domingo, 13 de fevereiro de 2011

Desafio de Férias 2010/2011 - Dream Warrior

Sinopse: Filho do deus das artes da guerra e da deusa do ódio, Cratus passou a eternidade em batalhas pelos antigos deuses que o criaram. Ele era a morte para qualquer um que cruzasse o seu caminho, até o dia que abaixou  depôs suas armas e aceitou um exílio auto-imposto. Agora um inimigo ancestral foi solto e os nossos sonhos são o seu campo de batalha. A única esperança que temos é justamente o deus que jura que jamais irá lutar novamente.
Como uma Caçadora de Sonhos, Delphine passou a eternidade protegendo a humanidade dos predadores que espreitam nosso estado inconsciente. Mas agora seus aliados foram seduzidos pelo inimigo e ela sabe que para sobreviver os Caçadores de Sonhos precisam de um novo líder. Alguém que possa treiná-los para lutar contra este novo inimigo. Cratus é a sua única esperança. Mas ela é uma lembrança amarga do motivo que o levou a depôr suas armas.
O tempo está esgotando e se ela não o ganhar para sua causa, a humanidade será destruída e o mundo como o conhecemos deixará de existir.

Dream Warrior faz parte de uma série de histórias criada por Sherrilyn Kenyon, mais conhecida como Dark-Hunter Series. Seus livros baseiam-se inicialmente na mitologia grega, mas logo percebemos que a autora não hesita em misturar todo e qualquer panteão, desde que isso ajude no desenvolvimento de suas histórias.
Dentro do universo dos Dark-Hunters, as histórias são divididas em três blocos: os Dark Hunters em si, os Dream Hunters e os Were Hunters.
Dark Hunters são os guerreiros de Artemis, a seu serviço para destruir os Daimons, filhos de Apolo que ousaram desafiar a maldição que lhes foi imposta, caçando a alma dos seres humanos para permanecerem vivos. Cada livro trata da história de um dos guerreiros lutando pela liberação do seu voto à deusa e pelo domínio de sua própria alma.
Were Hunters são uma raça à parte. Descendentes de um humano que se relacionou com uma das filhas de Apolo e não aceitou a maldição imposta sobre os seus filhos e por isso os modificou geneticamente, os were hunters são guerreiros parte homens parte animais. São divididos em duas classes: os Katagaria (animais como base, mas que podem se transformar em humanos) e os Arcadians (base humana, mas que podem se transformar em animasi) e estão destinados a lutarem entre si até a destruição.
Dream Hunters são os deuses dos sonhos, mais conhecidos como Oneroi. Devido a uma maldição lançada por Zeus, todos os Onenoi perderam suas emoções e vivem de patrulhar os sonhos da humanidade e dos deuses. Dentre os dream hunters há os que são atraídos pelas emoções humanas e passam a se alimentar delas dentro dos sonhos, o que pode levar o  humano à loucura e à morte. São os Skoti, impiedosamente caçados pelos Oneroi. Quatro foram os livros escritos pela autora abordando os deuses dos sonhos. 
Embora cada livro da série de Dark Hunters possa ser lido separadamente, pois os personagens principais sempre são diferentes, todos tem participações de outros personagens em maior ou menor escala, fazendo do mundo criado pela autora ainda mais fascinante e único.

