sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Doctor Who November Special - The Waters of Mars

Doctor Who – The Waters of Mars (Segundo Especial deste ano)
Data de Exibição: 15/11/2009
Roteiro: Russell T. Davies e Phil Ford


Eu não tenho palavras para descrever esse especial de Doctor Who. Sinceramente eu o achei fantástico. É claro que à medida que o fim da participação de David Tennant como o Décimo Doutor se aproxima, a dor que sinto no coração aumenta, mas independente disso, o fato de termos apenas quatro especiais ao longo desse ano inteiro faz com que cada episódio lançado seja mais singular.

Ajuda quando o especial é bem executado, como esse o foi. O visual de Marte estava perfeito e envolvente e nenhum ator deixou a desejar em seus papéis. Lindsay Duncan estava perfeita como a Capitã Adelaide Bowe e foi perfeito o motivo da mulher ter buscado o espaço. Sem falar em sua cena no final. A forma como a capitã reagiu, o ponto exato que a atriz utilizou. Muito bom.

E o clima de terror provocado pelas criaturas da água era realmente opressivo e angustiante, pois em momento algum tínhamos certeza de qual seria a atitude do Doutor. Desde o início ele titubeou em ficar na Bowie Base One (a primeira colônia da Terra em Marte), pois sabia que a base seria destruída e todos morreriam e ele não poderia fazer nada, pois aquele era um dos momentos fixos no espaço e no tempo e que não poderia ser alterado, caso contrário a própria existência dos universos estariam em risco.

Mesmo assim, o Doutor não seria o Doutor se a curiosidade não fosse mais forte e ele não ficasse até o fim no planeta vermelho. O diferencial está na sua atitude. The Waters of Mars foi o clímax de algo que vem sendo construído desde o primeiro episódio em 2005, ainda com Christopher Eccleston. Depois de sofrer durante anos culpando-se pelo extermínio da própria raça, o Doutor aceitou o legado de último dos Time Lords. Mas junto com a nova consciência, veio uma nova responsabilidade. As leis eram feitas pelos Time Lords (inclusive a de não interferência nos pontos fixos) e sendo ele o último restante, o Décimo é o seu único senhor. Ele é a Lei. Ou melhor, nas palavras do próprio Doutor,
“The Law is mine. It’ll have to obey me”.

E foi aí que o Doutor errou. As leis foram criadas por um motivo e ao tentar alterá-las, o Décimo não apenas cruzou uma linha perigosíssima (alguém lembrou – vagamente – do Mestre?), como se aproximou mais do que nunca dos erros cometidos pelos Time Lords e que ele sempre abominou.

Ver o discurso de Adelaide foi chocante e a dureza e arrogância com a qual o Doutor o ouviu foi ainda mais difícil de assistir. Mas nada se compara a dor que ele sentiu ao perceber que Adelaide corrigiu o erro que ELE cometeu e se matou para que o mundo continuasse em seu curso normal. E o desespero que o Doutor sentiu ao ver o Ood parado em meio à neve... Naquele momento não foi em regeneração que o Doutor pensou, mas sim no seu fim definitivo.

“I’ve gone too far. Is this it? My death? Is it time?”

E a pergunta que fazemos é o que nos espera nos dois últimos especiais do ano? Qual o caminho que trilhará o Doutor? Como corrigir dentro de si mesmo a arrogância e onipotência que se permitiu sentir?

Não agüento mais de tanta ansiedade para ver os dois últimos especiais. E assistir o trailer só me deixou com mais água na boca. David Tennant encerrará sua participação nesse universo de Doctor Who, mas será com grande estilo. É o que promete a história até agora.

2 comentários:

!3runo disse...

O que achei mais interessante nesse episódio foi a forma que ele percebeu as alterações na vida de todos que as ações dele fizeram, como se ele "visse a internet" ou "tivesse uma internet" em sua cabeça. Foi a primeira vez que vemos como ele sabe tanto sobre uma época de manteira tão clara. No primeiro episódio do Matt Smith como Doutor ele faz algo parecido ao perceber, numa cena, quem estava errado. Muito interessante para compreendermos o funcionamento do Doutor!!!

Belo review. Você deixou de assistir DW no 6x03 ou só faz reviews de alguns episódios??? Notei que da 5a temporada só fez o 5x01 e da 6a, do 6x01 ao 6x03!

Mica disse...

O Nono Doutor também já dá esta impressão de uma 'internet na cabeça' quando fala para a Rose como ele sente a Terra e o universo o tempo inteiro.
Não é apenas ter dois corações, regenerar e viajar no tempo, o Doutor é de fato diferente lá dentro da sua essência (e no fundo é mais alienígena do que sua aparência humana nos permite perceber).

Ainda assisto Doctor Who, Bruno. Aliás, AMO Doctor Who de paixão. Só parei de resenhar porque combinou preguiça e falta de tempo, aí larguei mão de vez.

Postar um comentário