sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

O cinema em 2012




Eu queria ter feito uma lista de todos os filmes que eu vi em 2012 (que não foram muitos), mas a verdade é que esqueci de anotar. Só sei os que eu vi no cinema...e isso porque tenho a mania de guardar os ingressos.

Estava olhando para eles e não pude deixar de pensar em como tem coisa que nem lembrava mais que tinha visto e outras que pensava que era mais antigas, mas na verdade eram da primeira parte de 2012. Essa noção de ano pode nos enganar as vezes...


Então vamos lá, meu ano no cinema (com breves comentários):

  1. Missão Impossível 4 - Protocolo Fantasma: Como todos os outros MI eu gostei bastante.  Senti falta de alguns membros antigos do time do Ethan Hunt (custava reutilizar alguns?), mas foi onde eu tomei conhecimento da existência do Jeremy Renner e me apaixonei.
  2. Precisamos Falar sobre o Kevin: Eu gostei bastante do filme, mas é claro que o livro é muito melhor. Os garotos que interpretam o Kevin são fantásticos (todos os três) e os pais dele eram bem diferentes do que eu imaginava enquanto lia, mas Tilda Swinton é uma excelente atriz e sua estranheza natural encaixou bastante bem com a personagem. Falei um pouquinho sobre o filme na resenha do livro.
  3. Sherlock Holmes - Jogo das Sombras: Esse eu fiz resenha. Gostei do filme, mas não é tão bom quanto o primeiro. Faltou um pouco as deduções do Sherlock. Também contou pontos negativos o fato de eu ter acabado de ver o final da segunda temporada da série da BBC (com Benedict Cumberbatch e Martin Freeman) e ambas as histórias terem adaptado o mesmo livro de Holmes....e na comparação, o filme saiu perdendo.
  4. Cavalo de Guerra:  Chorei aos cântaros. E tem o Tom Hiddleston! Como no início do ano eu estava menos preguiçosa, eu também resenhei este filme.
  5. J. Edgar: Vixe! Nem lembrava que tinha assistido! Mas agora, puxando pela memória, lembro que gostei do filme. Leonardo DiCaprio é sempre muito bom atuando e nesse filme não é diferente. Mas Hoover era um sujeitinho difícil de lidar (só que toda vez que penso nele, por algum motivo eu lembro de Arquivo X...).
  6. Millenium - Os Homens que não Amavam as Mulheres: Muito bom. Eu li o livro, vi o filme sueco e então a versão americana. Os três são muito bons. Devo dar a mão à palmatória e dizer que desta vez os americanos acertaram na adaptação (o que acontece menos vezes do que seria saudável). Daniel Craig me ganhou com o seu Blomkvist e eu adorei Rooney Mara como Lisbeth. O final é um pouco diferente do livro, mas nem isso estraga a coisa toda. O desenrolar da trama foi muito bem feito, é bem fiel e tem um ritmo que flui muito bem, nem muito parado e nem muito aventuresco. Recomendadíssimo.
  7. A Invenção de Hugo Cabret: Gente, que filme lindo. Ele é visualmente estonteante, mas a história também é muito bonita e os atores são um show à parte. As duas crianças (bom, na verdade adolescentes) em particular merecem meus parabéns. Desde que eu vi a Chloë Moretz pela primeira vez ela me ganhou, mas Asa Butterfield foi uma grata surpresa.
  8. Jogos Vorazes: Eu li todos os livros, sou fã, adoro mesmo. É claro que eu estava super ansiosa pelo filme, embora tivesse um pé atrás com a escolha do Josh Hutcherson para fazer o Peeta. Não simpatizo com o guri, não tem jeito. E minha antipatia por ele não melhorou nada com os meses, podem ter certeza. Mas também não sou idiota e sei que  ele fez um Peeta bem melhor que a encomenda. Na verdade ele até me surpreendeu bastante, pois não sou exatamente fã de Peeta (não desgosto do guri, só não acho ele essa maravilha toda que o povo acha), e Josh deu um ar bem respeitável ao personagem. Jennifer eu sabia que seria perfeita como Katniss e ela não me decepcionou. Quem me surpreendeu foi Wes Bentley no papel de Seneca Crane. Seneca não é um personagem assim tão importante no livro, mas Wes chamou a atenção para si, não há dúvida alguma. E aquela barba é um personagem próprio...
  9. Os Vingadores: Bom, vi Os Vingadores 3 vezes no cinema...ou foram 4? Já nem lembro. Só sei que adorei. Joss Whedon é um mestre na arte de contar uma história em com qualidade, dando espaço para todo mundo e sem fazer alguém descartável. Todos os personagens tiveram o seu espaço e suas histórias foram muito bem desenvolvidas. E meu amor pelo Loki só aumentou (e ganhou dois adicionais: Black Widow e Hawkeye).
  10. Battleship: O filme que, acho, só eu gostei. Fui com meu irmão ao cinema e ele odiou. Eu achei super divertido! Ou será que é porque tinha um monte de ator que eu adoro no elenco? Sei lá, sou super vendida...
  11. Prometheus: Depois de meses, fiz uma nova resenha. E provavelmente foi a última que fiz no ano. Contra tudo e todos, eu gostei de Prometheus, fazer o que? Eu enxerguei todos os defeitos (e os que não vi na hora eu descobri e concordei depois), mas gostei mesmo assim. Quando sair a sequência, verei com certeza. Peraí! Terá o Michael Fassbender na sequência? Porque se não tiver há de se pensar com cuidado...não sou muito fã da Noomi Rapace.
  12. Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge: Nem sei o que dizer. O filme foi muito bom (não tão bom quanto o primeiro, mas o primeiro é o melhor dos três, na minha opinião) e sentirei saudades do Batman. E do Alfred, Fox, Comissário Gordon..
  13. O Vingador do Futuro: Assim...é legal, mas não chega aos pés do filme com o Schwarzenegger. Perdeu todo o charme paranóico e virou um filme de ação como outro qualquer. Um bom filme de ação, mas comum. E alguém, por favor, tire o cabelo do rosto da Kate Beckinsale! Que agonia!
  14. O Legado Bourne: Não tenho maiores comentários. Foi um filme legal (e tem o Jeremy Renner! Como não gostar!?), mas esquecível. 
  15. Dredd: Eu jurava que tinha feito resenha de Dredd, mas não fiz. Gostei muito do filme. Ele é bem diferente, tem um ar nervoso, cheio de adrenalina. Mas não é o típico filme de ação. Vale muitíssimo a pena ver. Olha, o filme tem que ser bom para me fazer até gostar da (odiável) Lena Headey. E, é claro, tem o bônus que é ver o Karl Urban mais uma vez (sou fã até debaixo d'água).
  16. As Vantagens de Ser Invisível: Eu amei. Saí do cinema encantada. Não li o livro até hoje (que vergonha), mas achei o filme lindo, emocionante e verdadeiro. E os atores são uma simpatia só. Imperdível. Repetindo: imperdível.
  17. 007 - Operação Skyfall: Eu gostei, mas não foi o melhor da era Daniel Craig. Continuo gostando muitíssimo mais de Cassino Royale. O problema com Skyfall é que perdeu um pouco o ar 'bondesco' e virou apenas um filme de ação a lá Missão Impossível. Não é ruim, longe disso, apenas não me sentia vendo James Bond. O início foi fantástico (a melhor parte) e o clima bondiano (bondesco? sei lá!) se aguentou por um pouco de tempo, mas logo tudo ficou bastante descaracterizado. Como eu disse, não foi ruim, apenas não preencheu todas as minhas expectativas. E o final eu definitivamente não gostei. Não apenas o que aconteceu e que mudará tudo daqui para a frente (ainda não me conformo!), mas toda a parte lá na mansão e na capela foi tão estranha e não característica que não me agradou. Acho que poderia ter sido feito melhor.
  18. Amanhecer - Parte II: Pois é, acabou. Eu vi todos os filmes da saga no cinema e, falem o que quiserem, entre gostar e desgostar, não me arrependi nem um pouquinho. Mas não há a menor dúvida de que esse foi o melhor filme da saga (e ainda tinha o Lee Pace sendo lindo de bônus!).
  19. O Hobbit (HFR-3D): Eu estava ansiosa por este filme, mas não tanto quanto muito gente por aí. E fiz minha parte e li o livro. Terminei poucos dias antes do filme estrear, então ainda estava com tudo fresquinho na memória (coisa rara). Gostei bastante de O Hobbit. Assim como o livro, o filme é uma aventura. Não tão infantil quanto o livro, mas ainda uma história para toda a família. Acho que se estendeu um pouquinho demais em algumas cenas (como a luta com os orcs...além de meio inverossímil foi um tantinho cansativa) e pisou na jaca na luta com os wargs e o fogo, mas nada que tire os méritos do filme. E é legal ver os atores ingleses que estamos acostumados a ver em séries na tela grande, chegando ao coração do grande público. (só para comentar...Lee Pace de bônus de novo!)
  20. O Impossível: Eis um filme que fui ver sem esperar nada, só porque meu irmão queria ver, e fiquei encantada. Chorei o filme inteiro. Ele é bem impactante, baseado em uma história real de uma família que sobreviveu ao Tsunami de 2004, o que nos deixa ainda mais aflitos. 
  21. As Aventuras de Pi: Esse foi um filme que eu queria muito ver e foi a vez do meu irmão ir de companhia. Ele não se arrependeu. O filme é lindo, tanto visualmente quanto o desenvolvimento. Impossível não simpatizar com a história do garoto indiano (adoro o sotaque) que sobrevive ao naufrágio juntamente com um tigre de bengala. E o final é ainda mais interessante, sem cair no cliché em momento algum.