Livro: Dream Warrior
Autora: Sherrilyn Kenyon


Dream Warrior é a 28ª história do universo dos Dark Hunter e conta a história de queda e redenção do deus Cratus.
No passado, por ocasião da maldição que eliminou as emoções dos Oneroi, Cratus desafiou Zeus ao salvar um bebê, filho de uma deusa do sonho. Como punição foram retirados os seus poderes, o seu coração imortal foi trocado por um moral e, totalmente indefeso, foi jogado no mundo dos homens. Vivo por milênios, Cratus não podia arrumar amigos, ter prazer sexual ou mesmo juntar dinheiro. Era caçado e morto todas as noites e trazido de volta à vida a cada manhã. Viveu na penúria, muitas vezes em prisões, por todos esses séculos, até que o Olimpo entrou em guerra com Noir e Azura, deuses tão poderosos que poderiam de fato derrotar os deuses gregos. Para isso Zeus enviou a Oneroi Delphine para recrutar Cratus em troca do perdeu e devolução dos seus poderes. O que a Onerei não esperava era que Azura alcançasse Cratus antes dela e o recrutasse para o lado inimigo.
Como todos os livros anteriores, Dream  Warrior fala do amor que pode regenerar um coração destruído. Não é preciso muita percepção para saber que Delphine será a responsável pela redenção de Cratus (agora chamado Jericho, pois enterrou o seu passado muito bem enterrado), então o que realmente importa é como a história acontece.
Geralmente eu gosto da história dos Dream Hunters pois eles são menos cabeça-duras que os Dark ou Were Hunters, mas esse não foi um desses casos. Delphine tinha o péssimo hábito de exigir de Jericho uma atitude altruísta quando só o que ele recebeu na vida foi dor e sofrimento. Eu sou totalmente pró-perdão absoluto, mas espero pelo menos um discurso um pouco mais inteligente para converter o coração machucado de um ex-deus que caiu em desgraça.
Outro defeito é a profusão de personagens deste livro. Não sei bem como é para o leitor incauto (ou mais especificamente, aquele que se aventura em Dream Warrior sem ter lido as histórias prévias), mas a quantidade de personagens e histórias paralelas me deixou confusa. Mas talvez o meu problema seja justamente porque eu reconhecia os nomes, mas como faz um certo tempo desde que li o livro anterior (One Silent Night) eu não lembrava quem tinha feito o que e isso me deixava irritada. Talvez para um leitor sem conhecimento prévio esse problema não existiria, porque a autora acaba por explicar quem é quem e qual sua função, mas como eu reconhecia o nome queria saber antes o que fulano já tinha feito.
Mas não há dúvidas de que esse livro foi um divisor de águas no universo dos Dark Hunters. Devido à guerra e à revolta dos Oneroi e Skoti, o Olimpo não é mais o mesmo. As coisas não serão mais iguais e isso me deixa com um pé atrás. Nada mais do que era conhecido se aplicará daqui para a frente, pelo menos não completamente. Entretanto as bases já estão lançadas e não tem mais volta.
E Jared está solto...e eu quero muito saber qual a sua ligação com Jaden (que continua submisso a Noir e Azura).
Para finalizar preciso dizer apenas duas coisas: morri de felicidade quando Acheron apareceu. Não importa quantos livros eu leia, Ash será sempre o meu personagem preferido. Mas Sherrilyn Kenyon precisa parar de fazer os homens virarem bestas melosas porque se apaixonaram. É extremamente piegas e irritante para quem está lendo.
***
Ok, só mais cinco coisas:
1) Já comecei o próximo: Bad Moon Rising, a história de Fang e Aimee.
2) Só estou esperando No Mercy sair em paperback para comprá-lo (mas devo ler no computador antes)
3) Já encomendei o Infinity, o primeiro das Crônicas de Nick
4) A série Dark Hunter está saindo em manga.Eu já tenho o primeiro, mas o segundo e o terceiro já foram remetidos pela Livraria Cultura. As histórias seguem as sequências dos livros e é bom para refrescar a memória.
5) Nenhum dos livros saiu em português, mas realmente vale a pena comprá-los. Podem ser facilmente encomendados na Livraria Cultura (não sei em outra livraria, porque todos eu comprei lá) ou volta e meia aparecem em sebos também. 
***
Quem estiver interessado na sequência de leitura:

1. Fantasy Lover
2. The Beginning – in Sins of the Night
3. Dragonswan
4. Night Pleasures
5. Night Embrace
6. Phantom Lover – in Midnight Pleasures
7. Dance with the Devil
8. A Dark-Hunter Christmas – in Dance with the Devil
9. Kiss of the Night
10. Night Play
11. Winter Born – in Stroke of Midnight
12. Seize the Night
13. Sins of the Night
14. Second Chances
15. Unleash the Night
16. The Dark Side of the Moon
17. A Hard Day’s Night-Searcher – in My Big Fat Supernatural Wedding
18. Until Death We Do Part – in Love at First Bite
19. Fear the Darkness (grátis em ebook)
20. The Dream Hunter
21. Devil May Cry
22. Upon the Midnight Clear
23. The Dark-Hunter Companion – with Alethea Kontis
24. Dream Chaser
25. Acheron  (o meu preferido)
26. One Silent Night
27. Shadow of the Moon - in Dead After Dark
28. Dream Warrior
29. Bad Moon Rising
30. Infinity: Chronicles of Nick
31. No Mercy 
32. Invincible: Chronicles of Nick
33. Retribution
34. The Guardian


Desafio de Férias 2010/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário