quinta-feira, 14 de junho de 2012

Livro: Deadlocked (Sookie Stackhouse Series #12)


Sinopse: Os eventos de Dead Reckoning - em especial a morte de Victor - traz consequências para os vampiros que estão sob o controle de Eric Northman, mas também para Sookie, que é a mulher do xerife de Sherevport. As coisas complicam quando Sookie vê Eric se alimentando de uma jovem com sangue sobrenatural e não pode sequer falar alguma coisa, pois Felipe de Castro - o Rei da Louisiana, Arkansas e Nevada - está na cidade, e o relacionamento de Eric e Sookie está por um fio. Eric e o grupo de vampiros que estavam em sua casa no momento são os principais suspeitos, e cabe à Sookie e Bill tentarem encontrar o verdadeiro assassino. Tudo isso, enquanto Sookie enfrenta problemas com a comunidade feérica que insiste em se reunir ao seu redor, por motivos que ela sequer desconfia.

Livro: Deadlocked
Série: Southern Vampire Mysteries (ou Sookie Stackhouse Series) - Livro 12
Autora: Charlaine Harris
Editora: ACE
Páginas: 336

Chegamos ao 12º livro da saga dos vampiros sulistas e as coisas estão se encaminhando para um desfecho. A autora já prometeu que seu próximo livro, Dead Ever After, será o último da série. O que nós fãs faremos quando a saga de Sookie acabar? Já estou aqui, sofrendo por antecipação.

Em Deadlocked Sookie se vê mais uma vez envolvida com o problema dos outros, até perceber que ela na verdade é que está no epicentro da confusão.

Finalmente todas as diversas partes da vida de Sookie estão se reunindo. Sua herança genética como parte fada, sua porção humana, amizade com Tara e Sam, e o seu envolvimento com os vampiros. Mas como era de se esperar, a reunião não foi nada tranquila.

Só para não me acusarem, esse texto tem spoilers do livro inteiro. É o volume 12 de uma saga, não tem como comentá-lo sem soltar informações. Mas principalmente, não tem como eu falar da parte que mais me chocou, se não contar o final. Sintam-se avisados.

O relacionamento de Sookie e Eric está abalado desde que a garota descobriu que o criador de Eric, antes de morrer, negociou o casamento de Eric com a rainha Freyda. É claro que ele pode não casar, afinal, já é casado com Sookie, mas as consequências políticas serão imensas. Não apenas era uma ordem expressa do seu criador, como a união também traria a Eric uma gama infinda de benefícios. Ser xerife de Sherevport é bom, mas ser o consorte de uma rainha traz um status (e poder) muito maior. E todo mundo sabe que Eric é aficionado em poder e controle. Sem falar que, por mais que ele ame Sookie loucamente, o vampiro sempre coloca o próprio umbigo em primeiro lugar. E não dá para negar que Sookie é mortal e tem uma vida curta, enquanto o casamento com Freyda pode significar um status bastante promissor por séculos, se não milênios.

Ou seja, Eric está entre a cruz e a espada e, por consequência, a relação com Sookie está bastante estremecida. Como se não bastasse, o rei Felipe resolveu aparecer para tomar satisfações pela morte de Victor, o seu representante naquele região que, se todo mundo lembra bem, foi sumariamente executado por Eric, seus vampiros e alguns humanos no livro anterior.

Não foi orquestrado para ser desse jeito, mas a verdade é que a garota que foi paga para servir de isca para Eric (por ser filha de um lobisomem e ter ingerido sangue de fada de modo a ficar irresistível a um vampiro) e que acabou morrendo no seu jardim, teve um timing perfeito. Bagunçou não apenas a vida do vampiro, mas colocou a própria Sookie em uma posição nada confortável.


Eu me preocupo com esta situação de estranheza entre Sookie e Eric. A autora disse que sempre soube com quem Sookie terminaria a série e que a opinião dos fãs não mudaria sua forma de pensar. Eu tenho um medo bastante real de que Charlaine Harris acabe unindo a telepata a Bill novamente. Eles estão mais próximos, o vampiro não para de declarar seu amor eterno, vive dizendo que a ama mais do que Eric jamais será capaz, e os dois tiveram muito contato neste livro por conta das investigações sobre a garota morta.

