domingo, 13 de novembro de 2011

Review: Terminator: The Sarah Connor Chronicles – Brothers of Nablus

Texto original postado no site Teleséries (2008).



Série: Terminator: The Sarah Connor Chronicles
Episódio: Brothers of Nablus
Temporada: 2ª
Número do Episódio: 16 (2×07)
Data de Exibição nos EUA: 3/11/2008
Data de Exibição no Brasil: 16/12/2008
Emissora no Brasil: Warner

Embora eu tenha gostado bastante desse episódio, até agora eu não sei a quê ele veio (além de me fazer adorar a Cameron – e sua busca incessante pela jaqueta de couro – ainda mais). Por que Ellison foi ‘clonado’ e quase assassinado? E por que Cromartie mais uma vez o deixou viver? Não consigo enxergar sentido nesse drama entre os dois.

A prisão do ex-agente é compreensível depois da morte do pobre humano que teve as roupas roubadas, mas qual a importância desse acontecimento para a série em si? Mostrar que o tal agente que o interrogou interpreta um exterminador muito mais convincente do que Dillahunt interpreta Cromartie? Acho que não. Mas foi a única coisa que enxerguei na historinha toda. Porque apesar de eu ter gostado das conversas dele com a esposa e com Catherine, o que isso realmente acrescentou à trama? Se alguém conseguiu tirar algum sentido útil de tudo isso, por favor, compartilhe. A sensação de não enxergar a razão de ser de algo sutil é muito aflitiva (Edit: sem falar que todo mundo manda alguém para o passado a todo momento por qualquer razão. Se eles tem toda esta facilidade, porque a Skynet já não volta em massa e destrói a humanidade de uma vez por toda? Essa conveniência de mandar alguém para o passado sempre que a história exige alguma coisa me irrita profundamente).

De resto, a única trama mais importante foi Cromartie recebendo a foto de Cameron e partindo em busca de John. Gostei especialmente do momento que ele joga Jody do carro. Por outro lado, quis quebrar a televisão ao ver o (totalmente clichê) desencontro no mercado. Mas foi legal ver John apavorado com Cromartie batendo à porta de sua casa. E o sangue-frio da Riley é algo digno de nota. Inclusive, quero comentar novamente esta cena daqui há alguns episódios. Só preciso me lembrar.

O final deixou claro que o exterminador conseguirá o endereço dos Connor. E o pobre coitado que Sarah poupou provavelmente morrerá.

Duas coisas me chamaram a atenção nestas cenas no boliche. Uma delas foi Sarah apiedando-se do garoto. Ela é uma mulher durona, mas não cruel. Por outro lado, Cameron é prática. Lembrei da restrição que John colocou sobre o ‘tio Bob’ em O Exterminador do Futuro 2. Cameron não obedece a este tipo de restrição. Se ela vê necessidade de matar, ela mata. Simples assim.

Outra que mata sem qualquer remorso é Jesse. Essa mulher é um enigma. Ela era da Resistência, mas aparentemente não tem o menor amor pela vida humana. Parece que no futuro, os homens (embora quase extintos) continuarão se matando assim como hoje. Não consigo aceitar um soldado vir de um futuro onde o homem é um artigo de luxo, e matar no presente outro ser humano como se fosse nada. Nem mesmo Derek mata se puder evitar. Há algo de errado com essa Jesse, só resta saber o quê.

E correndo o risco de me tornar repetitiva, eu não entendo a raiva que John tem da Cameron. A explosão que o garoto teve com a mãe, acusando-a de não o proteger enquanto ele matava Sarkissian eu compreendo. Foi para salvá-la que ele matou o homem, mas naquele momento uma parte de John também morreu. Mas e Cameron? Foi ele quem a trouxe de volta, então por que fica jogando na cara da exterminadora toda hora que ela tentou matá-lo? Por que tanta raiva toda vez que ela se aproxima? Eu sei que na verdade a quebra na segurança foi dela (tanto quanto de Riley) ao se deixar fotografar num dos momentos de mau funcionamento do chip, mas John precisava reagir com tanta raiva contra a ciborgue sem que ela o provocasse? É isso que me irrita em John atualmente. A revolta que ele sente é tão profunda que ele desconta em todos (especialmente na Cameron) indiscriminadamente. Mesmo que não haja provocação.

(Edit: Eu vim pensando nisso enquanto reassistia esses 7 episódios da 2ª temporada e acho que a raiva que John tem de Cameron não é por ela ter tentado matá-lo, mas sim por ter dito a ele que, por tê-la salvado, ele não pode mais ser considerado de confiança. Já comentei sobre esse assunto antes, mas acredito que seja este o motivo da raiva de John. Ele ouviu a exterminadora dizer que o amava, confiou nela plenamente arriscando a própria vida e em resposta ela o culpou por confiar. No fundo ele se sentiu traído...por ela, e por ele mesmo, pois ninguém tira da minha cabeça que John estava se apaixonando pela exterminadora e isso o assusta terrivelmente)

E embora eu saiba que este foi um comentário curto, mas adequado para um episódio que não trouxe grandes inovações, jogo a vocês mais uma vez a pergunta para a qual não sei a resposta: o que o título dos irmãos de Nablus tem a ver com a história? Qual a referência? (além da explicação muito bem colocada de Cameron?).

Nenhum comentário:

Postar um comentário