segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Meme Literário de Um Mês - Dia 03


E as perguntas continuam!

Dia 03 - Você lê resenhas de livros? Elas influenciam na escolha de um livro? Ou na opinião que você tinha sobre um livro lido?

Eis três perguntas que posso responder com três grandes SIM.
Adoro ler resenhas de livros, embora, confesso, quando a resenha é cansativa ou o livro resenhado é completamente diferente do estilo que eu gosto, acabo interrompendo a leitura da resenha no meio (ou só passando os olhos pela tela). Mas com certeza as resenhas tem grande influência nas minhas escolhas de leitura. Há livros que só ouvi falar e estavam lá, no obscuro da minha mente esperando um dia serem lembrados, até que li ótimas resenhas que me fizeram ansiar pela leitura com tanto afinco, que não sosseguei até colocar as mãos nos livros.
Por outro lado, é raro eu deixar de querer ler algo que tenho vontade porque li uma resenha negativa. Sou um pouco teimosa com os meus gostos. Mas não deixa de ser interessante saber que minhas opiniões sobre algum livro que li mudam sim depois de uma resenha. Geralmente quando a resenha é bem embasada, traz um contexto que eu não conhecia, especulações que eu não me dei ao trabalho de fazer enquanto lia...
Não foram poucos os livros que passei a gostar depois de ler a resenha, pois os compreendi melhor. E também o oposto, aqueles que a resenha me fez perguntar a mim mesma se eu conseguiria gostar tanto se os lesse novamente, sabendo o que agora sei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário