domingo, 8 de dezembro de 2013

Meme Literário de Um Mês 2013 - Dia 08




Dia 08 - Que livro/autor já decepcionou você?

Hum...depende. Se a pergunta for relacionada a algum autor que eu ainda não conhecia e achava que seria bom, a resposta será uma. Se a pergunta se referir a algum autor que eu gosto e algum livro dele foi uma decepção a resposta será outra.
Então vamos lá. Autor que eu não conhecia, mas esperava maravilhas quando decidi ler o livro:

* Douglas Adams e o seu O Guia dos Mochileiros das Galáxias. Todo mundo falava tão bem que eu só poderia amar, não é mesmo? Mas não foi bem assim. Achei chatíssimo, foi um parto conseguir chegar até o final do primeiro livro. Tenho toda a coleção, mas cadê a coragem para continuar?

* Eduardo Spohr e o seu A Batalha do Apocalipse. Não sei bem o motivo de eu achar que gostaria do livro (o tema? as pessoas falando bem em tudo quanto é podcast que eu ouvia?), mas quando li foi aquela decepção. Achei o livro ruim, enrolado, mal pesquisado, uma salada total. Foi com sacrifício que consegui terminar e, ainda assim, só porque me esforcei bravamente.

* David Gibbins e o seu Atlantis. Não me perguntem o motivo, eu li em 2010 e tenho memória ruim. Só lembro que fiquei arrasada por ter me enganado tanto com a escolha. O livro era sobre a busca de Atlântica, não tinha como errarem a mão, e ainda assim foi uma porcaria. Personagens sem carisma, situações inverossímeis, nada funcionava.

A lista continua...inclusive eu acho que já falei sobre isso em algum outro meme literário...sim, encontrei o texto aqui. Acho até que a lista não mudou, o que é bom, já que isso significa que não me decepcionei tanto assim nos anos subsequentes. Mas acho que seria uma boa pedida incluir Rick Riordan e os dois primeiros da série Percy Jackson (que foram os únicos que eu li até agora), que eu esperava muito, levando em consideração o que todo mundo diz, e achei fraco, cansativo, cópia mal feita de várias outras coisas já existentes.

Agora, decepção com autor que eu já conhecia e gostava é um pouco mais difícil. Não lembro de nada que tenha me marcado particularmente. Hum...talvez Ken Follett e o seu O Escândalo Modigliani. Não lembro porque não gostei (eu era bem nova, já faz uns 15 anos), mas lembro nitidamente que eu fiquei bem desapontada. Eu gostava muito dos livros dele e esse eu achei chatíssimo.
Também fiquei chateada com Jack Higgins e o seu No Limite do Perigo. Jack Higgins foi meu autor preferido durante quase toda a adolescência. Não lembro porque este livro em particular me decepcionou. Acho que já fazia alguns anos que eu não lia o autor e o estilo já não era mais aquilo que me dava emoção, sei lá. Não cheguei a terminar. Um dia, quem sabe?

******

Não sei quais são todos os blogs participantes do meme literário 2013, mas os que eu tenho certeza:

3 comentários:

Alexandre Lancaster disse...

O Douglas Adams não vale. Você mesma disse que não gosta de humor. :)

Anônimo disse...

Eu estou quase decidida a ler o Guia do Mochileiro... Mas muita gente diz que a série não termina muito bem...

Mica disse...

Mas a pergunta era o autor ou livro que tinha me decepcionado, Ale! Tudo bem que a culpa da decepção foi totalmente minha, mas ainda assim decepcionou, hehehe.

Postar um comentário