quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Meme Literária de Um Mês 2013 - Dia 12




Dia 12 - Qual a importância na edição (fonte, capa, papel, margens) para você?

Na verdade eu não tenho muita certeza. Embora eu seja o tipo de pessoa que lê tranquilamente livros de bolso naqueles papeis jornal horrendos, eu também sou daquelas que se sente atraída por uma edição mais caprichada.

Não conheço lhufas de tipo de papel, fonte, margens e essas coisas importantes, mas eu sei que gosto mais de folhas em tons de creme do que de branco, que acho folhas mais finas e leves bem mais atraentes que as mais grossas, e também acho lindo e delicioso papel com uma certa textura. 

Se eu não parar para pensar eu direi que não me importo com a fonte e espaçamento, mas a um segundo olhar eu sou obrigada a refletir que tem alguns livros que eu não consigo desenvolver justamente por conta da fonte. Quando são muito pequenas ou grudadas (um exemplo é a péssima edição de A Hora das Bruxas, da Anne Rice que comprei no submarino) o cansaço é tão grande, que chega a dar dor de cabeça e enjoo, não dá para progredir na leitura.

Então, eu diria que, embora eu não preste realmente atenção na edição (além, é claro, da estética pura e simples no momento de escolher um livro), ela influencia no momento que eu começo a ler. Nem sempre eu percebo que é este o motivo de eu não conseguir sair do lugar, mas se eu parasse para pensar só um pouquinho conseguiria identificar o problema.

Acho que preciso ser mais pró-ativa nas minhas análises pré escolha de livro.

******

Não sei quais são todos os blogs participantes do meme literário 2013, mas os que eu tenho certeza:

Nenhum comentário:

Postar um comentário