Eu não quero Sookie e Bill juntos. Não gostava do casal no início e continuo não gostando. É bem verdade que Bill cresceu muito nos últimos tempos, especialmente em caráter, mas tenho a sensação de que unir os dois seria como fazer a personager andar, andar e não sair do lugar, voltando para o ponto de partida. Isso não é legal. Definitivamente não é uma mensagem que eu gostaria de ver nos livros da autora.

Meu final feliz é Sookie e Eric, mas para isso o vampiro precisa tomar uma decisão muito séria e difícil. Ele precisa estar disposto a perder uma eternidade de poder por alguns anos ao lado da mulher que ama. Não é uma escolha fácil para alguém que tem milênios de vida pela frente.

Por outro lado, eu não me entristeceria se Sookie terminasse seus dias ao lado de Sam. Todo mundo sabe que eu amo Sam Merlotte de todo o coração. Ele é de longe um dos meus personagens preferidos e eu sempre quis vê-lo com Sookie. Os dois são muito amigos, ele confia plenamente nela e o carinho que a telepata tem por ele não tem por mais ninguém. E ambos tem um dedo meio podre para escolherem parceiros. Creio que juntos seriam felizes.

Os acontecimentos de Deadlocked abrem espaço para várias situações. Até mesmo Quinn, o weretiger, reapareceu dando parabéns pelo 28º aniversário de Sookie (além lembra a idade que ela tinha quando tudo começou?). E a briga da telepata com o lobisomem Alcide parece ter finalmente chegado ao fim.

Ainda assim, acredito que a escolha amorosa de Sookie está entre os 3 primeiros candidatos: Eric, Bill e Sam.

De resto, esse foi um livro que me deixou angustiada em vários momentos, descobrindo coisas novas e querendo sumir com certas informações e acontecimentos. A situação com as fadas não vai nada bem. Niall retornou, levou Claude para o país das fadas, o restante dos seres feéricos reunidos no clube Hooligans estavam impacientes, Dermot (o tio-avô de Sookie) não conseguia controlá-los inteiramente, e, como se tudo isso não bastasse, Sookie vinha se sentindo acuada por conta do Cluviel Dor, o objeto que sua vó lhe deixou de presente, e que foi um presente de Fintan, o verdadeiro avô de Sookie.

Para quem não lembra, Cluviel Dor é um objeto raríssimo feito pelas fadas e que provavelmente é o último ainda existente, e por isso tão cobiçado. Fintan presenteou a avó de Sookie, mas ela preferiu não o usar e o deixou para Sookie, que ficou com a batata quente nas mãos.

O Cluviel Dor é um presente perigoso por um motivo bem simples: quem o possuir tem direito a um único pedido, mas é suficiente para atrair a cobiça de muitos, em especial das outras fadas. Mas o pedido não é assim aleatório. Ele deve ser feito ou para si mesmo (e levando em consideração a vida cheia de riscos de Sookie, não é uma coisa para ser descartada assim levianamente), ou em benefício de alguém a quem realmente se ama. O Cluviel Dor é, sobretudo, um presente dado com amor, para gerar amor.

O restante do livro foi dividido entre os problemas com as fadas e a jovem assassinada no jardim de Eric. E a morte acabou envolvendo Mustapha - o ajudando diurno de Eric, que por acaso é um lobisomem - e o grupo do qual Alcide é Alfa, já que tudo foi orquestrado por Jannalyn, a sua primeira em comando (e atual namorada de Sam), com o fim de alçar à chefia do grupo.

Para mim, o ápice da confusão, foi saber que tudo foi obra de Claude, que pretendia usar o problema com Eric para desestabilizar Sookie e assim trazer Niall de volta e dar um 'golpe' para tirar o chefe das fadas do poder. Juro que eu não esperava por isso. Claude sempre foi um ser intratável, mas eu gostava dele. Fiquei arrasada quando vi o que o primo de Sookie tinha em mente. Mas teria ficado ainda mais destruída se Demort se mostrasse um traidor. E sinceramente pensei na hipótese por algumas páginas.

O interessante é que tudo se resolveu mais ou menos ao mesmo tempo. Claude foi o responsável pela garota que morreu ter o sangue de fada nas veias, Jannalyn foi a lobisomem contratada para conseguir a jovem, e Eric e os vampiros foram inocentados do crime. Tudo teria terminado muito bem, não fossem duas coisas:

  • - Eric sabia que Sookie tinha em sua posse o Cluviel Dor (Niall contou) e esperava que ela usasse para livrá-lo do casamento com Freyda, o que ela não tinha a intenção de fazer, pois queria que Eric a escolhesse de livre e espontânea vontade, passando por cima dos seus próprios interesses;
  • - A cerimônia dos lobisomens para punir Jannalyn.


E foi aí que a coisa desandou e a autora quebrou meu coração. Nunca chorei tanto na vida, e tampouco esperei que a autora fizesse isso comigo.

Ela matou Sam. Assim, do nada. 

Jannalyn lutava com Mustapha, quando veio de surpresa atacar Alcide e acertou Sam no lugar. Lembro até agora da minha reação. Senti o coração encolher e as lágrimas começaram a cair. Quando Sookie se ajoelha ao lado dele e sente o coração de Sam parar de bater e os olhos fecharem eu mal conseguia enxergar, de tanto que chorava. Nem lembrava da existência do Cluviel Dor. Tudo o que eu pensava era "ela matou Sam!", "ela matou Sam!".

Ainda bem que Sookie teve mais presença de espírito que eu, pegou o Cluviel Dor e o enconstou em Sam e desejou a coisa mais simples, porém mais cheia de amor que alguém poderia desejar: 

VIVA.

VIVA.

VIVA.

E Sam voltou a vida. E Eric, que observava tudo ao lado de Sookie, virou as costas e foi embora. Assim, sem nem uma palavra.

E agora? O que acontecerá no último livro da saga de Sookie Stackhouse?

31 comentários:

Kézia Lôbo disse...

Meu Deus... a série é tudo isso.. nossa e vc ja leu todos? ...
NOssa eu li apenas os dois primeiros livros e amei, ainda nao tive tempo de continuar, mas em breve quem sabe, essa saga é muitoooo grande! Oo

Mica disse...

Pois é, Kézia, eu venho lendo a coleção já há alguns anos (uns 3, eu acho), então cheguei a um ponto onde só me resta esperar pelos novos lançamentos.
Mas reli os 5 primeiros no ano passado, quando foram lançados no Brasil. Eu amo esta série e é muito legal vermos como os personagens vão se modificando em decorrência das situações que acontecem nas suas vidas. E mesmo assim, todas as mudanças pelas quais eles passam são coerentes com os acontecimentos e personalidades (e maturidade também), exatamente como é na vida real.

Agora, se você acha esta grande, imagina a saga Dark Hunter, da escritora Sherrilyn Kenyon....tem prá lá de 20 livros e continua saindo. Socorro!!! Quero reler, mas cadê o tempo?

Marina disse...

Mica, você leu em inglês mesmo ou conseguiu achar em portugues?

Mica disse...

Oi Marina, eu li em inglês mesmo. Em português está uma novela a publicação dos livros. Começou com uma editora, mudou para a Benvirá e agora a Benvirá me informou que quem assumiu os livros da Charlaine Harris é a Leya. Sabe Deus quando sairá o próximo volume :(

Maira Zamproni Pereira disse...