E assim terminou o meu ano em filmes. Agora que listei os benditos, percebi que vi mais filmes do que tinha imaginado que vira. O que será que 2013 me trará (quero ver se pelo menos lembro de anotar os filmes que vejo em casa também)?

2 comentários:

!3runo disse...

Do Hutcherson, você viu Ponte para Terabitia?

Também gostei de As vantagens de ser invisivel.

Prometheus foi bonzinho, assim como a adaptação americana da série Millenium. Eu prefiro a versão sueca, com a Lisbeth da Naomi Roompace.

Quanto a Craig como 007, eu me recuso a assistir. James Bond, pra mim, é o Pierce Brosnan.

Mica disse...

Comecei a ver Ponte para Terabitia, mas não passei dos 15 minutos (não lembro bem o motivo).

Quanto a Millenium, prefiro a versão americana (é bem raro isso acontecer). Acho que a versão sueca não traduz bem tudo o que o livro traz. Tudo bem, eles deram enfoque em algumas coisas e deixaram outras de lado, foi escolha deles, mas gostei de como foi desenvolvida a história na versão americana. E não vou com a cara da Noomi Rapace. Até gostei da sua Lisbeth, mas eu sinceramente achei a Rooney Mara muito melhor.

Engraçado...nunca gostei do Pierce Brosnan como James Bond.

Postar um comentário