segunda-feira, 4 de julho de 2011

Livro: Bone Crossed

Livro: Bone Crossed
Autora: Patricia Briggs
Editora: Penguin USA
nº de Páginas: 320

Quarto livro da série Mercy Thompson, Bone Crossed não deixou a desejar. Não houve um único momento que a história tenha ficado chata, muito pelo contrário. A autora manteve o ritmo e a segurança da história do início ao fim.

Uma coisa que eu acho interessante nos livros de Briggs, é que ela mescla os universos dos personagens e suas histórias sem parecer absurdo ou exagerado. Mercedes transita entre os lobisomens, vampiros, fae e fantasmas de forma natural e até mesmo esperada.

Mesmo assim, o livro parece bem mais maduro do que tantos outros com o mesmo tema. Sim, temos romance, mas ele não é o foco da história. a série Mercy Thompson é mais uma aventura urbana, onde o que interessa é a forma como Mercy lida com os problemas que surgem diante de si e como se vê envolvida nesse mundo sobrenatural mesmo contra a vontade.

Para ela o início de tudo foi quando o Alpha dos lobisomens das Tri-Cities foi raptado (lá no primeiro livro). Apesar de querer continuar com sua vida de sempre, arrumando carros (ela é formada em História, mas ganha a vida como mecânica de carros antigos) e pagando suas contas, o ingresso involuntário nos negócios dos lobisomens a força a lidar com os problemas das comunidades sobrenaturais. 

Embora Mercy seja uma walker que se transforma em coiote, e tenha sido criada em meio aos lobisomens de Montana, ela nunca teve interesse em manter seus vínculos com os seres sobrenaturais, já que ela mesma não tem a necessidade de se transformar na lua cheia ou qualquer outro inconveniente dos shifters, mas uma coisa puxou a outra. Para ajudar o Alpha acabou usando da ajuda de um amigo vampiro, que cobrou o favor no próximo livro, e para resolver a situação precisou da ajuda das fae, que cobraram o favor no próximo livro e assim Mercy foi se enfiando até o pescoço na lama, culminando no seu estupro por um humano.

E é assim que Mercedes se encontra em Bone Crossed: juntando os caquinhos de si mesma, tentando voltar a ser a mesma pessoa que sempre foi, mas com ataques de pânico constantes, dos quais tenta se livrar com todo o empenho que sua força de vontade consegue.

Eu sabia que o estupro traria marcas profundas na personagem, mas fico feliz com a forma como a autora lidou com a situação. Mercedes se recusou a ser tratada como uma vítima, seja pelos outros, seja por si mesma. Ela sofreu nas mãos de Tim e o matou tentando salvar-se, e embora ainda sofresse as consequências do ato terrível do humano, ela não se dobrou à dor e continuou lutando, o que permitiu que se recuperasse pouco a pouco.

Mas como nada é fácil na vida de Mercy e ela já está chafurdada na lama sobrenatural, neste livro a walker se vê às voltas com uma ameaça contra si feita pela rainha dos vampiros das Tri-Cities. Jurada de morte por Marsília, que chegou ao ponto de quase matar Stefan - o vampiro amigo de Mercy e preferido de Marsília - por ter ajudado a coiote, a solução que ela encontra é sair da cidade e ir ajudar uma antiga conhecida que vinha enfrentando problemas com um fantasma.

Briggs soube costurar muito bem as histórias, desde o recém iniciado relacionamento de Mercedes com Adam, o Alpha dos lobisomens das Tri-Cities, até o seu problema com os vampiros e fantasmas. E nada é o que aparenta ser no início. Sempre há um algo mais, uma situação inusitada e inesperada que permite que o desfecho seja surpreendente. 

Venho dizendo há meses que a série Mercedes Thompson merece ser lida e Patricia Briggs é uma autora competente, que sabe o que faz. Só falta o povo me ouvir.

Em um mercado editorial tão inchado com o tema sobrenatural, com inúmeros livros trazendo histórias de vampiros e lobisomens, especialmente adolescentes, Briggs nos apresenta algo novo. Não são histórias de terror, são aventuras urbanas com pitadas não floreadas de romance, com personagens mais maduros (Mercedes já passou dos 30 anos e age e pensa como uma mulher e não uma garota) e situações que fogem ao lugar-comum dos livros do tema.

É uma série que eu recomendo e os pockets em inglês (pq eu sou fã de pocket book) são facilmente encomendáveis na  Livraria Cultura (e em outra de sua preferência, mas eu gosto da Cultura), por preços bem agradáveis.
***
PS: Amo as capas dos pockets. Amo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário