quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Meme Literária de Um Mês 2013 - Dia 04



Dia 04 - Como você escolhe  seus livros: recomendação de amigos, resenhas, blogs, sites, pela capa, por título, por impulso?


Todas as anteriores. Mesmo.
Atualmente, no topo da lista estão as resenhas, blogs e vlogs. Eu simplesmente fico babando por todos os livros que a Anica resenha ou que a Tatiana Feltrin comenta. Mas ainda sigo uma porção de canal literário no youtube, então estou sempre ouvindo o povo falar desse ou daquele livro e fico morrendo de vontade de ler, comprar, falar...

E também sigo recomendações de amigos, embora com menor frequência (a menos que seja algum amigo que escreva sobre livros, o que acaba caindo na categoria, resenhas, blogs e vlogs).

Mas não dá para simplesmente descartar a capa, título e impulso, porque eu sou movida pelo impulso. Toda vez que eu penso demais eu não leio ou não compro, ainda mais com os preços abusivos dos livros ultimamente.

Adoro chegar em uma livraria e ver um título diferente. Instiga. Lembro que comprei A Mulher do Viajante do Tempo sem nem ler a sinopse, simplesmente porque adorei o título. E estou aqui me corroendo para comprar Noites de Alface porque achei o título divino! Inclusive, esse hábito já vem das minhas épocas de leitura de fanfiction. A Claudia (Modell) bem sabe (ou talvez não) que, além dela ser uma escritora monstruosamente fantástica, ainda tinha os melhores títulos de fanfics que eu já vi (Cheiro de Sangue e Morango, A Arte de Comer Alface, Os Cinco Pontos Cardeais...), não tinha como resistir.

A mesma coisa vale para a capa. Sim, eu compro um livro pela capa. E também julgo o coitado. E muitas vezes deixo de comprar também. Uma coisa que tem me irritado bastante nas livrarias ultimamente é esta mania de colocar o mesmo gênero todo junto nas ilhas. Quero dizer, faz sentido, traz foco a quem procura um gênero específico etc e tal, mas em uma época onde todos os romances picantes (a lá 50 Tons de Cinza) tem o mesmo estilo de capa e mesmo estilo de nome, colocá-los todos juntos dá uma monotonia olhar...Acontece o mesmo com a ilha do Nicholas Sparks. Todos os seus livros tem o mesmo 'jeitão' de capa, mal dá para perceber que tem modelos diferentes, chega a dar sono só de ver. Passo correndo destes setores da livraria.

Porém, uma capa legal pode (e provavelmente vai) me fazer ler o livro. Foi exatamente como comecei a ler a série Mercedes Thompson, da Patricia Briggs. Os livros tem as capas mais lindas deste mundo (e descobri recentemente que o artista que faz os desenhos, usa a mesma modelo desde a 1ª!...embora não pareça). Eu já postei as capas da série aqui uma vez, por isso postarei só a do último livro, o que eu ainda não li.




Parece bem simples, mas não é. Inclusive, o artista fala do processo de criação aqui. É bem legal, vale a leitura.

******

Não sei quais são todos os blogs participantes do meme literário 2013, mas os que eu tenho certeza:





Nenhum comentário:

Postar um comentário