sábado, 15 de outubro de 2011

Meme Literário de Um Mês - Dia 15



Dia 15 - Qual é o seu vilão literário favorito? Por que?

Eis um dos dias que eu mais temia que chegasse nesta meme. Não tenho lembrança de nenhum vilão.  Quero dizer, nenhum que eu consiga lembrar e falar sobre ele. Não é o tipo de pergunta para alguém com uma memória ruim como a minha.

Por exemplo, Gwydion (Mordred), de As Brumas de Avalon. Ele é, talvez, o meu personagem preferido em As Brumas e está ali com a missão de matar o pai e tomar o reino para si (sem falar da personalidade que irrita quase todo leitor). Mas é ele um vilão? Bom, não para mim. Na verdade, para mim a vilã é Gwenhwyffar, com seus medos e obsessões que acabam por dominar Arthur, Lancelot e o reino, mudando a história da Grã-Bretanha para todo o sempre. Mas eu a colocaria no papel de minha vilã preferida? Nem sonhando!!! Eu a odeio com todas as minhas forças e não deveria ter nem sequer lembrado do seu nome neste momento.

Dolores Umbridge (Harry Potter) é uma vilã, mas nem de longe está na minha lista de preferência, pois é fraca demais (deu para notar que estou só falando nomes que surgem de repente na minha mente, não é?).

Aliás, percebi um problema na minha forma de ver a coisa. Para um vilão ser o meu preferido eu tenho que gostar do personagem a despeito de sua vilania. E agora, José!?

Tem a Marquesa de Merteuil  (As Relações Perigosas). Ela é sem dúvida uma vilã. Inteligente, uma mulher a frente do seu tempo, que não se conforma com o papel que cabe à mulher na sociedade e que toma as rédeas da própria vida nas suas mãos. Mas também é dissimulada, fria, cínica, e não mede esforços para destruir aqueles a quem despreza.

Será ela a minha vilã preferida? Não sei mesmo. Eu jamais pensaria na Marquesa se não fosse obrigada a lembrar das personagens dos livros que eu li para responder a questão e, no caso específico, eu conseguir lembrar pelo menos alguns traços do seu caráter o que me permitiria falar um pouco sobre ela como a pergunta do dia exige.

Hum....talvez Miko, do livro homônimo, de Eric Van Lustbader. Ela sem dúvida nenhuma é a vilão do segundo livro da saga de Nicholas Linnear e eu sou maluca por ela. Mas a miko cai naquele tipo de vilão que não é tão vilão, que não é mau por natureza, está apenas antagonizando o herói (e matando algumas pessoas no meio do caminho, mas isso é por força das circunstâncias).

Eu corri os olhos pela lista de livros que li na adolescência e nos últimos anos e não consigo lembrar de um único vilãozinho para chamar de o meu preferido (ou, sendo mais específica, não lembro dos personagens e suas motivações para poder escolher um).

É com vergonha que digo isso, mas fui vencida neste dia 15.

Nenhum comentário:

Postar um comentário