segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Desafio Literário/Férias - Marcada

Sinopse: Zoey, uma adolescente de 16 anos, acaba de ser marcada como uma vampira novata e ingressa na Morada da Noite, uma escola onde aprenderá ser uma vampira adulta. Isto, se ela passar pela Transformação - pois nem todos que são marcados conseguem sobreviver. É difícil começar uma vida nova, ainda mais distante de seus amigos, e ainda por cima Zoey não é uma novata comum. Ela foi escolhida como 'especial' pela deusa vampira Nyx. 


Livro: Marcada
Autoras: P.C. Cast e Kristin Cast

E o meu primeiro livro do ano é outra literatura adolescente. Comecei bem o negócio. Mas a série House of the Night é bem melhor do que a maioria que se encontra pelas livrarias, embora não chegue aos pés da série Mediadora, de Meg Cabot (outra série feita para público adolescente, mas escrita com muito mais cuidado e propriedade).
Marcada não é mal escrito, mas tem todos aqueles clichês que estamos carecas de ler. Protagonista que é especial (A Escolhida!) mas se acha comum e sem capacidades extraordinárias, ex-melhor amiga que na verdade é uma falsa fútil, antagonista que é belíssima mas sem caráter, mocinho lindo e ex-namorado da antagonista, novos melhores amigos que são os excluídos da escola...enfim, o de sempre.
Posso estar sendo muito dura, afinal, não é todo mundo que leu dezenas de livros do gênero, então não são todos que verão toda aventura como um prato requentado, mas é como eu disse, tem autor por aí que consegue escrever os mesmos clichês de uma forma bem mais competente.
Entretanto Marcada não é ruim, na verdade eu gostei bastante de ler o bendito e quero ler o restante (já saíram 08 até agora, dos quais seis já foram lançados no Brasil). Apesar dos pesares, Zoey, a protagonista, é uma personagem cativante e alguns outros ali no meio também (eu gosto particularmente de Aphodite, a antagonista, e Damien, o amigo gay). E estou curiosa para saber como ela desenvolverá seus dons vampíricos, se algum dos seus amigos irá sucumbir à Transformação (até parece...e desde quando os mocinhos morrem assim, do nada? Mas não custa torcer, não é?), ou mesmo se a Grande Sacerdotisa Neferet é tão do bem quanto parece. Sem falar que o livro trás um mistério relacionado aos fantasmas dos que sucumbiram à Transformação, o qual não sossegarei até saber do que se trata.
Não tem jeito, fui fisgada. Agora é só arrumar espaço entre as inúmeras outras séries que estão em andamento na minha lista de leitura. O dia deveria ter mais horas...
**************
Desafio de Férias 2010/2011


2 comentários:

Anônimo disse...

vira e mexe vejo livros dessa série em promo no submarino, mas tenho a mesma sensação que você: "ai, outra série..." :oD

mas pelo menos parece bem legal!

Mica disse...

Por isso que nunca tinha comprado. Morria de medo de ser mais uma e me arrepender. Mas esta eu li emprestado enquanto visitava uma amiga em Goiania ^_^.
Não sei se irei comprar os outros ou baixar. Acho que baixarei um ou dois e se realmente empolgar, colocarei a mão no bolso.

Postar um comentário