quarta-feira, 14 de abril de 2010

Stargate Universe - Divided (1x12)

Stargate Universe – Divided (1x12)

Data de Exibição: 09/04/2010

Written by: Joseph Mallozzi & Paul Mullie

Directed by: Felix Enrique Alcala


Divided foi um episódio que fez jus ao nome. Eu mesma fiquei extremamente confusa em relação aos meus sentidos. Achei um dos melhores episódios da série até agora ao mesmo tempo em que senti uma raiva tão grande enquanto assistia, que quase desliguei o computador e desisti no meio. E embora tenha ido até o final, terminei Divided xingando todo personagem da série (ou pelo menos, todos os militares).

O roteiro eu achei bastante inteligente e consistente com o rumo dos acontecimentos. E finalmente pude sentir orgulho de Chloe na série (e achei aquelas cenas no início as melhores do episódio inteiro). Eu sei que são poucos os que concordam comigo e pelo que eu li em praticamente todo lugar, minha voz é um mero sussurro na multidão dos que enxergaram o episódio de outra forma, mas a verdade é que eu consigo me identificar profundamente com os civis que integram a tripulação da Destiny.

É estranho para mim reagir de forma tão passional às atitudes dos militares da nave, já que eu sou usualmente fã das forças armadas e de suas regras e hierarquias (mas não se enganem, não sou a favor de guerra alguma). Mas ao contrário das outras séries da franquia Stargate, onde o controle era militar, as operações eram completamente militares e poucos civis interferiam (e quando o faziam não era sob o controle hierárquico rígido, mas sim a um tipo de interação que mais se aproxima de uma empresa), na Destiny o que ocorre é uma ditadura. E para piorar a cadeia de comando cheira mal. Young é fraco e é desestruturado para o comando, Scott é idealista e Greer é irreverente e acha que a ação vem antes da razão. Os cientistas civis não tem voz ativa. Eles são simplesmente comandados e se não obedecerem são subjugados pela tripulação armada.

Eu entendo que os cientistas faziam parte do grupo de pesquisa enviado ao planeta para descobrir como operar o nono Chevron e que eram subordinados aos militares, mas é bem diferente você fazer parte de um grupo de pesquisa, e você estar exilado em uma nave em uma parte desconhecida do universo recebendo ordens sobre absolutamente tudo de um grupo militar que não te ouve (embora queira fazer de conta que ouve) e que quando você discorda te colocam contra a parede com a arma apontada para você.

Esse clima de insatisfação vem crescendo há um bom tempo, mas a situação de Young e Rush foi o clímax. Acredito que mesmo aqueles que não gostavam do cientista acabaram aderindo à sua causa, não por confiarem nele, mas por confiarem ainda menos em um Comandante que joga um membro da tripulação em um planeta para morrer, somente por não saber como lidar com ele.

E é aí que entra o meu orgulho por Chloe. A garota esteve sob o fio da espada, foi capturada e só voltou porque Rush a salvou. Se dependesse de Young ela teria morrido no ataque que ele desferiu contra a nave alienígena (aquele ataque que eu creio com todas as minhas forças que ele apenas insistiu porque temia a volta de Rush). Então Chloe agiu conforme a sua consciência. Não se importou em ferir os sentimentos do namorado ou mesmo de Eli (as duas pessoas que mais gosta e respeita naquela nave), mas posicionou-se do lado que acreditava estar correto.

Minha opinião? O Comando da Tripulação deveria estar na mão de um triunvirato ou de um líder civil. Eles são os cientistas, são eles quem pode entender como a Destiny funciona ou como levá-los de volta para casa ou para um planeta onde possam sobreviver. Enquanto isso, a segurança ficaria a cargo dos militares. Quando fosse uma missão em terra, a hierarquia militar teria a precedência. Quando estivessem em situação de ataque inimigo, o comando militar assumiria, como o é em uma guerra. Mas sempre respondendo aos civis, afinal, aquela ali não é uma nave de guerra, mas uma nave de exploração.

Entretanto, é claro que minha opinião pouco importa para os produtores da série, e lá foram os militares se aproveitar do buraco no casco deixado pelos alienígenas azuis e retomar o comando da nave. E pior, Young teria os matado todos com sua sede por dar alguns tirinhos no espaço. Se não fosse por Rush insistir nos escudos, era uma vez a tripulação da Destiny.

E por falar em Rush, fiquei com pena dele com o localizador implantado próximo ao seu coração. Meio providencial a médica para fazer a cirurgia, mas tudo bem, eu relevo.

Pergunto-me agora como ficarão as coisas daqui para frente. O clima não estará bom entre civis e militares e não posso dizer que seja por culpa dos amotinados. E sinceramente não creio que esta foi a última vez que ouvimos falar dos alienígenas azuis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário