quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Meme Literário de Um Mês - Dia 13


Dia 13 - Se você pudesse trocar de lugar com o personagem de um livro, qual seria? (Que história dessa personagem você gostaria de viver?)


Quando vi a pergunta, cheguei a pensar em Tory (ou melhor, Soteria Eleni Athena Kafieri), porque ela é casada com Acheron, meu personagem preferido de todos os tempos e o ser mais desejável do universo. E ela é uma mulher independente, inteligente, voluntariosa etc, etc, etc. Mas a bem da verdade é que o fato dela ser casada com Acheron é o que mais me irrita na personagem (que antes eu gostava muitíssimo), então não posso dizer que quero estar na pele de alguém a quem culpo de ter roubado o Ash da pessoa com quem eu realmente o queria para toda a eternidade (e que o fez usar aquelas frases bobalhonas de apaixonado que me tiram do sério em todo livro da Sherrilyn Kenyon).

Também pensei em Morgana, porque afinal, é Morgana, maravilhosa, senhora de Avalon, mãe de Gwydion a quem eu amo mais que a vida, e que tem o coração de Arthur nas mãos. No entanto, ela pisa na bola tantas vezes, mete todo o reino em cada enrascada por ter medo durante tantos anos, que não dá para realmente querer estar na pele dela. Sem falar que Morgana tinha o mundo nas mãos e o deixou escapar (e nunca foi realmente feliz nas coisas do coração e, de enrolada nesse setor, já basta eu). Não dá para escolhe-la, por mais que eu a ame. Seria pedir para sofrer demais.

O problema, percebi, é que eu gostaria de trocar de lugar em alguns momentos com os personagens que eu mais gosto, mas nem sempre a vida desse povo realmente me agrada. Por exemplo, Hermione. Garota inteligente, bonita, bruxa, consegue transitar entre o mundo dos trouxas e dos bruxos sem o menor problema...mas é casada com Rony. Quem é que iria querer ser casada com Rony!? (por outro lado, queria ter ficado as minhas férias com o Krum, como ela ficou)
Outro exemplo, Nicholas Linnear. Amo o Nicholas, o seu condicionamento físico, a sua mente compartimentalizada, a sua adoração pela Yukio...mas então lembro que ele se apaixonou pela chatíssima Justine. Sem falar que sempre viveu entre dois mundos, sem se sentir realmente parte de nenhum deles, o que no fundo significa sofrimento e perturbação constantes.
Gosto de Alice Cullen. Ela é forte, decidida, é vampira, consegue controlar seus desejos alimentares, vive com o homem que ama (e Jasper é muito mais interessante na literatura do que nos filmes), tem dinheiro e bom gosto. Sem falar que ainda consegue prever o futuro...
Talvez Pollyana, que passou por maus bocados, mas tem um otimismo e uma capacidade de felicidade inigualáveis. Tem como não querer ser assim?

Não lembro de todas as personagens de todos os livros que li, só dos recentes. Talvez, quando chegar em casa, consiga dar uma olhadinha nos livros mais antigos e consiga lembrar de outros e faça um adendo ao meme do dia. Por ora é só, ou seja, não cheguei a lugar algum. 
Acho que é uma boa ideia pensar em algum acontecimento específico do qual eu gostaria de participar, mas no momento não consigo pensar em anda.
Essas perguntas estão ficando cada vez mais complicadas de responder!

2 comentários:

Cristine Martin disse...

também pensei em Morgana, mas só se fosse pra fazer diferente e mudar completamente a história. Masoquista não!

Mica disse...

Exato. Eu amo a Morgana e queria muito ter as oportunidades que ela teve. A história seria muito diferente (ou não, huahuahuahua....digamos que se eu já soubesse da história dela e fosse colocada no seu lugar, faria muita coisa diferente^^).

Postar um comentário