domingo, 4 de outubro de 2009

Dollhouse 2x02 - Instinct


Dollhouse – Instinct (2x02)
Data de Exibição: 02/10/2009


Estranho. Foi a primeira palavra que veio à minha mente enquanto assistia o episódio. E de fato Instinct não foi nem bom nem ruim, foi estranho. Até os ossos. Já o início foi meio surreal, com aquela conversa de Topher e de Ballard sobre a mudança do ativo a nível glandular. E na verdade não foi nem o assunto da conversa que era bizarro, era a forma como ela foi conduzida e filmada. A voz de Topher estava algumas oitavas acima do seu normal e Ballard parecia meio abestalhado. Estranho.

E para minha surpresa, o segundo episódio da temporada foi exatamente o que todo mundo implorou para não ter novamente: um episódio focado em outra impressão da Echo. Esse povo não aprende com os próprios erros? E parece que a interpretação aceitável de Eliza na premiere foi golpe de sorte mesmo. E não pensem que a critico com prazer. Sempre fui fã de Eliza e o principal motivo de eu querer assistir Dollhouse era justamente a presença dela. Mas não sou cega, a limitação da garota como atriz ficou evidente logo de início, por isso nem dá mais graça falar sobre o assunto (mesmo assim eu falei, eu sei). Embora, admito, amei vê-la gritando desesperada pela perda do bebê.

E, no fundo, achei legal o caso em si. Senti pena do pai. Sentimentos são difíceis de controlar, e eu compreendo como deve ser difícil para ele saber que deve amar o filho que tanto quis, mas não conseguir por culpá-lo pela morte da mulher que amava. Pode até ser meio doentio contratar uma doll para ocupar o lugar da mão do bebê, mas seria pior do que colocar o garoto para adoção? Mas será que ele não pensou que mais cedo ou mais tarde ela teria que partir? E então, como ficaria o bebê? E como ele explicava para os amigos a presença de outra mulher? E como explicaria para o filho que o garoto teve duas mães? E mais importante, quanto tempo Echo ficaria sem ser chamada para outro trabalho?

Achei meio estranho o desespero de Emily/Echo ao ouvir a conversa do ‘marido’. Tudo bem estranhar e até desconfiar, mas acreditar que ele queria matá-la só porque ouviu parte de uma conversa não é um pouco demais? Não podemos esquecer que estamos falando do marido dela, do homem que ela amava. Era de se esperar alguma reação, é claro, mas não aquele desespero enlouquecido.

A questão é como ficará Echo agora que tem esse sentimento de perda dentro dela? Como deve ser para ela lidar com essas emoções todas? Por que elas só aparecem quando ela está ‘limpa’ e não quando está com alguma personalidade impressa (salvo alguns erros aqui e acolá)?

Entretanto, confesso, o que eu mais gostei no episódio inteiro foi de Madeline. E não é apenas por eu adorar Miracle Laurie desde o instante que Mellie apareceu na série. Não, foram as coisas que Madeline falou e a sua atitude, bem como as cenas em que esteve, que me chamaram a atenção. E foi interessante observar a reação de Paul ao revê-la, ao ouvi-la falando de como foi bom esquecer tudo. Para ela a única coisa que realmente importa é esquecer a dor que sentia pela morte da filha. Para Paul, o que importa é que ela esqueceu o sentimento profundo que sentia por ele. E a conversa com dois mostrou um contraponto interessante com as experiências que Echo vem tendo. Madeline ansiava por esquecer, mas Echo, embora sofra com todas as lembranças e sensações, prefere mantê-las consigo. A diferença é que no caso de uma, quem está fazendo as escolhas é a dona daquele corpo, e no caso de outra, não. É a casca vazia que assumiu sua própria personalidade.

Mas o que quero saber mesmo é o motivo para Joss ter introduzido Madeline na segunda temporada. Eu não reclamo, pois como disse, adoro Miracle Laurie, mas estou com a pulga atrás da orelha. Coisa boa não vai sair dessa cartola.

Outro personagem que me faz pensar é o Senador. Perrin parece cada vez mais próximo de desmascarar a Rossum, inclusive vem recebendo ajuda de alguém. A pergunta é de quem? Por qual motivo? E a dúvida persiste: será que ao levar a sujeira da Dollhouse a público, não acabará trazendo o próprio fim da humanidade? O que faria o Governo com uma tecnologia dessas à mão?

E por último, mas não menos importante, cadê Boyd? Onde está o laço de confiança que ele e Echo tinham? Porque ela confiava nele e ele a defendia com unhas e dentes. Eu sei que agora ele não é mais o seu handler e ela tem Ballard e tal, mas alguém acredita que ele deixaria Echo sem sua supervisão em um caso como esse? Onde ela foge enlouquecida e confusa? E mais importante, que ela escolheria confiar mais em Ballard quando já havia dado provas de que bem no fundo confiava mais em Boyd? Desculpem, simplesmente não consigo engolir essa mudança súbita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário