segunda-feira, 4 de junho de 2012

Deu tilt no tico e teco

Eric, Sookie, Bill, Sam, Tara, Jason, Pam

A estreia da nova temporada de True Blood se aproxima e eu já percebi que deu tilt no tico e teco. E isso porque estou tentando seguir três fases diferentes de uma mesma história...ou quase isso.

Agora no final de maio a autora Charlaine Harris lançou o 12º livro da saga Southern Vampire Mysteries (ou Sookie Stackhouse Series): Deadlocked, que eu já comecei a ler. A história aqui está bem avançada e é, se não me engano, o penúltimo livro da saga (dói pensar que irá acabar).

Sookie está às voltas com o seu relacionamento com Eric,  o problema do casamento vampírico, e a situação sempre confusa com seus parentes feéricos.

O problema é que eu também comecei a ler o 6º livro da saga, mas em português, lançado pela Editora Benvirá (Vampiros para Sempre), porque eu quero reler tudo a medida que é lançado por aqui. A história aqui está bem atrasada, Quinn (o were-tiger) está sendo introduzido, o relacionamento com Alcide foi para o ralo, Eric mal recuperou a memória e Sookie ainda tem que lidar com a situação da irmã mais nova de Debbie Pelt - a ex de Alcide que Sookie matou e Eric enterrou enquanto desmemoriado. E, se não me engano, é neste livro que Sookie é chamada a mando da Rainha Sophie-Anne para investigar a morte da sua prima Hadley, que era amante da Rainha (e é aqui que conhecemos Sophie-Anne nos livros, embora ela faça uma breve aparição em um dos contos). Mas como faz muito tempo que eu li este volume no original, não lembro se a ascendência feérica da Sookie já foi mencionada ou ainda não (estou no inicio da releitura e ninguém tocou no assunto). Eu tenho a leve sensação de que não foi mencionado ainda.

Como vêem, muita coisa diferente para minha cabecinha processar.

E, como se não bastasse, próximo domingo reinicia True Blood, que se utiliza de alguns aspectos do livro e modifica a maioria deles, deixando-me completamente atordoada. Me enrolo com as mudanças estruturais. Sophie-Anne já está morta na série, Bill é Rei (coisas que não acontecem no livro), a situação com as bruxas foi bem diferente...

Eu já aprendi (ou quase) a aceitar que True Blood não é uma adaptação fiel da série literária, muito pelo contrário. Só pega alguns pontos para nortear a história, mas todo o resto é diferente, inclusive a personalidade dos personagens. Mas é impossível não dar um nó na minha cabeça acompanhando duas histórias diferentes, e em três momentos temporais diferentes.

Culpa minha, eu sei, que fico arrumando sarna para me coçar. 

****
PS: Amei a fanart que ilustra este post. Ela mostra de uma forma bem mais fiel os personagens como são descritos no livro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário