terça-feira, 24 de novembro de 2009

Legend of the Seeker 2x03 - Broken

Legend of the Seeker – Broken (2x03)
Exibição: 21/11/2009

Quando assisti o trailer do episódio 2x03 eu quase enfartei. Fiquei tão ansiosa que dei graças por só tê-lo visto um dia antes de passar o episódio. E quando finalmente assisti Broken, não me decepcionei. Foi fantástico.

O início é meio corrido, com o sonho de Kahlan, a revelação de Cara e o Con Dar. Mesmo assim funcionou direitinho. O sonho em si eu achei muito bonito visualmente, mas brutal para a Confessora. Em breve ela será a última da sua raça? Não é algo fácil de se ouvir. E mais difícil ainda é descobrir que a mulher que você já odeia (e de quem sente ciúmes, diga-se de passagem) é a responsável pela morte da sua irmã. O Con Dar de Kahlan é perfeitamente compreensível e, confesso, fiquei morrendo de medo por Cara naquele momento.

O que eu não esperava é que Cara fosse buscar abrigo justamente na única família que lhe restou. E pode soar piegas, mas fiquei muito feliz de Nora ter aceitado a irmã em sua casa, apesar de no final ser o cunhado o responsável por Cara ser capturada e levada a julgamento.
Interessante que Kahlan tenha sido chamada para confessar a Mord-Sith. A Confessora não hesitou nem por um instante, pois no fundo queria a garota morta. Se não fosse a insistência de Richard, era uma vez Cara em Legend of the Seeker.

Mas o julgamento foi forte e eu temi pela vida da Mord-Sith. A raiva que aquela cidade guardava das guerreiras de Lord Rahl era descomunal. E no fundo eles não estavam julgando Cara, mas as Mord-Sith. Para eles não importava que Cara não estava mais entre as ‘irmãs’ e que acompanhava o Seeker. Ela havia cometido atos abomináveis e merecia morrer.

Foi muito legal a forma como nos explicaram o passado da guerreira. E a garota que interpretou a pequena Cara era uma gracinha. Toda doce e meiga, transformou-se completamente ao perceber que o pai a havia vendido. Aquele olhar que ela deu antes de matá-lo foi assustador.
Entretanto, o grande problema da Mord-Sith é que ela é orgulhosa ao extremo e no fundo não se envergonha das coisas que fez. Ela segue sim a Richard, mas é porque deu a ele a sua lealdade e ele é o atual Lord Rahl, a quem as Mord-Sith juraram obediência. Inclusive, achei fantástica a cena em que Richard assume o seu título e a obriga a falar a verdade.

O julgamento acabou sem a condenação de Cara, mas não porque não fosse esse o desejo dos aldeões, mas sim porque conseguiram identificar na professora da aldeia, uma Mord-Sith disfarçada e que era a responsável por todos os raptos ao longo dos anos, inclusive o da própria Cara. É claro que a professora foi confessada (o que significa a morte para uma Mord-Sith) por Kahlan, e com isso admitiu que o pai de Cara não a vendeu, mas o emudeceram de forma que não conseguisse negar as acusações para a filha.

Foi a tristeza nos olhos da Mord-Sith ao perceber que matou o homem que lhe deu a vida e que a amava mais do que qualquer coisa nesse mundo, que salvaram Cara da morte por confissão. E a certeza de que ela seguirá o Seeker enquanto ele assim o permitir.

Fica aqui a pergunta: é correto poupar alguém apenas por ter demonstrado remorso e comprovado que a pessoa não escolheu aquela vida, mas foi dobrada pela tortura ainda na infância? Ou Cara deveria pagar por todas as mortes, raptos e destruição que proporcionou em praticamente toda a sua vida adulta?

Eu sei que sou como Richard: toda pessoa tem o direito de mudar e de receber uma segunda chance de fazer as coisas certas. Mas e vocês, o que acham?

Nenhum comentário:

Postar um comentário