Oi.
Adorei os seus comentários sobre Deadlocked. Eu também li os livros nos últimos três anos e os adoro. Concordo com tudo o que você disse sobre os amores da Sookie, mas sou capaz de apostar que ela ficará com Sam. Quando eu soube que esse era o penúltimo livro, passei a imaginar como seria um final feliz para Sookie e cheguei à conclusão que só poderia ser com um shifter por toda a questão de envelhecer e ter uma vida razoavelmente normal, mas ainda ter um pézinho no sobrenatural. Alcide há muito está fora do jogo, pq eles não chegaram a se amar em nenhum momento. Pensei no Quinn, que é um personagem bacana, porém acho que a Sookie nunca foi realmente apaixonada por ele. Mas o Sam, desde o começo é parte importante da vida dela. Bill e Eric a amam de verdade, mas ambos têm sua própria agenda, ou seja, têm outros interesses que, de quando em quando, são postos em primeiro plano.
Já o Sam, mesmo tendo apenas só amizade em troca, sempre esteve incondicionalmente ao lado dela. Quando li no seu post que a Charlaine sempre soube com quem a Sookie acabaria, tive ainda mais certeza que era com ele. Quando a Sookie fala dele no livro escorre açúcar pelas páginas. Até o Bill já percebeu. Agora a Sookie começou a perceber tb. Lembra do final?
Eu gostaria que eles acabassem juntos. Eu amo o Eric. E até gosto do Bill tb, acho até que ele merece uns amassos antes do fim. Mas o Sam é o número da Sookie. Sou Team Sam para o fim da saga.

Mica disse...

Oh, Maira, tão bom ver alguém que tem os mesmos sentimentos que eu e vai ficar feliz se ela terminar com o Sam ♥

Anônimo disse...

Mica,

Amei seus comentário, estou louca para ler o 12º.
Concordo em todos os pontos e assim como a Maira, achei que a Sookie pudesse terminar com o Quinn, porque como ela mesmo disse ao Eric ao ser questionada se se arrependia pelo Tigre, ela responde que se arrependia, pois via a possibilidade de algo muito bom entre os dois, mas nunca tiveram a chance de viver aquilo.
Porém, no 11º livro, notei que sookie fazia grandes reflexões a respeito de Sam, sobre a grande amizade deles, a confiança, a segurança.
Amo os dois vampiros, amo Quinn, gosto de Alcide, apesar de não terem vivido nada, mas sempre achei que Sookie merecia um final com alguém de sangue quente(porque ela questionou Eric sobre essa possibilidade quando compartilhavam sangue e o fez prometer que nunca a transformaria), que a respeitasse e desse a ela a possibilidade de viver uma "vida Normal" com filhos e tudo mais...
Acredito que Sam seja a melhor escolha, pois realmente esteve ao lado dela todo o tempo, mesmo não gostando de suas escolhas.

Anônimo disse...

onde esta a porra do livro?

Thaynara disse...

Alguém já encontrou algum download desse livro ? é dificil essa vida de não conseguir lê-los em ingles ;// Já li todos algumas vezes e não consigo mais esperar por esse,to sofrendo kkk.

Mica disse...

Olha, Thaynara, eu baixei pelo piratebay em inglês, eu acho. Não tenho mais certeza, já faz um tempinho que baixei.

pcpriscila disse...

Oi Mica,
Acabei de ler o livro 12 e concordo com todos os seus comentários, inclusive que ela deve terminar com Sam....
Quando sai mesmo o último?

pcpriscila disse...

Eu de novo, Mica.
Vi seu comentário sobre a Sherrilyn Kenyon e fui pesquisar. Descobri que tenho alguns dela baixados. Fui no site oficial dela, e fiquei muito confusa, não encontrei cronologia dos livros e achei que as séries se misturam. Você lê os livros dela? O que acha?
Me dê umas dicas....
Priscila

Mica disse...

Olá, eu leio sim os livros dela. Li praticamente todos os da série Dark Hunter (Were Hunter/Dream Hunter). Faltam só 3 (um desses 3 estou lendo), porque me enrolei neste ano na leitura.
Embora os livros possam ser lidos sozinhos, é bem mais legal ler na ordem cronológica.
Em um dos meus posts eu coloquei a ordem cronológica:
http://esperandooesperado.blogspot.com.br/2011/02/desafio-de-ferias-20102011-dream.html#more

A esses, acrescente mais uns 2 que foram lançados depois, e alguns ali no meio não são livros propriamente ditos, mas contos no meio de outros livros.

Aqui também tem a ordem: http://www.sherrilynkenyon.com/wp-content/uploads/2012/03/0-readinglist.pdf

Os livros se comunicam entre o universo dos Dark Hunter, Were Hunter e Dream Hunter (ela tem outros livros que não fazem parte do mesmo universo, estes eu não li).

Qualquer dúvida, é só perguntar, se puder ajudar, será um prazer.

Daiana Camillo disse...

