sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Meme Literário de Um Mês 2013 - Dia 06



Dia 06 - Qual a obra que determinou sua paixão por livros?


As Brumas de Avalon. Eu acho. Foi o primeiro livro 'de gente grande' que eu li (com 8 anos). Se bem que podem ter sido os quadrinhos da Mônica e da Disney, que eu já lia muito antes disso. Quando quebrei o braço, aos 6 ou 7 anos, meu vizinho emprestou uma quantidade gigantesca de quadrinhos para eu ler no hospital (ele fez o mesmo quando eu peguei caxumba...pensando bem, quem me emprestou As Brumas de Avalon foi a mãe dele...o que seria da minha vida de leitura se não fosse a família do Jean!??).

A verdade é que eu adorava ler desde sempre. Lembro de quando era bem pequena e ouvia minha mãe contando história para eu dormir (e volta e meia eu contava para ela dormir...o que ela fazia e me deixava muito irritada porque não ouvia o final das minhas histórias). E também de quando lia os livrinhos infantis de uma coleção que meu pai comprou para mim com capa dura, vários desenhos...e tinha os vinis de historinha (chapeuzinho vermelho, os três porquinhos) que eu nunca me cansava de ouvir (tudo bem, não era livro, mas incutia a paixão por esse mundo louco do faz-de-conta).

Lembro que tinha um quarto de 'bagunça' em casa onde eu encontrei certa vez vários livrinhos de bolso que eram do meu tio e também do meu pai. Eu era criança, não lembro a idade, mas para para mim era um tesouro.

No fim das contas não posso dizer com certeza. Acho que não foi uma obra única, foi um conjunto de coisas. Ou estava no sangue, nasci para amar a leitura, era uma coisa inevitável.

******

Não sei quais são todos os blogs participantes do meme literário 2013, mas os que eu tenho certeza:

2 comentários:

Anônimo disse...

Eu li As Brumas de Avalon já na adolescência e pirei totalmente no livro, ele me envolveu completamente... Não consigo me imaginar lendo ele aos 8 anos, nessa época eu só lia gibizinhos! =P

Muito interessante esse Meme, resolvi participar também! :)

Um abraço.

Anônimo disse...

Michele, eu lia muitos gibis também. Eu gostava mais dos da Disney, porque tinha mais texto do que os da Turma da Mônica. Um vizinho meu era assinante e eu pagava várias revistas ao mesmo e devolvia no dia seguinte, acho que lia umas 300 páginas por dia. Tinha aqueles almanaques especiais, ahh tempo bom.

Postar um comentário