oscar e eu estava torcendo por ele. Gostei demais, embora, admito, o motivo de eu ter assistido naquele momento específico é porque era mais um dos filmes da listinha do Lee Pace. E me dei conta que eu conhecia bem pouco da história do Presidente Lincoln e várias vezes interrompi o filme para pesquisar na internet algumas informações mais acuradas. 
Certo, o filme é bem lento, o que permitia algumas paradas para pesquisa para eu não morrer de sono (estava assistindo de madrugada, eu tenho uma desculpa!), mas nem por isso eu o achei ruim, muito pelo contrário, eu realmente adorei cada minuto e queria muito que ganhasse o Oscar.

08) Silver Lining Playbook (O Lado Bom da Vida) (2012) - Muito bom o filme. Leve, quase uma sessão da tarde, mas ainda assim com qualidade e conteúdo. Também li o livro um pouco depois e os dois são bem diferentes em alguns pontos, mas ambos igualmente bons. E não foi à toa que Jennifer Lawrence ganhou o Oscar e Bradley Cooper foi indicado. 

09) Les Misèrables (Os Miseráveis) (2012) - Vi e chorei até não sobrar mais lágrimas em mim. E isso porque já tinha visto um milhão de vezes as versões do 10° e 25° aniversário.
Filme belíssimo. Demorei um pouco para me acostumar a ver o musical em filme, mas nada me impediu de chorar feito bebê desde o início.
Ao contrário do povo em geral, eu gostei do Russell Crowe como Javert. Ele só não é tão maravilhoso como o Phillip Quast, que é insuperável.
Eu amo a Éponine, mas só sofre esta menina! Samantha Barks é magnífica e não decepcionou no papel (como eu sabia que não o faria, ainda mais que ela já interpretou a personagem no teatro), mas ninguém suplantará Lea Salonga no meu coração no papel de Éponine.
E qual não foi a minha surpresa e felicidade ao ver o Colm Winkinson como o Bispo no filme? Ele foi o Valjean que me fez amar Les Misérables...(embora eu também tenha gostado muitíssimo do Hugh Jackman. Merecidíssima indicação ao Oscar).

10) Miss Petigrew Lives for a Day (A Vida Num Só Dia) (2008) - Não é um filme maravilhoso, na verdade é meio bobo, mas o Lee Pace está incrivelmente lindo, então eu saí ganhando. E ainda tinha o Ciarán Hinds como bônus!

11) Argo (2012) - Muito, muito bom. Fiquei de coração na mão uma boa parte do filme, embora eu ache que teve um momento que ficou muito...cinemão americano. Mas sinceramente adorei. E o Ben Afflect de barba...Senhor!!! Meus sais!
Eu estava torcendo por Lincoln no Oscar, mas não me decepcionei por Argo ter ganhado. Tirando a cena final no aeroporto (que foi total sessão da tarde), o filme se sustentou muito bem.

12) Flight (O Voo) (2012) - Este eu consegui ver no cinema. Muito bom, mas não incrível. Há duas coisas que se destacam: a queda do avião (ótima a cena...embora não tão impactante quanto o tsunami de O Impossível) e a atuação do Denzel Washington. O desenrolar do filme é mais moroso e eu não sou muito fã do tema, mas ainda assim não me arrependi de ter visto. O final é um misto de surpreendente com o óbvio, então, em uma análise geral, saiu ganhando.
Não é o filme do ano, mas valeu o ingresso.

13) Django Unchained (Django Livre) (2012) - Não vou me atrever a comentar Django. Eu vi no último minuto do 2° tempo antes do Oscar (estava passando o Red Carpet e eu decidi ver Django bem neste momento), pois queria saber se deveria ou não torcer para ele ganhar. No final das contas acabei vendo o Oscar só no dia seguinte, mas isso não vem ao caso.
Sem maiores comentários, direi apenas que gostei, mas não achei tão incrivelmente fantástico como todo mundo parece ter achado. Talvez porque o filme acabou sendo longo demais e eu me cansei.

14) Dezesseis Luas (Beautiful Creatures) (2013) - Carreguei o meu irmão para o cinema comigo comigo, coitado. Mas gostamos do filme, ou de quase todo ele. Acho que a primeira metade foi bem interessante, especialmente porque a narrativa é do rapaz e ele era um cara realmente simpático (e o ator tinha muito carisma). Na segunda metade é que a coisa degringolou e ficou tudo muito disperso, fantasioso, impossível, com efeitos estranhos e cenas questionáveis. Não horrível, mas definitivamente não terminou bem para o pobre filme.

15) Psicose (Psycho) (1960) - Norman era uma graça...dá até pena do coitado na maior parte do tempo. Mas o filme é muito bom e mesmo sabendo o que iria acontecer teve algumas cenas bem tensas. Eu só acho que eles exageraram na música de suspense em alguns momentos, principalmente na primeira metade do filme. As músicas não combinavam com as cenas, ficava estranho.

2 comentários:

Iasman disse...

Oi, me chamo Iasman e estou numa fase muito Lee Pace pro meu gosto rsrsrsrsrsrsrrsrs e adoraria ver todos os filmes dele que eu conseguir, só que não estou encontrando Soldier's Girl e nem The fall que logo são os que mais eu gostaria de ver. Se você tiver algum endereço de link para me passar, para que eu possa assistir eu te agradeço, se tiver legendado, melhor ainda.
Muito obrigada!

Iasman disse...

Oi, me chamo Iasman e estou numa fase muito Lee Pace pro meu gosto rsrsrsrsrsrsrrsrs e adoraria ver todos os filmes dele que eu conseguir, só que não estou encontrando Soldier's Girl e nem The fall que logo são os que mais eu gostaria de ver. Se você tiver algum endereço de link para me passar, para que eu possa assistir eu te agradeço, se tiver legendado, melhor ainda.
Muito obrigada!

Postar um comentário