Olha, eu sou Team Eric. Desde o primeiro livro, a química inegável dos dois desde o contato no Fangtasia deixava todos os fãs ansiosos: Quando eles vão se pegar? Demorou, demorou! Nos livros, foi uma baita enrolação, mas para cenas memoráveis, com direito a banhos no chuveiro, sexo selvagem na cadeira de balanço... Eu acredito que apesar de toda a questão de mortalidade, ela acabe com o Eric. A autora não ia fazer ele ser o personagem mais espetacular de todos só pra dar uma decepção dessas pra nós, não importa o que ela diga. Sookie mesma diz que acaba percebendo que Sam é como um melhor amigo pra ela. E por isso, na minha opinião, ela salvou-o. Eric e Sookie se decepcionaram muito nos últimos dois livros. Mas ele a ama como nunca amou outra pessoa e esperamos, de todo o coração que ele faça a escolha certa (DESISTIR DESSA VACA DA RAINHA E FICAR COM NOSSA TELEPATA!) Bill é um caso perdido... Ela considera ele demais, por ter sido o primeiro vampiro, primeiro amor, primeira transa. O primeiro a gente nunca esquece, mas ultimamente, ele tem sido mais um amigo do que tudo. Quinn é realmente adorável, mas, ele tem muito em cima dele já e Sookie não é o que nós podemos chamar de garota calma. Tenho quase certeza que a Sookie vai terminar com o Eric (ou, mais pessimista, com o Sam), embora eu realmente fosse odiar essa última alternativa. Como eu disse, sou Team Eric e torço pra que ele fique com a nossa (sa)fadinha de todo o coração! Esperando ansiosamente pela tradução de Deadlocked e pela vinda do último livro da série!! Ó, meu pobre coração de fã.

Anônimo disse...

eu sou Team Eric, mas tenho minhas dúvidas sobre quem vai fikar com a Sookie no final, eu realmente queria q a Sookie ficasse com o Eric mas ao que tudo indica ela vai fikar com o Sam para a minha tristeza :( !!! mas eu tenho a minha esperança, pq pensem comigo, a autora diz q sempre soube com quem a Sookie ia fikar, e no penultimo livro ela faz a Sookie salvar o Sam o q acaba com a experança dE ALGUMAS PESSOAS PQ DEDUZEM Q ISSO É UM SINAL DE Q A SOOKIE VAI FIKAR COM ELE, mas eu acho q a autora só quis confudir a nossa cabeça, pq isso fez a nossa atenção se virar para o Sam e pensar em como ele foi com a Sookie durante todos os livros e esquecer da relação dela com o Eric. Eu acho q no ultimo livro vamos ver a a Sookie tentando entender se ela salvou o Sam pq o ama ou pq ela o ama só como amigo, e descobrindo q o amor verdadeiro dela É E SEMPRE FOI O ERIC !!!

Anônimo disse...

