terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Meme Literário de Um Mês 2013 - Dia 03



Dia 03 - Você faz algum registro dos livros que lê e, se faz (ou não), por quê?

Sim. Registrar é preciso, porque minha memória é sem vergonha. Não digo ruim, mas seletiva, só lembra do que quer e quando quer.
Quando eu era mais nova eu anotava os livros que lia em uma listinha no world e fazia um resumo do que cada livro falava, porque volta e meia eu me via relendo livro sem perceber que estava relendo ou só percebendo bem mais tarde (pois é). Inclusive tenho esta lista até hoje, justamente para lembrar dos livros que li naquela época (a maior parte eu peguei na biblioteca, então não tenho os exemplares). Mas comecei as anotações meio tarde, então muitos livros ficaram de fora.

Depois fiz um hiato de anos e voltei a anotar em 2008 ou 2009 (não estou com o caderno aqui para confirmar). Desde então eu coloco o nome e o autor em  uma página separada para cada ano em um caderno que guardo só para isso. Também faço uma listinha aqui no blog no final do ano (ou início, nem lembro mais!) com todos os livros lidos (e os poucos comentados no blog) durante o ano.

Mas o lugar que eu mais gosto de anotar é o Skoob (este é o meu, caso queira ser meu amigo). Minha estante não tem todos os livros que eu li, mas atualmente tem servido ao seu propósito. 

No início incluí todos os livros que eu lembrava no momento de já ter lido algum dia, mas já faz algum tempo que só tenho usado para anotar os livros que finalizo a leitura. Assim, os novos livros na minha estante são necessariamente livros que já terminei de ler, organizados preferencialmente por ordem de leitura (por isso anoto o dia que terminei cada um).

Não faço histórico de leitura,  não anoto livros que pretendo ler, que quero ganhar, que estou lendo ou qualquer outra coisa do estilo, pois todas estas informações acabam parando na página geral da estante e eu fico irritada quando não consigo usar a página principal como minha memória auxiliar para o que eu já terminei de ler. Por isso o skoob é esta ferramente incrível para resenhas, conversas, trocas de livros e mil e outras utilidades que eu nunca uso, já que para mim ele é só uma extensão com imagem do meu caderno de anotação. Mas tudo bem, porque eu sou feliz assim também, então está bom.

******

Não sei quais são todos os blogs participantes do meme literário 2013, mas os que eu tenho certeza:

http://qe-quartoescuro.blogspot.com.br/
http://batatatransgenica.wordpress.com/
http://breviariodashoras.blogspot.com.br/
http://www.terracotabolsas.com/rato/
http://depokafe.wordpress.com/
http://bem-vindos-a-bordo.com/
http://pensamentosinsones.wordpress.com/


Um comentário:

Anônimo disse...

Preciso tirar a poeira lá no Skoob. :-)

Postar um comentário