quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Desafio Literário 2012


Acordei hoje de manhã e levei um susto. Lembrei de repente que era dia 15/12 e o último dia para me inscrever para o Desafio Literário 2012.

Estou ensaiando participar do Desafio há dois anos, mas sempre desisto. Puro medo de não dar conta. Não é que eu não leia 12 livros por ano (eu não sou a maior das leitoras, tem gente que conheço que lê 3 vezes mais, mesmo assim neste ano li 28 até agora....), o problema é conseguir ler os livros no momento correto. 

Eu sou uma leitora de humores: só consigo ler algo quando estou a fim de ler o negócio. Por isso tenho vários livros iniciados e em stand-by, pois se não estiver no humor do livro, começo outro e aquele fica. Esta semana mesmo, já comecei 3 até encontrar aquele que me deu o click. Isso é problemático quando você tem temas pré-determinados e prazos para cumprir a leitura. Por outro lado, é bom para me forçar a ler temas diferentes e a me disciplinar.

Assim, depois de muito ponderar, decidi participar do Desafio de 2012. Tudo bem, os temas também ajudaram, mas o que importa é que irei participar. Fazer a lista não foi assim tão fácil, mas como eu posso mudar de livro caso algo aconteça (se entendi corretamente as regras), vou entrar nesta de cabeça.

Então vamos lá:

Janeiro 2012
Literatura Gastronômica: Eu vou de A Mesa Voadora (Luiz Fernando Veríssimo) ou O Clube das Chocólatras (CArole Matthews)

Fevereiro 2012
Nome Próprio (de pessoas): Emma (Jane Austen). A menos que surja algum outro no meio do caminho... Acabei lendo Marina (Carlos Ruan Zafón), mas não abandonei Emma, só estou lendo mais devagar, sem a pressão do tempo.
[Edit] Terminei de ler Emma. Não entrou no Desafio, mas a leitura está feita e a resenha também.

Março 2012
Serial Killer: Criança 44 (Tom Rob Smith). Comprei especialmente para o desafio. Mas não descarto ler Dexter, Desing de um assassino (Jeff Lindsay)

Abril 2012
Escritor Oriental: Acho que vou de Confissões de Uma Máscara (Yukio Mishima). Comprei o livro recentemente e ainda não li, mas sempre pode aparecer algum outro autor ou livro que chame a atenção, especialmente na lista alheia.

Maio 2012
Fatos Históricos: A Filha da Fortuna (Isabel Allende), talvez Agosto (Rubem Fonseca). 1808 (Laurentino Gomes) vale? Esse eu tenho e ainda não li. Fui de Ninotchka - A Heroína das Estepes (Heinz G. Konsalik)

Junho 2012
Viagem no Tempo: Já li vários (um recentemente...o tal A Promessa), não conseguia pensar em nenhum novo, então recorri à sugestão de leitura do site do Desafio e dois me chamaram a atenção: Matadouro 5 (Kurt Vonnegut) e A Máquina do Tempo (H.G. Wells). Só preciso conseguir os benditos.

Julho 2012
Prêmio Jabuti: Esse eu não tinha a menor ideia, mas fui com a cara do título de O Senhor Embaixador (Érico Veríssimo). Vamos ver no que dá. / Li A Mulher que Escreveu a Bíblia (Moacyr Scliar).

Agosto 2012
Terror: Algum do H.P. Lovecraft. Quero ler há anos e sempre me enrolo. Mas não sei qual...estava pensando em A Casa das Bruxas. E tem O Nevoeiro (Stephen King) que eu li só o início (bem o início) e parei, mas morro de vontade de ler completo. /  Acabei ficando com O Horror em Red Hook (H.P. Lovecraft)

Setembro 2012
Mitologia Universal: Ainda não decidi, mas como é um tema que eu adoro, alguma coisa eu vou achar. Eu li Deuses Americanos (Neil Gaiman) e resenhei com três meses de atraso, mas tudo bem.

Outubro 2012
Graphic Novel: Watchmen ou Persépolis Li Rabibi (Craig Thompson)

Novembro 2012
Escritor Africado: Também não decidi ainda. Nunca li nada africano, então estou fazendo uma listinha e decidindo quais dos que chamaram a minha atenção cabem no meu bolso (o que eu mais gostei custa quase R$ 90,00...salgado demais). Acabei lendo Infiel (Ayaan Hirsi Ali).

Dezembro 2012
Poesia: Não leio, não conheço, então recorri mais uma vez à sugestão de leitura. Acho que vou de As Coisas (Arnaldo Antunes), mas tudo pode acontecer até lá. Minha leitura foi Poesias (Fernando Pessoa).

E é isso. Desta vez estou bem empolgada, contando os dias para chegar 2012 e começar a minha maratona.

9 comentários:

Michelle disse...

Eu também vou participar do meu primeiro desafio. Não vejo a hora de começar!
Boa sorte para nós!

Letícia Estella de Lima disse...

Oi Mica! Poesia também não foi tão fácil pra que eu decidisse, e ainda tem um ano, até lá a gente tem tempo pra achar algo que chame atenção, né?

Boa leitura em 2012!

Anônimo disse...

Olá...
Também estou participando do desafio...
Estou montando minha listinha e encomendando meus livros.

bjo

borboletar2.blogspot.com

filhadejose.blogspot.com

Anônimo disse...

Uma sugestao para escitor africano - o livro se chama Cotoco. Eu tambem escolhi este, andei lendo algumas resenhas e me pareceu bem interessante e muitas pessoas do DL tambem escolheram. Feliz 2012 e boa leitua

Ana disse...

q legal....eu nunca tinha ouvido falar do desafio...mas me interessei muito....pena q naum dá mais tempo...esse ano *2012* eu participo...

Monike disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Monike disse...

Oi Mica, quanto ao escritor africano sugiro Chinua Achebe, "O Mundo se Despedaça".
Poesia gostei de ter lido Pablo Neruda, confesso que o meu interesse por ele surgiu quando ouvi uma canção do Chico Buarque então me apaixonei, sugiro Vinte poemas de amor e uma canção desesperada, este foi o livro mais popular dele, gostei muito também de Cem sonetos de amor, escrito em 1960.

Beijos e boa leitura!

Mica disse...

Bom...vou dar uma olhada nas dicas de vocês. Ainda bem que para os primeiros meses do ano eu tinha livro para cada coisa.

Monike disse...

Para Julho de 2012 que tal "Estorvo" o primeiro
romance do Chico vencedor do prêmio Jabuti em 1992.

Beijos e boa leitura.

Postar um comentário