terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Metas Literárias

Início (ou final) do ano todo mundo faz a sua meta literária e sai espalhando por aí. Eu não gosto muito de compartilhar minhas metas, porque morro de medo de falhar miseravelmente, então sempre tentei cumprir meus objetivos em silêncio. Verdade seja dita que minhas metas não costumam envolver muitas dificuldades. Minha tendência sempre foi um número específico de livros e tentar sair da zona de conforto, porque sou o tipo de leitora que agarra em um gênero e não larga mais, ou então, em um autor e fica bitolada ali. Por isso que eu tentava sempre participar de algum desafio literário, para me forçar a chacoalhar a mente e sair da toca.

O interessante é que as metas costumam ser criadas em períodos de férias ou recesso de final de ano, que é justamente a época em que as pessoas estão mais tranquilas e com tempo disponível para ler. E é aquela beleza...você esquece completamente que ao longo do ano as coisas não serão as mesmas, a vida enlouquece, o trabalho suga o teu tempo e quando você percebe tem que ler no banheiro se quiser dar conta do livro que se propôs a ler. É aquela doideira.

Óbvio que eu não sou diferente e na empolgação do recesso, estabeleci três metas para 2015 e, pela primeira vez em algum tempo, não foquei em um número de livros que quero ler:

1) Quero dar continuidade às séries literárias. 
Percebi que tenho o péssimo hábito de ler um ou dois livros de uma série e então deixar para lá. Algumas é porque a série é horrível mesmo, mas alguns é simplesmente porque fico atolada de coisa e deixo para depois e esse depois nunca chega.

As séries que eu lembro que estou lendo (e pretendo continuar em algum momento):

- The Dresden Files, de Jim Butcher. Esta, inclusive, até ano passado eu vinha lendo um ou dois livros por ano (porque eu amo demais e não queria ficar sem muito rápido), mas resolvi me inspirar no Projeto Dresden, do site Coruja em Teto de Zinco Quente e tentar ler um livro por mês. No momento estou no livro 10, Small Favor (e adorando cada palavra).
- The Maze Runner, de James Dashner.
- The Sword of Truth, de Terry Goodkind. (A Primeira Regra do Mago e afins...a série que originou Legend of the Seeker)
- Women of the Otherworld, de Kelley Armstrong. (Bitten e afins)
- Caster Chronicle Series, de Kami Garcia e Margaret Stohl (Dezesseis Luas e afins)
- Nightwatch, de Sergey Lukyanenko
- As Bruxas Mayfair, de Anne Rice
- Série Miriam Black, de Chuck Wendig
- The Dark Hunters, de Sherrilyn Kenyon
- Série Hannibal Lecter, de Thomas Harris
- Fronteiras do Universo, de Phillip Pullman
- Dexter, de Jeff Lindsay
- As Feiticeiras de East End, de Melissa de La Cruz
- Alfa e Ômega, de Patricia Briggs
- Mercy Thompson, de Patricia Briggs (aguardando ser lançado o próximo livro)
- As Crônicas de Gelo e Fogo, de George R. R. Martins
- Duna, de Frank Herbert
- The Nicholas Linnear Series/Ninja Cycle, de Eric Van Lustbader
- Death's Daughter, de Amber Benson
- Percy Jackson & Os Olimpianos, de Rick Riordan

Tenho certeza que estou esquecendo alguma série...e tem outras que quero ler, mas ainda não comecei, então não incluí na lista.
Resumo da ópera: levarei anos para terminar esse bando de sagas, principalmente porque tem algumas que têm vários livros (e com mais páginas do que sou capaz de mencionar sem chorar). 
Pensando bem, acho que esta deveria ser minha meta de vida e não de 2015.

2) Quero ler os livros que eu tenho na estante há séculos mofando.
O mal de todo leitor é comprar mais livros do que é capaz de ler. A famosa compulsão ou vício.
Resolvi fazer uma limpa na minha estante no final do ano e achei por lá (que eu lembre) 45 livros não lidos. Então selecionei 21 e levei para o meu quarto para tê-los perto dos olhos, e aproveitei e coloquei os títulos na TBRJar (mais conhecida como o meu porta-trecos) para sortear as ordens de leitura.

Já de cara digo que esqueci de incluir um dos livros no porta-trecos, ou seja, não tem como o bendito ser sorteado. Comecei bem o projeto...

Mas é bom lembrar que nada impede que eu tenha uma vontade louca de ler algum dos livros que ficaram na outra estante, mesmo porque, boa parte das sagas estão lá e não foram separados para a TBRJar.

3) Clube do livro
Nos últimos dias do ano eu e um grupo de amigas amantes de livros (e espalhadas por este Brasil) decidimos criar um 'clube do livro' para lermos simultaneamente o mesmo livro e discutirmos a cada dois meses. Depois de muito trabalho conseguimos montar uma lista com 6 temas a serem lidos ao longo do ano, sendo dois meses para cada tema.

As discussões serão virtuais, é claro, já que está todo mundo em lugar diferente, mas o que importa é que estaremos unidas pela mesma paixão (que coisa mais piegas...mas é verdade).

No frigir dos ovos nem é tanta coisa assim, por isso estou pensando seriamente em participar novamente do Desafio Literário do Tigre.

Este ano o Desafio está um pouquinho diferente. Serão dois temas por mês, pode releitura, e os temas são escolhidos pelo próprio leitor dentro de uma lista pré-estabelecida:



E que venham os livros, que 2015 já chegou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário