domingo, 13 de julho de 2014

Doctor Who - Conhecendo o 8° Doctor

Eu, assim como boa parte dos fãs atuais, conheci Doctor Who somente após a série voltar ao ar em 2005. Desde então, tenho assistido uma ou outra coisa com os Doutores antigos (tentando ver desde o início, com o Primeiro, lendo alguns livros, ouvindo alguns áudio books, áudio dramas e afins). 

Não lembro bem quando assisti ao filme de 1996 com o 8° Doutor. Foi em 2013, mas não sei se foi antes do especial de 50 anos ou depois. Só sei que o filme é bem mediano (para não dizer ruim), aquém à série como um todo e de canonicidade duvidosa (tem muita coisa ali que é contrária a tudo o que já foi dito na série). No entanto, por mais mequetrefe - e americanizada - que seja a história, o filme deixa o maior legado que os fãs poderiam esperar: Paul McGann como o Oitavo Doutor.

Até 2013 o filme havia sido a única participação televisiva do 8°. Mas, graças ao especial de 50 anos da série, nós fomos brindados com um mini episódio de pouco mais de 6 minutos mostrando a regeneração do 8° para o ... bom, para o Time Lord da guerra (John Hurt) que precede a regeneração ao 9° Doutor (Christopher Eccleston).

Para muita gente pode parecer loucura o que eu vou dizer, mas a verdade é que eu fiquei quase mais feliz com esse mini episódio especial do que com o próprio filme comemorativo dos 50 anos. Enquanto todo mundo vibrava com a volta de David Tennant e Billie Piper (eu também fiquei super feliz, deixo isso bem claro) eu pulava de alegria ao ver mais uma história com o 8° Doutor, porque um filminho só não era o suficiente e o grande público precisava saber da existência dele.

Infelizmente não achei o mini episódio com legendas, mas...vale a pena mesmo assim:


O que bagunçou a minha mente mesmo foi que o Oitavo menciona o nome de vários companions dos quais eu nunca tinha ouvido falar. E comecei a ver o povo vibrando nas redes sociais porque o mini episódio tinha tornado cânone as histórias da Big Finish com o 8°. Eu eu com cara de playmobil, pensando "histórias da Big Finish? Como assim?". Foi aí que eu descobri que, embora o 8° tenha aparecido na tv apenas em um filme e um mini episódio, ele tem toda uma vida - várias temporadas - em áudio dramas, interpretado brilhantemente pelo Paul McGann.

Eu fui ao céu! E, claro, dei um jeito de colocar a mão nos áudio dramas. São vários e eu ainda não ouvi nem a metade, mas, enquanto o povo sofre com a espera da estreia da nova temporada (23 de agosto parece que nunca chega) para finalmente conhecerem o 12° Doutor, eu tenho aproveitado para me deleitar com inúmeras temporadas com o 8°. E gosto tanto, mas tanto, que o Oitavo já ganhou o segundo lugar na minha classificação de Doutores preferidos. Uma pena mesmo que poucos fãs o conheçam...e muitos nem terão a oportunidade, por mais que queiram, pois áudio dramas exige conhecimento de inglês, não tem como burlar a regra neste caso.

Como a Big Finish (empresa que produz áudio books e áudio dramas) tem muito material, com vários Doutores ao longo do caminho (eles tem os direitos para produção de histórias do 1° ao 8° Doutores), eu precisei ser bem específica no que gostaria de ouvir, por isso peguei apenas os áudios referentes ao 8° Doutor - que já são muitos! - e deixarei os demais para ouvir ao longo da vida (ou, como perguntou um amigo meu, quantas vidas eu pretendo usar para ouvir tudo isso!?).

Comigo eu tenho 32 histórias das que são lançadas mensalmente pela Big Finish, e 36 das chamadas The Eight Doctor Adventures. O 8° ainda aparece nas histórias chamadas de Dark Eyes, mas a estas eu ainda não tive acesso.


Até agora eu já ouvi 16 histórias das séries mensais, todas com a mesma companion, Charley Pollard e, a partir do episódio The Creed of the Kromon, também se junta ao grupo C'rizz, um alienígena do Universo Divergente:

BF016 - Storm Warning
BF017 - Sword of Orion
BF018 - The Stones of Venice
BF019 - Minuet in Hell
BF028 - Invaders from Mars
BF029 - The Chimes of Midnight
BF030 - Seasons of Fear
BF031 - Embrace the Darkness
BF032 - The Time of the Daleks
BF033 - Neverland
BF050 - Zagreus
BF052 - Scherzo
BF053 - The Creed of the Kromon
BF054 - The Natural History of Fear
BF055 - The Twilight Kingdom
BF061 - Faith Stealer

Os áudios são longos, cada história é dividida em 4 partes (algumas poucas em 3), o que soma mais de duas horas para cada história. Geralmente eu ouço os áudios quando estou fazendo caminhadas, o que significa que preciso caminhar muito mais do que tenho feito atualmente...

Em breve farei um post falando sobre os áudios que já ouvi e minhas impressões das temporadas até agora.


Nenhum comentário:

Postar um comentário