sexta-feira, 9 de julho de 2010

10 Livros em 10 Dias - O livro que odiei

É quase tão difícil falar sobre o livro que eu odiei quanto falar sobre o que eu mais gostei. A minha lista de desgostos é grandinha, e como sempre, muda no decorrer dos anos. Lembro que o primeiro livro que eu interrompi a leitura foi O Perfume, ainda na minha adolescência. Mas na época eu era bem mais nova e tinha uma cabeça diferente. Não sei se teria a mesma aversão se o relesse atualmente.
Muitos anos se passaram, interrompi alguns (poucos, pois tenho a política de seguir firme até o fim mesmo achando ruim) e, portanto, tive sérios problemas para escolher o livro desse segundo dia.

Dia 02:
O livro que você mais odiou:

Comprei Atlantis, do David Gibbins por três motivos. O primeiro é que estava em promoção e eu não resisto a uma boa promoção de livros. O segundo é o tema. Adoro essa busca incessante por Atlântida. E o terceiro é um amigo meu que estava lendo outro livro do mesmo autor e me instigou. Infelizmente, não fui feliz na minha escolha.
Atlantis é um livro que supostamente trata da busca de Atlântida. Então, o que eu esperava era uma aventura arqueológica ou mítica, mas me senti enganada. Os personagens não são cativantes, as situações são impossíveis e os termos técnicos (geralmente no ramo da arqueologia marinha ou militar ) são cansativos e excessivos. Porém se o autor tivesse usado da mesma estratégia, mas como competência, a leitura não teria se tornado tão enfadonha. Foi a mistura mal feita e a constante promessa de que melhoraria (ou que se fixaria em alguma coisa...seja na arqueologia ou na aventura militar impossível) que faz de Atlantis um tiro no próprio pé, pois você espera por algo e esse algo nunca chega. Aliás, em Atlantis você sai de lugar algum e vai parar em lugar nenhum.
Arrependo-me profundamente de ter usado do meu rico dinheirinho para ler um livro que só me fez desperdiçar o meu tempo. Não recomendo.

4 comentários:

naomi disse...

eu tou penando até para *começar* a ler "a cruzada do ouro" deste autor. tou empacada ainda na primeira página: pelo leio as primiras fraes, devolvo pra estante e pego outro livro. assim como vc, comprei numa promoção [R$9,90] e já tou me arrependendo...

Mica disse...

Antes de eu ler Atlantis eu até pedi emprestado o livro que meu colega estava lendo, mas depois desisti. Não aguentaria outra seção de tortura.

Cristine Martin disse...

o pior é que esses livros estão na lista dos best sellers, aí a gente confia, compra e não gosta. Melhor ir pelas resenhas e comentários de quem já leu e tem o gosto parecido com o nosso.

Beijos (que bom que está participando do desafio!) :-)

Flavia Rodrigues disse...

Eu li, e gostei. O Livro é cheio de detalhes e informações tecnicas sobre militarismo. Não é do tipo de livro que eu prefiro, mas o livro não é ruim...

Postar um comentário