quarta-feira, 13 de junho de 2012

Review: Continuum (S01E03) - Wasting Time




Série: Continuum
Episodio: Wasting Time
Temporada:
Nº do episódio: 03 (1x03)
Data de Exibição: 10/06/2012
Roteiro: Simon Barry
Direção: David Frazee

Terminei esse episódio sem saber muito bem o que falar sobre ele. Não porque tenha sido ruim ou algo do gênero, apenas me faltam subsídios para uma boa discussão.

Wasting Time lida com algumas situações interessantes. Primeiro é a adaptação de Kiera ao nosso tempo. Acho que ela está se virando muito bem, apesar de um ou outro deslize. Eu sei que eu no lugar dela já teria sido descoberta há tempos (ou pelo menos seria taxada de louca). Mas foi uma boa ideia de Alec recomendar que ela usasse o dispositivo de Bluetooth. Não tem como ver alguém falando sozinho por aí e não pensar que a pessoa é maluca. Inclusive, a cena da lanchonete com todo mundo olhando para Kiera foi uma das que eu mais gostei do episódio.

Eu me pergunto se Kiera não tem vontade de conhecer Alec. Eu teria no lugar dela. Tudo bem que ela já o conhece no futuro, mas eu acho que é um motivo a mais para instigar esta curiosidade de como é o garoto que fala com ela diretamente na sua cabeça.
Certo, certo, ela deve estar mais do que acostumada com gente falando dentro dela lá no futuro, mas aqui é diferente, Alec é único e é o seu backup. Acho estranho ela nem se interessar um pouquinho por ele e sua vida.

Aliás, a vida de Alec chama a minha atenção. Como sua família o deixa o tempo todo no celeiro sem reclamarem? Ele não estuda ou trabalha? Está de férias? Como funciona o negócio?


As reuniões do padrasto do garoto também começam a ser desenvolvidas. Pelo que entendi, ele é contrário às corporações e tem algumas ideias bastante extremas. Esse antagonismo dele é algo que, parece, vai movimentar as coisas no futuro.

Essas não parecem ser os mesmos ideais de Alec, mas não dá para esquecer que, no futuro, ele é a pessoa responsável por enviar o Liber8 (e Kiera) ao passado.

O meio-irmão de Alec (Richard Harmon precisa de mais tempo em tela!) é outro que desperta uma certa suspeita, com seus olhares furtivos e desconfiança sobre as atividades de Alec no celeiro. Há caroço neste angu.

As coisas para os membros do Liber8 também não estão às mil maravilhas aqui em 2012. Travis está quase morrendo e Curtis é o provável substituto na liderança do grupo – embora Sonya seja o membro mais antigo e provavelmente mais racional. Não sei se entendi muito bem a condição física de Travis. Não foi nada feito deliberadamente a ele, mas sim a falta daquela substância que faz dele um ‘supersoldado’, é isso? Por isso estavam matando pessoas atrás da glândula pituitária de modo que pudessem fazer um composto que o salvaria e o manteria sob controle durante um bom tempo. É isso ou estou enganada? Assisti ao episódio apenas uma vez e não tenho plena certeza de que entendi a quase morte de Travis muito bem.

O que eu sei é que no futuro outros membros do Liber8 passaram pela mesma situação, inclusive foi por isso que Sonya foi presa – já que é a médica do grupo e é necessária nessas crises que ocorrem.

Mas Travis é o único geneticamente melhorado, ou os outros membros (na maioria ex-militares) também têm a mesma necessidade do tal composto?

Seja como for, Travis sobreviveu e Curtis morreu. É o terceiro membro do Liber8 que morre, se minha memória não me falha. O grupo tem encolhido rapidamente. E Kellog, bom, ninguém sabe de que lado Kellog está além do dele mesmo. Às vezes me pergunto se Kellog não é muito mais mortal e danoso do que o restante dos terroristas.

E como ficarão as coisas agora que Kellog foi banido do grupo? Qual a serventia dele para Kiera? Tantas perguntas.

Outra coisa que gostei neste episódio foi a proximidade que nos deram dos membros do Liber8. Estava mais do que na hora de sabermos quem era quem e o que cada um fazia. A explicação de Kiera para a força policial foi muito bem vinda, principalmente porque é mais fácil ter empatia com quem se conhece e, como espectadora, sou fã de vilões com boas histórias e motivações.

Próximo episódio, Matter of Time, teremos o retorno de Kagame (se no presente ou futuro eu não sei) e acredito que algumas explicações estão por vir.

*******
PS: Só hoje descobri que esta primeira temporada de Continuum só terá 10 episódios. Estamos quase na metade da temporada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário