domingo, 22 de maio de 2011

Livro: Blood of the Fold (The Sword of Truth series - vol. 3)

Sinopse: Richard Rahl e Kahlan Amnel se colocam contra uma antiga força que sitiou o Novo Mundo - uma força tão terrível que da última vez que se levantou, os mais poderosos magos precisaram selar o Antigo Mundo do Novo. Agora a barreira que a mantinha afastada foi rompida e os fanáticos conhecidos como Sangue da Congregação (Blood of the Fold), inimigos jurados da magia, vagam pelo Novo Mundo, peões involuntários do mal que se encontra entranhado no coração do Velho Mundo e cabe a Richard e a Kahlan tentar detê-los.

Livro: Blood of the Fold (3º da série The Sword of Truth)
Autor: Terry Goodkind
Editora: Tor Books
Nº de páginas: 623

The Sword of Truth é uma série de fantasia de (até então) 11 livros (e mais um prequel) criada por Terry Gookind e que deu origem ao seriado Legend of the Seeker, o qual teve duas temporadas e deixou saudades no coração dos fãs.
Cada livro da série destrincha uma das regras do mago e é em cima desta regra que o personagem principal constrói o seu plano de ação (consciente ou não desse fato).
O volume 1, A Primeira Regra do Mago, introduz o Seeker of Truth (o buscador ou o investigador da verdade...mas desculpem, é muito feito...seeker é bem mais bonito de se ouvir), Richard Cypher, bem como o mago Zedd e a Madre Confessora Kahlan Amnel, que lutam contra Darken Rahl, da Casa de D'Hara, o qual tenta dominar o mundo.
O volume 2, Stone of Tears, traz Richard, Zedd e Kahlan tentando impedir o Guardião do Submundo de tomar posse do mundo dos vivos, visto que o véu que separava os mundos foi rompido acidentalmente por Richard quando matou Darken Rahl. Richard agora está ciente de que é filho de Darken Rahl e neto de Zedd, e como tal, possuidor do dom da magia. Mas como nada é fácil, ele tem magia aditiva e subtrativa, ou seja, um poder com o qual mago nenhum foi dotado nos últimos 3.000 anos e não tem a menor idéia de como controlar o seu poder.

Blood of the Fold é o 3º volume da série e o mais interessantes até agora.

Em sua luta contra o Guardião do Submundo, Richard destruiu as torres do Vale da Perdição, que separavam o Antigo Mundo do Novo e com isso abriu espaço para que o exército da Ordem Imperial alcançasse as terras de Midland. 
Jagang
Jagang, o Imperador do Antigo Mundo e senhor da Ordem Imperial, e também o primeiro Dream Walker (uma arma de guerra criado pelos magos do passado) a nascer em 3000 anos, está decidido a destruir toda a magia do mundo e controlar o Palácio dos Profetas (onde vivem as Irmãs da Luz).
Richard, como novo Lord Rahl se levanta contra o poderio da Ordem, ao mesmo tempo em que Verna, no Palácio dos Profetas, luta pela sobrevivência das Irmãs da Luz o que se mostra uma tarefa cada vez mais complicada.

Richard and the Mriswith
Gosto da forma como as coisas se desenvolvem nos livros de Terry Goodkind. Os personagens tem tempo para crescerem e se aperfeiçoarem e é interessante como no afã de fazer a coisa certa, Richard sempre comete algum ato que acaba por colocar Midland em risco. Ao mesmo tempo, se o ato não fosse concretizado e os rumos dos acontecimentos fossem outros, fica a dúvida de como a população lidaria com a situação.
Outra coisa que chama a minha atenção, é que embora Richard e Kahlan se amem, os dois passam boa parte dos livros separados, já que cada um tem uma missão e geralmente são em lugares opostos. É diferente e instigante que o autor não precise fazer os dois estarem grudados para demonstrar o amor entre eles. 

Palace of the Prophets
Também acho importante a forma como as tramas são desenvolvidas separadamente. Temos Richard em Aydindril e no wizard's keep (desculpem, não consegui pensar em uma tradução apropriada), o crescimento do vínculo do novo Lord Rahl com as três Mord'Sith e seus comandados; em outra seção temos a Irmã Verna, que recentemente assumiu como Prelado do Palácio dos Profetas, e o mago Warren, que lutam pela vitória do Criador sobre os agentes do Guardião; há os trechos com a Ann e Nathan em um plano maluco que só os dois conhecem, e é claro, a luta de Kahlan e Zedd para enfrentarem os agentes da Ordem. Mas também há espaço para o desenvolvimento dos inimigos, como as Irmãs das Trevas (e a fuga após os acontecimentos de Stone of Tears, bem como a volta por ordem de Jagang) e o General Tobias Brogan e sua irmã bruxa que estão determinados a matar a Madre Confessora por acreditarem ser ela uma agente do Guardião.

O estilo de escrita do autor é até bem simples e confesso que toda vez que começo um livro eu desanimo um pouco. Mas é só nas primeiras páginas, pois é muito rápido para pegar o ritmo e ficar tão entretido com a história dos personagens que a forma como o autor escreve fica para segundo plano.
Não estou dizendo que ele escreva mal, apenas que é simples, o que para alguns talvez até seja uma vantagem, mas eu estranho um pouco no início.
Gostaria de começar logo o quarto livro da série, mas com a quantidade de coisas que tenho na fila, não acho que terei tempo tão cedo.
.................
Arte: Antichristopher

Nenhum comentário:

Postar um comentário