quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Desafio Literário do Tigre 2014: Guilty Pleasure

E chegamos ao último mês do ano (bom, ao último dia do último mês, porque eu me enrolei para postar mais uma vez). É com tristeza no coração que encerro o Desafio Literário do Tigre, o qual veio para ocupar o espaço do Desafio Literário no meu coração e no meu planejamento anual de leitura. Para o próximo ano preciso organizar novas metas...

DESAFIO LITERÁRIO DO TIGRE
TEMA 12: GUILTY PLEASURE

Livro 01: As Feiticeiras de East End
Autora: Melissa de la cruz
Editora: ID

Livro 02: O Beijo da Serpente
Autora: Melissa de la cruz
Editora: ID



A ideia era ler algum livro que nós tivéssemos vontade, mas que sentíssemos uma cerca vergonha de confessar que queríamos ler. Sabe como é, os famosos guilty pleasures. Eu não conseguia pensar em algum título, pois todos os que eu fico meio envergonhada de gostar eu já li... mas lembrei desta série de tv que eu amo e que sei que passa anos-luz de ser uma série "de respeito": Witches of East End.

E foi o meu amor pela série (já cancelada) que me fez escolher os livros que a originaram. Li logo de cara os dois primeiros livros (que já foram lançados em português) e apenas o terceiro ficou para trás.

Os livros são bem diferentes da série e, contrariando a maioria dos casos, a série de tv é bem melhor do que sua contraparte literária. A autora não é muito boa, seu texto é simples demais e nitidamente ela errou o seu público alvo. Quero dizer, Melissa é escritora de young adult, mas em As Feiticeira de East End ela quis atingir outros leitores, utilizando personagens adultas e muitas cenas de sexo. O problema é que a maturidade de sua história ficou apenas nisso: na idade das personagens e nas cenas de sexo (que nem ao menos eram boas). Todos os conflitos, sentimentos, desenvolvimento da trama, linguagem utilizada, eram de adolescentes, o que não seria terrível, se a autora tivesse usado personagens com idades condizentes com sua história (e comportamentos descritos).

Mas ainda assim não seria um bom livro, porque ele não foi bem escrito. Existem ótimos autores para jovens, e Melissa de la cruz não é uma delas. Eu tinha a sensação de ter nas mãos uma fanfiction mal escrita, com uma autora que não sabia transpor para o papel as cenas que passavam em sua mente.

O meu carinho pela série de tv me fez ler o primeiro livro com paixão. Tudo bem, tem muita coisa diferente, inclusive as idades e descrições físicas das personagens, mas ainda assim eu via naquela gente minhas personagens queridas da tv. No segundo livro isso já ficou bem mais difícil.

O engraçado é que enquanto eu lia, eu pensava nos pontos que a série de tv deixou em aberto, como não trabalharam algumas coisas, os grandes furos de roteiro...o triste é que o livro não ajudou com isso, já que a ideia era a mesma, mas o desenrolar bem diferente e, para dificultar minha vida, ainda mais cheio de buracos do que a série de tv.

E antes que digam que não falei sequer do que se tratam os livros, em resumo é o seguinte:

Há nove mundos no universo conhecido: Asgard, Midgard, Álfheim, Nifheim, Jotunheim, Muspellheim, Nidavellir, Svartalfheim, Vanaheim. Nós moramos em Midgard, a Terra do Meio. 

As personagens principais do livro são deusas vindas de Vanaheim. Há muitos anos (5.000 mais ou menos) a ponte (Bofryr) que ligava Midgard aos Nove Reinos foi destruída e vários deuses de Asgard, Vaneheim e alguns outros reinos, ficaram presos aqui em Midgard. Separados de seus lugares de origem e de outros deuses e da própria Yggdrasil (a árvore gigantesca que é o centro do universo e liga todos os mundos), esses deuses perderam boa parte de seus poderes e vivem entre nós como feiticeiros.

A coisa piorou quando séculos atrás, em Salém, as bruxas Freya e Erda (atualmente conhecida como Ingrid) foram condenadas por feitiçaria e enforcadas, o que as levou a serem também sentenciadas pelo Conselho dos Nove Reinos a não mais usar de seus poderes, já que o nosso mundo não estava preparado para eles.

Vale dizer que todos esses deuses são imortais e, embora seus corpos físicos possam perecer (se destruídos por forças externas), eles renascem com todas as suas memórias....embora tenham que esperar uns bons anos para ficarem adultos novamente, como todo bom humano normal.

E é neste ponto que encontramos nossas personagens principais, a jovem Freya, de apenas 19 anos, noiva do belo e rico filantropo Bran Gardiner, e a sua irmã mais velha Ingrid, de 32 anos, o total oposto de Freya.

Os livros irão contar as situações românticas de Freya com Bran e com o irmão dele, Killian, e as tentativas de Ingrid de ter o seu primeiro namorado (embora já tenha mais de 6000 anos de vida), enquanto voltam a usar seus poderes pouco a pouco. E tudo enquanto alguns crimes estão acontecendo na cidade e a mãe das garotas tentando resolvê-los, entre outras situações esdrúxulas.

Na minha opinião os livros tinham possibilidade de serem algo grandioso nas mãos de um bom escritor. Infelizmente Melissa não é esta pessoa e os livros são apenas abaixo do medíocre. Mas divertem, caso contrário eu não teria terminado o primeiro e lido o segundo, pois o desafio literário do tigre não me manda ler uma série...era apenas um guilty pleasure e estaria satisfeita a condição.
Mas sinceramente? Eu não recomendo. Tem coisa melhor aí fora.

Fiz um vídeo sobre os livros. Está logo abaixo, caso queiram assisti-lo.

E assim termina o Desafio Literário do Tigre de 2014. Sentirei falta...


**************************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário