quarta-feira, 14 de julho de 2010

10 Livros em 10 Dias - Recomendando um livro

Recomendar um livro não é uma tarefa muito fácil. Um dos motivos é que a memória te engana: aquele livro que pareceu fantástico 15 anos atrás quando você o leu, pode não ser realmente tão bom e recomendá-lo pode ser um perigo. O outro motivo é que indicar um livro vai além da sua qualidade, depende muito do que o outro leitor espera. Mesmo assim, apenas dois livros vem à minha mente de imediato quando alguém me pergunta "qual livro você acha que eu devo ler?". Como um deles eu já mencionei alguns dias atrás (Ninja), resta-me falar do outro.

Dia 07:
Livro que você mais recomenda:


Pensei em As Brumas de Avalon, da Marion Zimmer Bradley antes de qualquer outro livro. Fiquei em dúvida se o incluía na lista, porque a última vez que eu o li (foram 05 no total) foi há cerca de 13 anos e muita coisa mudou  na minha forma de ver o mundo desde então. Mas a verdade é que As Brumas foi uma coleção que me marcou profundamente. Foi por ela que eu conheci a história do Rei Arthur (eu li pela primeira vez aos oito anos de idade) e, embora tenha descoberto anos depois que Marion tinha uma visão toda própria dessa história, é ela quem ficou gravada tanto na minha mente como no meu coração.
Aprendi a amar Morgana (a irmã do rei e personagem por cujos olhos enxergamos a história) como nenhum outro personagem literário e a torcer por Avalon e sua história e cultura riquíssimas em detrimento dos desmandos da igreja daquela época (vilanizada ainda mais na imagem da odiável rainha Gwenhwyfar).
Sempre me fascinou o poder daquelas mulheres (geralmente tão esquecidas nas histórias tradicionais por nós conhecidas), a força de vontade, a forma como lutavam pelo que julgavam correto e como jamais desistiam e, quando o faziam (ou se subjugavam ao sexo oposto ou as maquinações políticas, costumes ou mesmo ao desvario de alguém superior na linha de comando) sempre arcavam com as consequências nada agradáveis, dando-nos uma demonstração clara de que temos que ser antes de tudo fiéis a nós mesmas e estarmos dispostas a pagar o preço, seja ele qual for, pelos nossos atos.
Seja em seus personagens de caráter forte ou em seus personagens de caráter fraco e preguiçoso, As Brumas de Avalon nos dá lições de vida de forma inteligente e prazerosa, porque é impossível ler a coleção sem se sentir completamente transportado para aquele mundo tão diferente e fantasioso e ao mesmo tempo tão igual ao que vemos todos os dias.
E devo dizer que a paixão foi tamanha que li todos os livros (menos um, mas já o adquiri) acerca de Avalon, saga iniciada lá nos idos de Atlântida (com a Teia de Luz e Teia de Trevas) e encerrada nos dias atuais (com o livro Heartlight, o qual, na minha opinião, foi o que mais deixou a desejar nessa história milenar).

2 comentários:

naomi disse...

ah, esses eu li! faz muito tempo, mas lembro que gostei.

Cristine Martin disse...

Olá Mica!

Você chegou a ler a série de novo, depois da leitura aos 8 anos? Deve ser uma perspectiva completamente diferente, especialmente em um livro mais complexo como esses.

Também adorei a série, e acabei de comprar os livros; quero ler mais uma vez, e com bastante calma (das outras vezes foi emprestado).

Beijos!

Postar um comentário