Nossa adorei o resumo do livro, porém acho que não tenho mais coragem de ler até que saia o 13º livro e alguém venha me falar com quem ela ficou. De verdade quero muito que ela fique com o Eric, acopanhei a história até agora e sempre imaginava eles dois e depois quando tudo virou realidade foi maravilhoso. Não tem mais espaço para Bill, seria um erro eles depis de tanto tempo ficarem juntos, assim, do nada. Acho que a autora não seria tão amadora. Team Eric!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Em primeiro lugar, valeu pelas criticas, eu achei muito bacana o seu texto. Em segundo, mais do que torcer pelo Sam, eu acredito que é para isso que a autora esteja se dirigindo. Porque eu penso que a Sookie acabará com o Sam? Bom, desde o primeiro livro, a Sookie manifestou ter uma raia meio selvagem, ela se sentia um pouco tolhida pela mesmisse. Tanto que ela fica logo entusiasmada pelo Bill, pq ele eh uma novidade. Quando aconteceu aquele problema com o bando de lobisomens, em que o Sam foi com ela, nao sei se vcs recordam. Eles conversaram e ela novamente falou sobre isso. Sobre o custo que se paga para se estar ao lado de vampiros e de outros seres sobrenaturais. O Sam disse que ele nao queria esse tipo de vida, que ele queria simplesmente dirigir o seu bar. Pescar... enfim, ele é um pacato cidadao. E ele se virou pra ela e perguntou se valia a pena. A resposta dela foi, até aqui, vale. Entao ao meu ver, principalmente por isso, o casal Sookie e Sam nao funcionaria. Ela deseja aventura, ele quer a tranquilidade. Mas já no 11 livro, a Sookie começa a mostrar que ela esta cansada disso. Que depois de tantas confusões, ela quer o mesmo que ele: Paz. Primeiro? Ela diz pro Eric que ela queria que ele fosse um vampiro do tipo comum, como o Maxwell, um advogado. E ele ri, dizendo que ele jamais seria assim. E ele esta certo. Ela precisa de um ser sobrenatural, mas ela esta verdadeiramente de saco cheio das intrigas vampíricas e das lutas pelo poder. Ela diz isso varias vezes, durante o 12 livro (eu ainda estou lendo; de fato, eu ainda estou no capitulo 7) mas ate aqui, eu ja li pelo menos umas 5 queixas veladas quanto a isso. Ela disse que ela ja teve emoçao demais nos ultimos anos, e que ela bem poderia ficar sem elas por um tempo, digamos ate que ela necessitasse de um andador. Outra, quando ela vai se bronzear, ela fala que ela teve algumas horas agradáveis, nao que isso queira dizer que algo particularmente positivo lhe aconteceu. Apenas queria dizer que nada ruim lhe tinha sucedido e ela pode assistir tv, e fazer outras coisas do dia-a-dia. Ou seja, a personagem esta pronta para apreciar um homem como Sam. Ademais, existem outros indicios: a raiva que ela demonstra ao desligar o telefone quando o Alcides repassa o pedido da sua segunda em comando, para que a Sookie a ajudasse a pedir o Sam em casamento. Sim, ela teve outras razoes tambem pra nao querer ir - eh dito que ela tem uma leve desconfiança de que a Jannalyn queira matá-la. Mas dado o historico da Sookie, e dado o fato de que, ela tenha ido a festa do Eric com o Felipe, sabendo que o rei poderia muito bem decidir pela morte de todos eles e isso nao a enraiveceu. Eu leio um pouco de ciume na sua atitude tb. A Sookie mesmo sempre disse que ela costumava ter fantasias sexuais com o Sam. Alem disso, nao vamos esquecer que ela valoriza aqueles em quem ela pode confiar. A Sookie ja foi muito traida e quer sentir-se segura junto a sua outra metade. O Sam lhe dá isso. E eles tem se tornado mais e mais proximos, desde o 10 livro. Eles tem trocado pensamentos, sentimentos e duvidas pessoais. E se o Sam fosse pra ser um personagem que simplesmente passasse pela vida dela, eu creio que a autora ja teria feito com que eles tivessem se relacionado amorosa e sexualmente. Penso que ela nao fez isso ate agora, pra que quando aconteça seja algo significativo. Como a Sookie finalmente encontrando o lugar e a pessoa a quem ela pertence. Isso seria algo que ela reservaria para o ultimo livro. Não acredito em um retorno com o Bill e muito menos que ela fique com o Eric. Pra mim, a Sookie vai acabar com o Sam.
Sandra. - Cuiabá - MT

Anônimo disse...

Mais algumas razoes de porque eu nao acredito que a Sookie fique com o Eric: ela quer ter filhos. Isso fica evidente quando ela ve os filhinhos da Tara, e ja houve outros momentos na serie em que isso apareceu tb, tal como quando ela soube que a esposa do Andy estava gravida. Ademais a Sookie jamais aceitou completamente a coisa dos vampiros, ou ela nao consideraria a ideia de ser transformada algo tão terrivel. So isso, me diz que ela nao ficara com nenhum dos personagens dentucinhos. Assim sendo, sobram os were.

O Alcides, a propria Sookie diz no livro 12 que ele é carta fora do baralho. Ela diz textualmente que "jamais poderia ter nada com ele, porque muita agua ja passou sob essa ponte". O Quinn esta deixou de ser uma opção já ha bastante tempo. So sobra o Sam mesmo.

