sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Meme Literário de Um Mês - Dia 28


Dia 28 - O que você faz quando encontra uma palavra que não conhece durante a leitura? Para para procurar no dicionário? Anota para procurar depois? Ou tenta deduzir seu significado pelo contexto?

Tendo deduzir o significado pelo contexto. Ficar parando para procurar palavra estraga o ritmo de leitura.
Quando eu tinha um dicionário impresso eu o consultava bastante, mas quase nunca enquanto estava lendo. Era só se eu lembrasse da palavra depois (porque também não sou de anotar). Se eu estou lendo no computador, se a palavra for muito estranha e interessante eu dou uma olhada no google. Mas geralmente isso acontece mais com palavras em inglês do que em português, e quase sempre é quando a mesma palavra já apareceu um número considerável de vezes e eu ainda não consegui captar o real significado dela, apesar de entender o contexto da coisa (ou as vezes nem isso).
Agora, se o desconhecimento for um entrave (ou seja, se os meus poderes de dedução falharem e eu não entender mesmo o que está escrito) eu me arrisco a uma pesquisa nos dicionários online. Mas isso é muito raro e só faço se o computador estiver por perto e ligado.

Um comentário:

Augusto Branco disse...

Olá!

Sou autor de 'O Pomo de Ouro' e gostaria de enviar o e-book dele para tua apreciação e possível inclusão em tua lista de leitura. ;D Agradeço, pois, que informe um e-mail para o qual eu possa enviar o e-book. Por hora, segue o link do blog do livro para si: http://opomodeouro1.blogspot.com/

Um grande abraço!

Cordialmente,

Augusto Branco

Postar um comentário