quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Meme Literário de Um Mês - Dia 06


Dia 06 - Quem (ou o quê) inspirou seu amor por livros? Conte como foi.

Quando li esta perguntar fiquei quebrando a cabeça tentando lembrar o que me fez amar os livros. Eu sinceramente não sei. Desde que me conheço por gente eu amo ler, amo ouvir e amo criar histórias (só na minha mente, colocá-las no papel, ou simplesmente imaginar o que estou lendo). Lembro que adorava ouvir minha mãe contar histórias para eu dormir e as vezes era eu quem contava para ela. Recordo-me de ser apaixonada por histórias em quadrinhos, em especial as do Walt Disney e da Turma da Mônica, mas lia tudo o que aparecia pela frente.

Várias vezes eu encontrava pela casa gibis antigos do meu tio ou do meu pai que gostavam muito do Recruta Zero e do Capitão América (eu tinha uma fixação com o Caveira Vermelha). E eu era enlouquecida pelas histórias da espiã Brigitte Montefort (que aqui saíam em livrinhos de bolso, com capas sensuais de uma mulher belíssima, lançados pela Monterrey, da série vermelha ZZ7 500), cujos livros pertenciam ao meu tio e que encontrei empilhados em um quarto da minha casa (isso muito antes de ficar viciada nos livros da Coleção Vagalume, o que só foi acontecer lá pelos meus 10 anos de idade). 

Acho até engraçado, pois décadas depois eu ganhei do meu pai o livro Giselle - A Espiã Nua que Abalou Paris (o livro que deu origem aos de Brigitte Montefort) pois ele encontrou o bendito nas coisas de um senhor idoso que era muito amigo dele e que tinha falecido. Infelizmente ainda não li, porque só tinha o volume II e sem a parte I não dá para ler, né? (ou é o contrário? Só tinha a parte I e não a II...ah, sei lá, estou confusa agora).

Mas se levarmos em consideração o fato de que li As Brumas de Avalon aos 8 anos de idade (os 4 volumes emprestados da minha vizinha), acho que fica difícil mesmo lembrar quem ou o quê me levou ao mundo da leitura. Acho que no fundo foram o meu pai e meu tio com seus livros, revistas e gibis espalhados pela casa praticamente gritando para que eu os pegasse e lesse.


Nenhum comentário:

Postar um comentário