Alem de tudo isso, eu tenho pra mim que a razao pela qual o Eric queria tanto que ela usasse o Cluviel afim de se assegurar que ele nao casasse com a rainha, era pq ele queria assegurar-se do amor da Sookie por ele, coisa sobre a qual ele nao tem tanta certeza quanto ele finge ter. Embora as razoes pelas quais ela nao o faça sejam logicas para mim e creio que pra muitas outras pessoas. O Eric é um cara que se ele quer algo, ele luta por aquilo, sem importar muito se a forma como ele luta é a mais correta. Vide a forma como ele tapeou a Sookie pra que ela se casasse com ele. Entao, pra ele, o fato de ela ter o poder pra garantir que ele ficasse com ela, e nao o usar, provavelmente quer dizer que ela nao gosta tanto dele quanto ele gostaria que ela o fizesse, pq ela nao está disposta a lutar por ele da mesma forma que ele o fez por ela. Dado isso, eu nao acredito que ele dispense o casamento com a rainha, que do ponto de vista estrategico é algo tão importante; pra ficar com ela. Creio que ele fechou a porta do seu relacionamento com a Sookie quando ele saiu apos ve-la ressucitar o Sam. Nem que seja apenas por orgulho (coisa que o Eric tem de montao) eu nao acho que ele voltaria a ficar com ela.

Pra mim, o que vai acontecer no proximo livro é que a Sookie vai se sentir magoada pelo Eric nao a entender e se casar com a dita cuja, o Sam ja a ama, sempre a amou ao meu ver, mas agora ele vai se sentir algo responsavel pelo rompimento dos dois (alem de mais do que agradecido por ela o ter salvo) e vai se aproximar ainda mais dela pra consola-la e os dois acabarao ficando juntos. Ate porque, todas as vezes em que a Sookie deu um passo na direçao dele, ele deu bem uns outros tres na direçao dela (lembram-se quando ela emprestou dinheiro pra ele e ele a fez socia do seu bar?).

Digo mais: eu acho que no proximo livro a confusao vai ser porque o padrinho da Sookie esta correndo de sabe-se la quem. Mas como eu disse, eu sequer ja acabei o livro. Entao, talvez eu esteja errada a respeito disso.

Sandra - Cuiabá - MT

Athena disse...

O Eric ama a Sookie isso é fato, mas ele tbm a vê como uma arma estratégica, pelo poder dela e por ela ser neta de que é, nada com o Eric é simples e sem interesse, e demora pra decidir o que quanto ao casamento, exatamente por que está pesando qual decisão seria mais vantajosa pra ele. Quanto ao Sam não creio que seja ele o companheiro da Sookie,eles já são tão amigos que viraram irmãozinhos se ele terminarem juntos vai ficar muito inverossímil, e pra quem teme que ela volte pro Bill, podem parar de se preocupar, a titia Charlaine disse à um tempo atrás que a Sookie NÃO termina com um vampiro, então Eric e Bill estão fora da corrida. Mas seria legal depois do Eric largar ela pra ficar com a rainha vadia, a Sookie acabar ficando com o rei Felipe, já pensaram como o Eric ia ficar p*** da vida? o Felipe é mais poderoso que a rainha vaca e consequentemente a Sookie tbm seria, kkkkk

Sol disse...

onde acho para ler? vale tudo,baixar,comprar,pagar para baixar,o ultimo já vai lançar e nem li esse.

Anica disse...

Eu não sou muito fã do Sam porque sou muito team Eric (só continuei lendo os livros depois do 4 por causa dele, hehe). Mas ficaria mas contente se o final fosse Sookie e Sam do que Sookie e Bill - porque concordo com vc, é meio que andar e não sair do lugar.

E mais: acho que a Harris passou a ser influenciada pela série. Se você reparar bem, em True Blood tem um movimento meio claro para unir Bill e Sookie mesmo em temporadas em que teoricamente deveria predominar o Eric (tipo essa última).

Então acho que por mais que ela diga que sempre soube com quem a Sookie ficaria, as coisas estão cheirando um pouco a uma leve mudança de decisão. Estou pensando em escrever um post sobre isso logo mais no meu bró, depois mando o link XD

Ótima resenha, btw =D

jenifer disse...

ENTÃO AO ANALISAR A TODOS OS POSTS EU CHEGUEI A UMA CONCLUSÃO.SABEMOS NOS ULTIMOS LIVROS TODOS OS SERES FAE VIAM COISAS DIFERENTES COMO UM PODER QUE PODE SER NÃO SOMENTE A RESPEITO DO CLUVIAL DOR PODE SER QUE NOSSA QUERIDA SOOKIE NÃO TENHA SOMENTE UM TRAÇO DE FADA A QUAL ACHAMOS, PODE SER QUE TENHA ATÉ MAIS TEMPO DE VIDA HUMANA COMO SEU TIO DERMOT QUE É MEIO HUMANO E NÃO ENVELHECEU ATÉ O MOMENTO E ACHO QUE A NOSSA TIA CH NÃO IA DEIXAR QUE O AMOR DE ERIC E SOOKIE FOSSE SOMENTE UM REALPSO EM VIDA (SOU TOTALMENTE TEAM ERIC) E ACHO QUE SEU FINAL PERFEITO SERIA OS DOIS JUNTOS POR QUE O AMOR DE SOOKIE POR SAM SEMPRE ESTEVE BEM A MOSTRA DE UMA GRANDE AMIZADE NOS LIVROS. ESTA CERTO QUE ERIC E SOOKIE ESTÃO ABALADOS MAIS ERIC E SOOKIE SÃO UM TIME QUASE QUE IMBATIVEL E EU ACHO QUE LEMBRANDO QUE ESTAMOS EM UM DRAMA SOBRENATURAL TUDO PODE ACONTECER E PODE SER QUE TODOS OS DESEJOS DE SOOKIE VENHAM A SER CONCEDIDOS.
SERIA UM FINAL TRISTE SE ERIC ABANDONASSE SOOKIE POR FREIDA A QUAL SABEMOS QUE ERIC SEJA MUITO AMBICIOSO SÓ QUE TEM AINDA UMA GRANDE AGUA PARA PASSAR POR BAIXO DA PONTE E LEMBRANDO QUE ERIC JA TEM MAIS DE MIL ANOS NÃO ABANDONARIA ALGUEM POR QUEM REALMENTE CONSEGUIU AMAR MESMO COM TODO O DRAMA QUE VIEMOS PASSANDO PELOS ULTIMOS ANOS. FINAL CERTO SERIA SOOKIE E ERIC COMO TUDO PODE ACONTECER.
JENIFER SÃO PAULO

Mey Fonseca disse...

Texto ótimo Mica! Ótimo.

Infelizmente na TV as coisas estão total diferentes né? E realmente, como foi colocado acima por alguém, tem rolado uma "forçação de barra" pra ser Bill e Sookie pra sempre. E até o momento, ao menos na TV, Sookie e Sam não serão um casal tão cedo. Não estão ressaltando nem o lado (sa)fada dela. Rsrsrsrs!

As vezes tenho a sensação de que ela terminará sozinha.

Janaína Araújo disse...

Alguem tem esse livro em Português, li até o onze. to louca pra ler o resto!!!

Sol disse...

também to querendo...

Mey Fonseca disse...

Janaína e Sol, se conseguirem o livro com boa tradução, me avisem. Tbm to louca pra ler. ;)

Anônimo disse...

Gente alguem sabe de uma site bom para baixar o ultimo livro, ou ate mesmo ler on? aff to doida p ler...e na minha opinião Sookie tinha q ficar com Eric

Anônimo disse...

Poxaaa cade os links para os livros em português? Babando aqui!!!!

Cristiane Oliveira disse...

Terminei de ler o livro 12, então vc pode imaginar meu desespero para ler o livro final que por sinal não consigo encontrar , vc sabe onde posso encontra- lo? Por favor me ajude!! Agradeço desde já!

Unknown disse...

http://www.mediafire.com/download/amfya4iahsatg7l/Livro+12.pdf , o link para o livro 12 :)

Unknown disse...

Alguém tem o 13 em português já procurei rodei rodeia e só achei em inglês se puder me enviar por email lilysuyla@hotmail.com obrigada

Postar um comentário